Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Skype 2.0 beta no linux - Vídeo Conferência


“Agora o senhor pode conversar com sua querida via skype com webcam! Sim, foi lançada a versão 2.0 do skype para linux com suporte a vídeos conferências… Use com moderação, amiguinho. Já há pacotes para Debian, Mepis, Xandros, Mandriva e OpenSuse. Para o Ubuntu 7.04 já foi lançado, para o 7.10 ainda não, mas não demora.”


Enviado por André Benedetti Toda (todaΘhardmole·com) - referência (hardmole.com). O Skype é software proprietário.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de miranda
Agora sim posso conversar e: Agora sim posso conversar e vê minha gata la do RJ ;)
Essa é prova para muitas outras empresas de software q é extremamente viavel e funcional ter suas aplicações rodando sob o Linux.

http://mirandamaster.blogspot.com
Comentário de hardware
Finalmente: antes tarde do que nunca, a mais de 1 ano esperava a implementacao deste recurso na versao para Linux do Skype, que tava muito a trás da versão para Windows. Engraçado notar que o eeePC da ASUS já saiu com Skype e webcam e deve ter sido um dos impulsonadores desta atualização.

Agora versões para Mepis e Xandros? Alguem usa essas versões de Linux? Acho que o Fedora - que não uso - é muito mais popular...
Comentário de Eri Ramos Bastos
Pra começar está ótimo: Minha família sempre reclamava que não conseguia me ver no Skype, mas hoje finalmente mataram a saudades.

Uma pena que ainda está muito instável. Depois de uns 2 min aproximadamente utilizando o vídeo-chat o skype simplesmente morre. Não deixa nem processo preso. Porém se deixar o vídeo desabilitado funciona sem problemas.

Pra complementar, do meu lado eu não conseguia ver o vídeo do lado dos meus pais e nem me ver. Ou seja: meia-boca.

É apenas o primeiro beta e eu acho que pra começar está ótimo. :)

Espero que lancem outras versões em breve.

[]'s
Eri
Comentário de user
Viavel somente o pessoal do: Viavel somente o pessoal do skype pode dizer, pois não se sabe quanto é gasto no skype pelo pessoal do Linux.
Comentário de marcon
skype em x86_64: baixei e tentei instalar no mandriva 2008.0, mas não funciona, ele não acha as bibliotecas que precisa, porque tenho um sistema x86_64, as bibliotecas estão em /user/lib64/ e não em /usr/lib. Criei links para o diretório /usr/lib64 e dá erro de ELF, porque esse skype é para arquitetura i586. Nem a compilação estática funcionou.
Comentário de miranda
Realmente, mas se estão: Realmente, mas se estão lançando uma nova versão tão proximo uma da outra e com novos recursos é sinal que devem estar tendo alguma vantagem.
Porque ate então não iam empenhar (pagar) trabalho de desenvolvedores à toa.

http://mirandamaster.blogspot.com
Comentário de Fernando F.
Eu sinceramente não sou fã: Eu sinceramente não sou fã do skype.
Não é fanatismo, mas realmente prefiro softwares que optem por protocolos abertos como o caso do Ekiga (www.ekiga.org) não só pela questão filosófica aí, como também pela integração que pode se desenvolver com outros softwares a partir disso.
Comentário de marcon
ekiga: conheço o ekiga, mas não conheço outra pessoa que use. Até um tempo atrás, não havia uma versão para windows.
Usar o Ekiga para falar com quem?
Comentário de dinho.bc
É que nem quando o google: É que nem quando o google colocou o gtalk associado ao orkut, e mesmo assim ninguém usa!
Só querem saber de usar aquela nhaca do M$N!
Comentário de jobdrb
O ekiga implementa protocolo SIP!: Ou seja, você pode falar com a maioria do provedores Voip, pois usam SIP. GVT, UOL, etc ..
E sim, existem aplicativos pra SIP, em tudo que é plataforma.@
Comentário de marcon
mas...: ... as pessoas que conheço usam Skype.
Comentário de EthraZa
Va em wiki.mandriva.com e: Va em wiki.mandriva.com e olhe a Errata do Mandriva que ;a explica como fazer o skype que é 32bit rodar em um Mandriva Linux 64bit. ;)
Comentário de Andre
Uma boa ferramenta de video: Uma boa ferramenta de video conferencia é o LiveShare da www.Livestream.com.br/produtos/video_conferencia
Comentário de rodrigogregori
ekiga não funciona direito: Sei que está fora do tema, mas simplesmente não consegui usar o ekiga .. nem pra falar dentro da rede ekiga, nem pra tentar falar com outro endereço SIP!

tentei usá-lo como cliente SIP de outras redes (Vono e um asterisk que montei em casa), até consegui me conectar e fazer ligações, mas a qualidade é tão ruim que não dá pra usar! Usando qualquer outro cliente SIP fica melhor ..! Aí acabei desistindo ...!
Comentário de Douglas Augusto
Pois é, mais uma vez me: Pois é, mais uma vez me surpreendo com pessoas aprovando e aplaudindo a disseminação de um formato proprietário. O Skype não apenas é uma aplicação proprietária como, pior, usa um protocolo privado, fechado. Como se já não bastasse, a licença do Skype explicitamente impede que desenvolvedores tentem descobrir como o protocolo trabalha via engenharia reversa[1].

Enquanto isso estas mesmas pessoas não medem esforços para apedrejar o Microsoft OOXML que, apesar dos pesares, apresenta-se como uma padrão aberto. Quanta incoerência! Flash, ok! Skype, ok! OOXML ou Mono, nem morto!

1. http://en.wikipedia.org/wiki/Skype_Protocol

Comentário de vianna
amsn e kopete tambem fazem: Uso Skype e gosto muito, sou fã! Contudo bate-papo com webcam já uso faz tempo com o aMSN ou Kopete, ambos funcionam muito bem com protocolo MSN (Kopete vários outros tb) e vídeo.

Claro que em nenhum dos 2 , dá pra escrever, falar , ouvir e ver ... ao mesmo tempo. Esta é a vantagem do Skype!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004