Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Editor da Linux Magazine Brasil esclarece a situação da revista

Sob o título "Problemas com a Linux Magazine Brasil", Rafael Peregrino da Silva - o editor responsável pela revista - usou o espaço de comentários do BR-Linux para esclarecer aos leitores a situação da revista.

Para que a mensagem alcance a todos os interessados, reproduzo abaixo o texto na íntegra:


Prezados,

Faço uso novamente deste espaço para esclarecer o porquê dos atrasos na publicação da Linux Magazine Brasil (e dos conseqüentes atrasos na entrega das revistas para os assinantes), além de abordar outros problemas que a Linux New Media do Brasil, editora que a publica, vem enfrentando.

PERIODICIDADE DA REVISTA

Depois dos problemas ocorridos com a edição de Abril, havíamos conseguido colocar a publicação da Linux Magazine razoavelmente "nos trilhos". Em novembro, a inadimplência de alguns de nossos clientes resultou em um problema de fluxo de caixa na editora e impossibilitou a impressão da revista em tempo hábil, apesar de a edição ter ficado pronta aqui na editora na data correta. Para imprimir a revista de modo mais ágil, trabalhamos diretamente com a gráfica, fornecendo garantias de pagamento para cada edição impressa, uma vez que o custo de impressão de cada revista é alto. Como alguns dos nossos clientes não honraram essas garantias, tendo deixado de pagar em dia suas obrigações para conosco, tornou-se inviável a impressão da revista dentro do tempo necessário para levá-la às bancas no mês de novembro. Some-se a isso o fato de que, no final do ano, as gráficas invariavelmente atrasam pedidos de editoras menores, como é o nosso caso, por conta de um número maior de pedidos de todo o tipo de material impresso (cartões de Natal, revistas e especiais de outras editoras etc.), e a coisa fica ainda mais complicada.

A periodicidade da revista continua mensal. Está apenas atrasada, por conta de alguns dos problemas a que me referi acima. A Linux Magazine #25 já foi para as bancas. A edição #26 chega às bancas na próxima semana. Os assinantes JÁ receberam as duas, enviadas junto com o primeiro DVD semestral – na verdade são DOIS DVDs: o Suse Linux Enterprise Server e o Suse Linux Enterprise Desktop.

O tema de capa de edição #25 é Sistemas de Criptografia. O site será atualizado hoje (04/01) à noite. O tema de capa da edição #26 é WEB 2.0, e, até o final da semana que vem, o site será novamente atualizado (assim que essa edição chegar às bancas).

SERVIÇOS DE ENTREGA AOS ASSINANTES

Infelizmente ainda não conseguimos resolver plenamente todos os problemas de entrega da Linux Magazine, último elo em um longo ciclo de produção da revista. Estamos realmente nos empenhando bastante nesse sentido: já trocamos cinco vezes de distribuidora, além de ter trocado TODA a equipe de atendimento ao cliente (12 pessoas). Acreditamos que essas mudanças vão começar a se refletir no serviço que prestamos em muito pouco tempo. Não estamos parados "vendo o mundo passar", podem ter certeza.

Além disso, trocamos também o nosso sistema de CRM, responsável pela manutenção das assinaturas e pelo controle de entregas, e, durante a migração, não é incomum que dados se percam e que tenhamos que "correr atrás" para complementá-los – apesar de todos os cuidados necessários terem sido tomados.

Nada disso justifica os problemas que estão ocorrendo, mas serve como explicação para eles. Estamos realmente empenhados em resolvê-los e, como nada resiste ao trabalho, tenho plena certeza de que conseguiremos. Em casos de atraso de edições, os assinantes receberão SEMPRE o número de revistas contratadas no momento em que realizaram a sua assinatura, se de 1 ano, 12 edições, se de 2 anos, 24. Ninguém será lesado de forma alguma no caso de atrasos. Somos uma empresa ética, que está eventualmente sofrendo com problemas temporários por conta de serviços de terceiros ou por problemas momentâneos de fluxo de caixa. Vamos resolvê-los um a um e estamos sempre abertos às críticas, sugestões e comentários dos nossos leitores e assinantes.

Só como exemplo do nosso compromisso com nossos assinantes, pelos próximos três meses, investiremos o triplo na distribuição de suas revistas, protocolando TODAS as nossas entregas, de modo a resolver definitivamente os problemas de entrega de todos os assinantes.

PREÇO

Os ajustes realizados no preço da revista foram necessários para viabilizar a sua continuidade no mercado editorial brasileiro. Com o volume atual de leitores, assinantes e anunciantes, além do grande aumento no preço dos insumos de produção (papel, serviços de impressão) ocorridos nos últimos seis meses de 2006, a única maneira de "fazer a conta fechar" (nem estou falando de lucro – por enquanto a preocupação é não dar prejuízo) foi o aumento do preço de capa.

PRÓXIMAS EDIÇÕES

Neste mês de janeiro teremos a circulação de uma edição especial SYSADMIN da Linux Magazine, com 100 páginas, contendo uma coletânea dos melhores artigos para administradores de sistemas já publicados na Linux Magazine, além de uma introdução do Augusto Campos. Ela será entregue também aos assinantes. A partir de fevereiro toda a distribuição e periodicidade da Linux Magazine já deve estar normalizada. Pretendemos ainda publicar pelo menos mais três edições especiais em 2007. Além disso, teremos, ainda em janeiro, também a publicação de um anuário de informática, com 148 páginas dirigido às tecnologias e soluções de Código Aberto. Quanto à Easy Linux, as duas próximas edições (dezembro/janeiro e fevereiro, já que em janeiro não haverá publicação) já estão prontas, aguardando a finalização de negociações com a gráfica para serem impressas. A edição de dezembro/janeiro terá como tema de capa Games e, na edição de Fevereiro, Kurumin. A periodicidade da Easy Linux também permance mensal.

BLOG DA LINUX MAGAZINE

Gostaria de agradecer a todos aqueles nossos leitores que, acreditando no nosso trabalho, têm nos ajudado, não apenas assinando ou adquirindo a revista de forma avulsa, mas também através de iniciativas na forma de sites como a comunidade Linux Magazine (e Easy Linux) no Orkut e agora com o novo site da comunidade. Até o final do mês de fevereiro, traremos boas novidades a respeito do nosso conteúdo online. Aguardem!

Abraços,

Rafael Peregrino da Silva
Linux Magazine


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Renato
Estranha situação: Porque apenas quando os consumidores se manifestam é que as empresas dão uma resposta pública? Não teria sido melhor o Sr. Rafael ter usado este espaço antes?

Seria mais ético anunciar à sua clientela que poderiam ocorrer alguns problemas. Agora a vaca já foi para o brejo...
Comentário de derciojr
CRM: Caro Rafael, sou leitor bissexto da Linux Magazine (comprei religiosamente os primeiros números, mas depois comecei a ficar sem tempo para nada e agora leio só "de bicão"). Mas sempre gostei muito e acho que a empreitada merece muitos elogios. Mas bem, alem dos elogios eu queria fazer uma pergunta (multipla!): qual é o CRM que vcs usam? qual era o anterior? vcs usam algum ERP? qual? minha motivação é profissional, visto que militei muito tempo no marketing e agora estou na tecnologia. Se vc não puder responder de público, por favor e-mail me. Abraços e de novo parabéns pela coragem.
Comentário de rsales
Acredito que idependente da: Acredito que idependente da inadiplência de alguns "clientes" a empresa em questão deveria honrar seus compromissos pontualmente, com isso essa situação so mostra mais uma vez a imaturidade da revista.
Comentário de Rafael Peregrino da Silva
Re: Estranha situação: Olá Renato,

Em Qui, 2007-01-04 16:50, Renato escreveu:

Porque apenas quando os consumidores se manifestam é que as empresas dão uma resposta pública? Não teria sido melhor o Sr. Rafael ter usado este espaço antes?

Talvez. Mas preferimos resolver os problemas e nos concentrar na publicação das revistas antes de nos manifestar. De que adiantaria trazer aqui qualquer esclarecimento – que seria incompleto, diga-se de passagem –, sem poder dedicar o tempo necessário para responder a questionamentos como o seu? De qualquer modo, respondemos a praticamente todos os leitores e assinantes que nos escreveram.

Seria mais ético anunciar à sua clientela que poderiam ocorrer alguns problemas. Agora a vaca já foi para o brejo...

Graças a Deus, a vaca (ainda) está longe de ir para o brejo. Pelo contrário: tiramos a vaca do brejo, conseguimos contornar a situação e publicar as revistas, ainda que com atraso. Sua sugestão de anunciar à clientela a possibilidade de que ocorram problemas está, entretanto, anotada e será levada em consideração caso eles ocorram no futuro. Estávamos apenas na expectativa de resolver tais problemas de maneira mais ágil, de modo que procuramos nos concentrar nisso, ao invés de publicar o que estava ocorrendo.

Abraços,

Rafael Peregrino da Silva
Linux Magazine
Comentário de Marcos Aldeir
Falta de planejamento, troca de papéis: O mais estranho é creditarem o atraso nas publicações a alguns clientes inadimplentes. Imagina se o porteiro do meu prédio resolvesse deixar de trabalhar pelo fato de alguns condôminos terem deixado de pagar a mensalidade? Ou o colégio de seu filho suspender as aulas por conta dos atrasados tb?

Pra mim isso é falta de planejamento, inadimplência todas as empresas em todos os setores encaram e nem por isso fecham as portas ou deixam de atender seus clientes "bons".
Comentário de Rafael Peregrino da Silva
Re: CRM: Prezado Dércio Jr.,

Usamos as ferramentas ERP e CRM da empresa iFractal, que oferece também sistemas de BI, ponto eletrônico, telemarketing etc., tudo rodando em Linux.

Abraços,

Rafael Peregrino da Silva
Linux Magazine
Comentário de Rafael Peregrino da Silva
Problemas de inadimplência...: Prezado rsales,

Em Qui, 2007-01-04 17:29, rsales escreveu:

Acredito que idependente da inadiplência de alguns "clientes" a empresa em questão deveria honrar seus compromissos pontualmente, com isso essa situação so mostra mais uma vez a imaturidade da revista.

Foi exatamente isso que fizemos. Entretanto, em empresas com fluxo de caixa ajustado muito no limite, como é o nosso caso, uma vez que estamos apenas há dois anos no mercado brasileiro, é comum garantir o pagamento de serviços de impressão através da emissão de duplicatas. Quando essas duplicatas vencem, nosso credor recebe diretamente o seu pagamento do nosso devedor (cliente). Assim, garantimos pagar pelo serviço com o fluxo de caixa que temos disponível. Como esses valores são altos (por revista, na casa de DEZENAS de milhares de reais), quando há inadimplência de clientes, precisamos de tempo para levantar o capital necessário, o que, em conjunto com os outros problemas que citei em minha mensagem no BR-Linux, ocasionou os atrasos na publicação.

Não tem nada a ver com a maturidade da revista, mas tem tudo a ver com a idade de uma editora nova no mercado brasileiro, e de como ela é tratada por fornecedores e bancos nesse mercado. Só para vocês terem uma idéia, as primeiras edições da Linux Magazine foram pagas antecipadamente, e o faturamento de bancas, por exemplo, ocorre apenas 60 dias depois do lançamento do produto no mercado.

Atenciosamente,

Rafael Peregrino da Silva
Linux Magazine
Comentário de apimente.br
Eu acreditei...: Tendo conhecido a Linux Magazine Internacional fiquei muito contente quando vi o anúncio de que teríamos uma edição brasileira, os primeiros números forma excelentes, com uma mescla de colaboradores brasileiros e traduções da revista internacional, como a distribuição em bancas era um tanto irregular (e o Rafael Pelegrino justificou que precisou vender a alma para a concorrência e publicar anúncio da Microsoft pois tinha poucos assinantes) resolvi assinar a revista e assim dar alguma contribuição, lembro que quando assinei a revista era acompanhada de 1 CD mensal; hoje a revista não traz mais o CD (a retirada foi justificada por uma falta de interesse no mesmo - só que a mim nunca foi perguntado se gostaria de continuar a receber o CD ou se aceitava alguma compensação em troca dos CDs perdidos), a distribuição continua problemática como o Rafael está reconhecendo agora (depois de muito tempo) e nem ao menos temos a qualidade que pudemos observar nos primeiros números.

Só me resta declarar:
  • Que saudades da Revista do Linux!

  • Comentário de Rafael Peregrino da Silva
    Re: Falta de planejamento, troca de papéis: Olá Marcos,

    Leia a minha resposta em

    http://br-linux.org/linux/situacao-da-linux-magazine-brasil#comment-57641

    para entender como a inadimplência de "alguns" clientes pode complicar a nossa vida junto à gráfica. No caso, somente o pagamento de um desses clientes era suficiente para cobrir o custo de impressão de mais de uma revista. Nesse caso, a sua comparação com o porteiro do prédio não se aplica.

    Rafael Peregrino da Silva
    Linux Magazine
    Comentário de acidbase
    A esses clientes...: Não precisa responder (é só uma brincadeira):

    Um desses clientes não seria a Microsoft e a campanha "Get the Facts" não, né? :)

    Disclaimer: eu *não* sou do time que "protestou" contra a veiculação de anúncios dessa campanha na revista. Mas eu não podia perder a brincadeira :)

    --
    Osvaldo Santana Neto (aCiDBaSe)
    Comentário de CWagner
    Perco o amigo, mas não a: Perco o amigo, mas não a piada :D

    Você é fera mesmo :D
    -=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
    Carlos Wagner - São Luís / MA

    Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
    http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
    Comentário de eje del mal
    Não me importo: Não me importo com anúncios da Microsoft. Pelo lado comercial vocês deveriam aceitar mesmo. Acho uma ótima revista e não vejo nenhum mal, não me afeta.
    Comentário de eliasdiniz
    demorou...: fiz uma assinatura da Linux Magazine e da Easy Linux em novembro. Não recebi nenhuma revista e toda vez que ligo para saber o que acontece, recebo uma desculpa diferente.
    POR QUE não informaram esses problemas antes????
    Comentário de Renato
    O cliente, sempre ele.: Sr. Rafael, ponha-se na posição do leitor. Vá à sua banca preferida e peça a revista em questão. Vá na outra semana e na outra também. Passaram-se quantas semanas, até o Sr. vir de público avisar-nos. Assim que sinto a vaca indo para o brejo. Estamos em janeiro!
    Veja bem, não sou assinante, isto devido aos inúmeros problemas relatados por outros aqui no br-linux, mas o Sr. pensou neles?
    Sua posição, agora, parece ser bem elucidativa, mas nós, que estamos pagando por um produto, esperamos algo em troca. No caso da Linux Magazine conteúdo principalmente (que considero adequado) e a certeza de que ao ir à banca encontrarei a minha revista. Acredito até que estou pedindo pouco. Pense um pouco nisto. Do meu lado acho isto frustante.
    Fique tranqüilo, continuarei leitor da revista e desejo-te melhor sorte neste ano.

    Comentário de Roger de Almeida
    Eu acho que é falta de: Eu acho que é falta de planejamento, estratégia de marketing, enfim, não há comunicação com o cliente.

    Eu por exemplo, nunca recebi um comunicado para renovação da assinatura. A gente é quem tem que correr atrás.

    Roger()

    Comentário de Rafael Peregrino da Silva
    Re: Eu acreditei...: Prezado Pimentel,

    Em primeiro lugar, obrigado por prestigiar a Linux Magazine com a sua assinatura.

    Quanto ao seu questionamento sobre a qualidade da Linux Magazine, sinceramente não consigo entender: atualmente há um número muito maior de artigos nacionais e internacionais sendo publicados na revista, o conteúdo da revista ficou mais "pesado" tecnicamente, o que foi possível graças ao aparecimento da Easy Linux, que absorveu (e triplicou) o conteúdo mais simples, voltado para o usuário e o iniciante. O projeto gráfico melhorou ainda mais, tanto que a nossa matriz na Alemanha está considerando trocar o deles pelo nosso. Você poderia ser mais específico?

    A questão da retirada do CD mensal da edição de banca e, mais recentemente, da mudança para DVD semestral para o assinante, foi, ao mesmo tempo uma questão operacional, necessária para viabilizar a continuidade da revista no mercado editorial nacional, bem como lógica, uma vez que o DVD traz muito mais conteúdo do que o CD. E, com a edição #25, entregamos DOIS DVDs de uma vez, ao invés de um só, como prometido.

    A distribuição continua realmente problemática. Isso nunca foi segredo e sempre admitimos que precisávamos melhorar, mas hoje já percorremos um longo caminho e estamos tomando todas as providências para resolver os problemas que ainda enfrentamos. Garanto que você não vai se arrepender por ter assinado.

    Por fim, sem nenhum demérito para a Revista do Linux, não creio que caiba uma comparação com a Linux Magazine. São projetos diferentes, para públicos diferentes. Ambas as revistas tiveram até o mesmo editor por algum tempo, mas o foco sempre foi diferente. A Linux Magazine é dirigida ao profissional de TI e ao técnico/administrador de sistemas e, por isso mesmo, é muito mais "pesada" tecnicamente, além de ser muito mais extensa e detalhada. Convivi por bastante tempo com o antigo editor da Revista do Linux – e mesmo com outros membros da sua redação, que prestavam serviços para nós – e eles me confirmaram por diversas vezes que o trabalho de criar a Linux Magazine Brasil sempre foi muito mais exigente no que tange à qualidade e a quantidade de informações do que o que eles tinham anteriormente. Quando trouxemos a Linux Magazine e, posteriormente, a Easy Linux ao Brasil, nossa proposta era trazer conteúdo de alto nível em Linux e Software Livre ao mercado brasileiro, coisa que, na nossa humilde opinião, temos conseguido fazer com sucesso até agora. Só precisamos realmente aparar as arestas restantes, muito mais ligadas à distribuição e a periodicidade da publicação, o que, como dito, já está sendo feito em ritmo acelerado.

    Abraços,

    Rafael Peregrino da Silva
    Linux Magazine
    Comentário de yamane
    PC Master x Linux Magazine: Eu era assinante da PC Master. Minha assinatura venceu e eu não renovei devido a não gostar do conteúdo.
    Já pensei em assinar a Linux Magazine e confesso que fiquei com medo de efetuar a assinatura, que é um pagamento antecipado, porém a cada atraso no lançamento das edições eu vejo que fiz a coisa certa, pois para mim esses atrasos demonstram que a Linux Magazine não resistirá por mais 1 ano.
    Entre PC Master e Linux Magazine, eu assinei a revista Veja :-)
    Um abraço,
    Renato
    Comentário de Rafael Peregrino da Silva
    Re: demorou...: Prezado Elias,

    Em primeiro lugar, obrigado por prestigiar as nossas publicações com a sua assinatura.

    Em Qui, 2007-01-04 18:56, eliasdiniz escreveu:

    fiz uma assinatura da Linux Magazine e da Easy Linux em novembro. Não recebi nenhuma revista e toda vez que ligo para saber o que acontece, recebo uma desculpa diferente.

    Estranho. Acabei de verificar o seu nome no nosso novo sistema de atendimento ao cliente e ele não consta lá. Por outro lado, chequei também nos nossos emails para assinaturas@linuxmagazine.com.br que você realizou o pagamento dos boletos, de modo que no seu caso se trata realmente de um erro de sistema, originado na migração do sistema antigo para o novo. E isso não é desculpa, é a realidade e vamos providenciar o envio das suas revistas urgentemente.

    POR QUE não informaram esses problemas antes????

    Porque em novembro, quando você assinou, não esperávamos ter esses problemas. Estava tudo certo até então.

    Abraços,

    Rafael Peregrino da Silva
    Linux Magazine
    Comentário de Manoel Pinho
    Pelo jeito a M$ desistiu de: Pelo jeito a M$ desistiu de gastar dinheiro pagando anúncios do Get the Facts e deu um calote na LM. Agora que ela mudou de discurso e que o Novell linux é seu parceiro não tem mais sentido mesmo.

    Eu acho que por causa desses problemas todos de gastos e problemas com impressão e distribuição, não tem muito sentido continuar com o modelo de uma revista impressa com linux.

    O Morimoto lançou há pouco sua revista

    http://www.guiadohardware.net/revista/

    em PDF e deve estar provavelmente contando com a receita de anunciantes. Mesmo que a receita com isso não seja tão alta, os custos de impressão, distribuição e cobrança (dos assinantes) não existem.

    O leitor interessado em linux e SL é uma minoria dentro de uma minoria (as pessoas interessadas em computadores) dentro de outra minoria (as pessoas com capacidade de ler textos técnicos e aprender algo). É um mercado ainda pequeno e por isso mesmo as outras revistas de informática brasileiras são tão superficiais e abordam aquelas matérias consumistas ou tolas (comparativo de câmeras digitais, como usar Orkut, etc).

    É só uma idéia sem compromisso e também não sei se vai contra as normas da matriz da empresa, mas há outras formas também de cobrar pelo acesso da revista usando um esquema similar ao que certos jornais usam para disponibilizar o acesso. Tentem ver como funciona por exemplo o esquema que o Jornal O Globo do RJ (e o Jornal do Brasil também) usa

    http://oglobo.globo.com/oglobo/

    É possível folhear o jornal e lê-lo pela internet e o acesso fica restrito a quem tem um login e senha. A cobrança é fácil: quem não paga tem o seu login cancelado ou bloqueado.

    Pensem nessas sugestões. Apesar de não ser assinante e ter criticado fortemente a revista quando aceitou a propaganda sórdida da M$, quero o bem da revista e gosto das suas matérias.

    Revista em papel sobre informática hoje em dia é um certo contrasenso hoje em dia, principalmente para heavy users, como são boa parte dos usuários de linux.

    ----------------------------------------------
    Usuário Linux #100343
    Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Bras
    Comentário de viniciusramos
    Atrasos: Apesar dos atrasos e todos os problemas, incluindo grande demora em apresentar um comunicado ao público, fico feliz de saber que a revista não vai acabar.
    Comentário de tux_ce
    Assinatura por 2 Anos (alguem além de mim caiu nessa?): Sr. Rafael, efetuei a assinatura por dois anos da LM em outubro de
    2005 via cartão de crédito, e como falta mais um ano de revista, gostaria de saber do senhor se meu dinheiro vai ser devolvido caso a revista não continue mais sendo entregue.
    Desculpe ter que falar disto por aqui, é que já liguei várias vezes
    pro departamento comercial e eles anotam meu nome e dizem que vão resolver, que vão enviar as revistas e nada acontece.

    Comentário de Rafael Peregrino da Silva
    Re: Assinatura por 2 Anos (alguem além de mim caiu nessa?): Prezado assinante,

    Sr. Rafael, efetuei a assinatura por dois anos da LM em outubro de 2005 via cartão de crédito, e como falta mais um ano de revista, gostaria de saber do senhor se meu dinheiro vai ser devolvido caso a revista não continue mais sendo entregue.

    1. A revista VAI continuar a ser entregue.

    2. De acordo com os Termos & Condições Gerais da Assinatura da Linux Magazine, "você pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento e o valor proporcional às revistas não entregues lhe será ressarcido". Diferentemente de outras publicações, não "obrigamos" ninguém a permanecer com uma assinatura que não deseja mais possuir.

    Desculpe ter que falar disto por aqui, é que já liguei várias vezes pro departamento comercial e eles anotam meu nome e dizem que vão resolver, que vão enviar as revistas e nada acontece.

    É por essa razão que trocamos praticamente TODA a equipe de atendimento ao cliente. Envie um email para assinaturas@linuxmagazine.com.br e poderei verificar o que aconteceu no seu caso.

    Abraços,

    Rafael Peregrino da Silva
    Linux Magazine
    Comentário de Rafael Peregrino da Silva
    Re: A esses clientes...: Olá,

    Em Qui, 2007-01-04 18:36, acidbase escreveu:

    Não precisa responder (é só uma brincadeira):

    Mas eu faço questão de responder... ;-)

    Um desses clientes não seria a Microsoft e a campanha "Get the Facts" não, né? :)

    Pior que não... A Microsoft não ia pagar um mico desses, dispondo de tanta verba para marketing. Os calotes – agora atrasos, já pagos após protestos e, em um caso, depois de uma espera desde agosto de 2006 – vieram de empresas de "renome" internacional, cujos nomes *infelizmente* não posso revelar...

    Rafael Peregrino da Silva
    Linux Magazine
    Comentário de apimente.br
    Resposta: Quando fiz a assinatura a revista era mais equilibrada, então foi retirada uma parte para que fosse possível criar a Easy Linux, depois foi retirado o CD (que insisto foi um dos motivos para eu assinar) e hoje os artigos são todos traduções dos artigos da edição internacional, alguns até já disponibilizados no site da revista na forma de pdf.
    Continuo esperando que a "proposta de trazer conteúdo de alto nível em Linux e Software Livre ao mercado brasileiro" seja alcançada um dia.
    Na minha humilde opinião a Revista do Linux era mais equilibrada (assim como os primeiros números da Linux Magazine foram).
    Comentário de tux_ce
    Re: Assinatura por 2 Anos (alguem além de mim caiu nessa?): Acabei de enviar.
    Torço para que o meu próximo comentário seja de que o problema foi resolvido.


    Comentário de Fredson
    Renovei a assinatura e acho que vou cancelar o débito...: Caí na besteira de renovar minha assinatura. Já paguei uma parcela da renovação. Acho que vou solicitar o cancelamento primeiramente à Linux New Media se não conseguir solicitarei à Administradora do Cartão a suspensão do débito.
    Não recebi até hoje as edições de SET e OUT mesmo após umas 04 reclamações e promessas de envio por parte dos atendente da editora.
    Disseram-me já 02 vezes que iriam enviar a revista protocolada, porém quase uma mês depois da minha reclamação não chegou nada ao meu endereço. Amanhã mesmo vou tomar providências.
    Já tomei prejuízo com a Revista do Linux e com uma revista antiga acho tinha o nome Windows Magazine (a editora dessa daí sumiu do mapa e eu perdi quase um ano de assinatura).
    Comentário de anonymous
    Gestao da empresa: É muito comum so vermos defeitos nos outros quando o ego é muito grande, sem ter humildade para olhar para o proprio umbigo. No lugar de culpar os colaboradores pela ineficiencia no atendimento, porque não reverem seus proprios conceitos de gestão e/ou treinamento?

    Eu imagino como a Linux New Media da Alemanha ve seu nome sendo praticamente destruido num pais tao promissor para o Software Livre como o Brasil, e possivelmente na escolha das pessoas erradas para gerirem seus negocios no pais.

    Para liderar empresas nao basta saber linha de codigos ou gostar de tecnologia, precisa estudar e entender de uma coisa chamada "Administracao de Empresas", e parece que a Linux Magazine nao investiu neste quesito tao basico para tocar um negocio.

    Nao é de hoje que ouvimos os problemas relacionados a revista, e seria mais facil focar mais esforços em resultado do que status. É notorio como o Rafael se contradiz em suas palavras, e a responsabilidade de toda esta salada recai sobre os clientes insatisfeitos (tachados de inadimplentes) e graficas sobrecarregas.
    Comentário de Pedro Henrique Sampaio
    Administração: É muito comum so vermos defeitos nos outros quando o ego é muito grande, sem ter humildade para olhar para o proprio umbigo. No lugar de culpar os colaboradores pela ineficiencia no atendimento, porque não reverem seus proprios conceitos de gestão e/ou treinamento?

    Eu imagino como a Linux New Media da Alemanha ve seu nome sendo praticamente destruido num pais tao promissor para o Software Livre como o Brasil, e possivelmente na escolha das pessoas erradas para gerirem seus negocios no pais.

    Para liderar empresas nao basta saber linha de codigos ou gostar de tecnologia, precisa estudar e entender de uma coisa chamada "Administracao de Empresas", e parece que a Linux Magazine nao investiu neste quesito tao basico para tocar um negocio.

    Nao é de hoje que ouvimos os problemas relacionados a revista, e seria mais facil focar mais esforços em resultado do que status. É notorio como o Rafael se contradiz em suas palavras, e a responsabilidade de toda esta salada recai sobre os clientes insatisfeitos (tachados de inadimplentes) e graficas sobrecarregas.
    Comentário de eliasdiniz
    calma lá...: Não quero defender ninguem (também pagei e não recebi!), mas é necessário entender que revistas como a LM é direcionada a um público muito restrito. Ela não trata de assuntos superficiais ou simples (Easy Linux) e também deve concorrer com toda a documentação existente na internet (gratuitamente).
    O que me deixa bravo foi o mal atendimento e não a demora no recebimento da revista.
    Ligo toda a semana, pedem meus dados dizendo que vão retornar mas isso nunca ocorre.
    Só fiquei sabendo da situação da LM quando ví a notícia aqui no br-linux.
    Sendo que nunca me informaram ou deram alguma resposta quando eu ligava, apenas desculpas.
    Se desde o início fosse dada essas informações aos assinantes acredito que não existiria tantas pessoas descontentes com a LM.
    Comentário de MARCELO2007
    Unidunitê: "Entre PC Master e Linux Magazine, eu assinei a revista Veja :-)"

    Vai escolher mal assim na casa do chapéu.
    Comentário de CaFeCrAfT
    Não tinha outra melhor para: Não tinha outra melhor para escolher não colega!... flw..
    Comentário de CaFeCrAfT
    A história das gráficas: A história das gráficas até engulo pq nesse país é cheio de guerrinhas e monópolios.
    Comentário de geekbr
    Parabens ao time da linux magazine !!: Bem, gostaria de dar os meus parabens ao time da Linux Magazine por estarem se mostrando guerreiros no Brasil e publicando sempre matérias de grande interesse, alem de estarem sempre em eventos disponibilizando gratuitamente revistas e informação.
    Para quem não conhece de perto o mercado editorial Brasileiro que é cheio de pedras por sinal, acaba por ser radical demais. Mas realmente gostaria de declarar minha admiração ao time de Linux Magazine e deixar a disposição mais um canal de comunicação como o geek's podcast caso seja necessario.


    " Quando a razão está contra o homem, este tende a se virar contra ela"
    ===================================
    Erick Tostes
    Geekbr at Freenode #debian-br
    www.geek.podomatic.com
    Comentário de linoxman
    A solução é o PDF:
    Olá a todos...

    Como todos aqui eu também sofro com a demora das entregas, não sou assinante da revista, mas tenho todas elas aqui em casa, assim como tenho todas as Revistas do Linux, assim como tenho todas as PC Master desde que comecaram a falar sobre Linux, etc..

    Porém fico revoltado com esse assunto das gráficas que o editor comentou. Daqui para frente, creio que vamos comecar a ouvir falar muito em uma coisa chamada PRECONCEITO SOCIAL, que apesar de sempre ter existido nunca deram um nome. Um preconceito aonde quem tem mais vale mais, quem tem menos pode esperar. È um absurdo isso. Se a Linux Magazine, pagou a gráfica para imprimir, porque tem que esperar imprimir primeiro as revistas mais comercializadas ? O dinheiro deles vale menos ? REVOLTANTE !!!

    Mas voltando ao assunto se o problema é a gráfica, aproveitem e façam um bem a natureza, esquecam os papéis, eu mesmo já não tenho mais lugar para guardar tantas revistas. Vamo comecar a usar o PDF. Eu assinaria sem problemas por 2 anos até desde que tivessem um prazo certo para a entrega. Papel é coisa do passado, e a natureza agradece.

    Obrigado e desculpem o desabafo.


    José Carlos Colzani
    SO : slackware 11
    Comentário de fabiocax
    Sempre comprei a LM, gosto: Sempre comprei a LM, gosto muito das matérias por ela publicada... Não querendo defender a LM e aos clientes, mas acho que as explicações aqui publicadas pelo Rafael Peregrino da Linux Magazine referente aos problemas ocorridos são satisfatórias. Não vejo motivo para tanto alarde como ocorre em alguns posts...
    Digo que são satisfatórias por apresentarem claramente uma falta de gestão, mas tanto quanto errar é importante concertar e é isso que foi demonstrado pelas informações postadas. Um interesse para que isso não volte a ocorrer.

    Acredito que perderíamos muito mais se deixássemos de colaborar com a LM, precisamos preservar o que é de qualidade... Aos que se sentirem prejudicados de alguma forma, no meu ponto de vista, se sentirão muito mais se acaso a situação piorar para eles (LM).

    De fato é complicado acreditarmos em “Pessoas” hoje em dia, o mundo nos bombardeia de mentiras e falcatruas. Mas é importante dar crédito ...

    Desejo a todos um ótimo 2007.

    Visite: http://alberti.no-ip.org
    Comentário de Roberto Parente
    Parabéns para a LM? Sim, mas....: Boa tarde moçada,

    Vejo que algumas pessoas pegaram a Linux Magazine (LM) para cristo, mas levemos algumas "coisas" em consideração.

    Devemos apoiar a revista e através do diálogo resolver os possíveis problemas. Sabemos que infelizmente quase tudo no Brasil é monopólio e tráfico de influência. Não podemos comprarar a LM com as grandes revistas (vale lembrar que estas geralmente prejudicam o Software Livre), pois essa tem uma estrutura bem menor e trata de um assunto que não agrada muitas "pessoas". Devemos incentivar a Linux Magazine e não jogá-la as traças, pois esta é mais que uma revista de informática, ela é uma forma de divulgação do software livre e que deve ser respeitada (logicamente que cobrada também).

    Sei que somos consumidores de um produto e que desejamos o melhor deste. Porém vale lembrar que várias vezes superamos problemas que existiam com os softwares livres por conta da filosofia. Desse mesmo modo podemos muito bem dialogar e superar alguns problemas da LM. Seria muito mais fácil e lucrativo o pessoal da Linux Magazine criar uma revista sobre informática em geral, pois teriam muito mais abertura ao mercado e para possíveis patrocinadores.

    Entretando, o que eu relatei acima não é uma forma para aceitarmos as limitações e que a LM acomode-se, mas que assim como o software livre superou vários obstáculos com muito esforço (tecnico e militante), a revista só crescerá com iguais esforços.

    A revista deveria ter comunicado anteriormente (em edição) aos assinates os problemas, mas aprendemos com erros e que esses "mal-entedidos" sirvam para aproximar mais ainda a revista da comunidade. Desejo sucesso e melhorias em 2007 para a revista e que juntos (comunidade e revista) alavanquemos tanto os softwares livres quanto a filosofia do conhecimento livre.

    Abraços,
    Roberto Parente
    Comentário de Manoel Pinho
    Virtual Paper também: Como falei no meu comentário anterior nesta notícia, além do PDF, uma outra forma de disponibilizar o conteúdo e até mesmo cobrando o acesso caso queiram, é usando uma tecnologia de "virtual paper", como a mostrada nos links a seguir

    http://www.pdfbrasil.com.br/?pag=47&sub=65

    http://www.virtualpaper.com.br/reader/pdf_brasil_oipesquisa.asp

    http://www.virtualpaper.com.br/reader/logistica.htm

    http://www.virtualpaper.com.br/

    Acho que já existem várias empresas como esta que prestam esse tipo de serviço para grandes jornais, que cada vez mais estão fornecendo este tipo de acesso.

    É muito melhor do que juntar pilhas de revistas em casa. Das finadas Revistas do Linux que eu comprei, a única coisa que permaneceram foram os CDs com vários exemplares em PDF.

    Pensem nisso com carinho.

    ----------------------------------------------
    Usuário Linux #100343
    Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Bras
    Comentário de Moisés Moraes
    Nunca na minha havia: Nunca havia comprado uma revista desde o primeiro exemplar e tentando manter isto mês após mês, só perdi um dos números do início do ano passado que não encontrei em nenhuma das bancas por onde andei. Mas, estou de saco cheio, passei em alguma banca praticamente todos os dias das últimas semanas na esperança de encontrar uma edição da revista e me frustrei. Não faço assinaturas porque estou cada dia em um lugar e sempre gostei de comprar a revista numa banca e ler na fila, sala de espera, avião ou seja lá onde estiver. No caso da LM hoje à tarde, antes de ler este artigo, tinha tomado a decisão de não procurá-la mais, nunca vi tanto desrespeito pelo leitor.
    Comentário de asfonseca
    Promessa é dívida: Já estamos no dia 07/01 e nada de alteração no site da revista nem mesmo de alguma edição nova nas bancas!

    Antonio Fonseca
    http://antoniofonseca.wordpress.com
    Comentário de asfonseca
    Curto e grosso: Essa é uma mensagem para o Rafael e todos aqueles envolvidos na publicação da excelente Linux Magazine:

    Vocês estão em um encruzilhada, ou resolvem seus problemas de "fluxo de caixa" e principalmente de distribuição. E o mais crônico ainda problema da entrega de exemplares para os assinantes sem mais nenhuma desculpa esfarrapada, ou vocês terão cada vez mais problemas (vocês mesmo estão se colocando nessa situação difícil).

    Aí corremos o risco de perder mais uma publicação, na minha opinião importantíssima, necessária para o desenvolvimento do FOSS em nosso país.

    A escolha é de vocês, continuar realmente contribuindo para o movimento ou desaparecer para sempre. Estou certo de que vocês já fizeram a escolha pela primeira opção e estejam certos de que a comunidade sempre apoiará uma iniciativa de qualidade nessa área. E só espero que esse apoio seja suficiente (afinal estamos falando também dos enormes desafios impostos pelo mercado editorial brasileiro).

    Boa sorte e contem com o meu apoio (se conseguir comprar os exemplares de janeiro, fevereiro e março, prometo me tornar assinante da revista e recomendar o mesmo para todas as pessoas que conheço nessa área - isso, lembrem-se, desde que vocês consigam resolver o vexatório problema da entrega dos exemplares para os assinantes).

    Antonio Fonseca
    http://antoniofonseca.wordpress.com
    Comentário de Herlon Camargo
    Sr. Rafael,: Sr. Rafael,

    > 2. De acordo com os Termos & Condições Gerais da Assinatura da Linux Magazine, "você pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento e o valor proporcional às revistas não entregues lhe será ressarcido". Diferentemente de outras publicações, não "obrigamos" ninguém a permanecer com uma assinatura que não deseja mais possuir.

    Mas não é assim que a sua empresa funciona. Eu sou assinante que renovei por 2 anos e ainda não recebi o exemplar de outubro. Mandei vários e-mails para a editora, quase todos respondidos com promessas de envio até que comecei a pedir o cancelamento da assinatura e a restituição do valor referente aos números não recebidos. Justifiquei o pedido, enviei o número da conta bancária, fiz isso várias vezes, inclusive com cópia do e-mail para o senhor, e até agora nem revista nem dinheiro. Entrei em contato por telefone e escutei a mesma "estória" que o senhor contou e a promessa do envio da edição de outubro. Já se passaram 15 dias, não recebi exemplar de outubro, novembro, dezembro e nem dinheiro de volta.

    Um simples aviso no site da revista, ou um e-mail direto para os assinantes, já demonstraria um sinal de respeito com os consumidores. Se coloque no nosso lugar: "Pagar, não receber nem produto, nem satisfação e nem dinheiro de volta". Só agora que a vaca já está com uma das patas no brejo é que o senhor vem a público "tentar justificar" os problemas.

    Herlon Ayres Camargo
    BR-Linux.org
    Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
    Expediente
    Sobre o BR-Linux
    Enviar notícia ou release
    Contato, Termos de uso
    FAQ, Newsletter, RSS
    Banners e selos
    Anunciar no BR-Linux
    BR-Linux apóia
    LinuxSecurity, Tempo Real
    Suporte Livre, Drupal
    Verdade Absoluta
    Pandemonium
    Efetividade, Floripa.net
    sites da comunidade
    Ajuda
    Moderação
    Flames: não responda!
    Publicar seu texto
    Computador para Todos
    Notícias pré-2004
    Tutoriais, HCL pré-2004