Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Sistema de coleta de dados em código aberto recebe financiamento do Juro Zero


“A empresa Directa Automação, de Santa Catarina, teve aprovado no programa Juro Zero, do Ministério da Ciência e Tecnologia, um projeto para desenvolvimento de sistemas operacionais de coletores de dados em código aberto. No mercado há 19 anos, a Directa desenvolve soluções integradas de hardware e software voltadas para a gestão dos processos em chão de fábrica, como coleta de dados, análise e controle. Com os recursos recebidos a empresa também irá desenvolver famílias de coletores de baixo custo destinados a novos mercados.

O uso do software livre nas soluções tem como objetivo permitir que integradores e usuários apliquem o sistema para coleta de dados como software padrão em redes industriais. O Sistema proposto será desenvolvido em plataforma de domínio público, com opções livres de licenciamento para que seja possível o ingresso facilitado de novos colaboradores.

Será criada uma comunidade na internet para o desenvolvimento contínuo e a manutenção deste sistema de coleta de dados. "Definiremos as melhores ferramentas de desenvolvimento e caberá à própria comunidade de desenvolvedores aprimorar o software e adequar à realidade de cada indústria", explica Alexandre Back, diretor da Directa Automação.

Essa estratégia de desenvolvimento tem por objetivo diversificar o posicionamento comercial da Directa. “Poderemos atender um mercado mais amplo, criando maior possibilidade de parceria com empresas integradoras de sistema e mudando o perfil de potencial concorrente para parceiro”, destaca Back.

As empresas catarinenses têm se destacado no programa Juro Zero, que está sendo executado, além de Santa Catarina, em outros quatro Estados. Os catarinenses já respondem por cerca de um terço das aprovações de todo país, com oito empresas selecionadas: Specto, Agriness, Intech, Contronics, Weightech, Ilog e, na última semana, BRy Tecnologia e Directa Automação. Já foram liberados aproximadamente R$ 4 milhões em recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia para desenvolver produtos e serviços inovadores. A FINEP oferece condições favoráveis para as empresas investirem em inovação, como parcelamento em cem vezes, correção pelo IPCA e dispensa de apresentação de bens como garantia. Em Santa Catarina o programa é executado pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e pela SC Parcerias.”


Enviado por Adriane Pereira (imprensaΘitres·com·br) - referência (directa.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de mtarcinalli
O link para o site da: O link para o site da Directa Automação esta incorreto.
O endereço certo é o http://www.directaautomacao.com.br/
--
Mateus Tarcinalli Machado
Tecnólogo em Processamento de Dados
e-mail: mateus@tdkom.com.b

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004