Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Sinal dos tempos: Bronca do Mês na Revista INFO Dezembro/2007


“Na revista info existe a coluna "Bronca do Mês", nela um usuário conta algum problema que ocorreu ou que ainda está ocorrendo com a aquisição de algum produto (computador, celular, periféricos, etc...) que acusou problemas ou que não atingiu a espectativa do comprador. Vou postar na íntegra a bronca do mês de dezembro (última edição nas bancas).

"PROBLEMAS COM A PINNACLE: Comprei um sintonizador de TV externo, o Pinnacle PCTV Pro USB. Não consigo fazer funcionar direito no meu micro com Windows XP, somente no que tem Linux Kubuntu 7.04. Entrei em contato com o suporte mas, depois que descobriram que o produto funcionava em outro PC, recomendaram que eu procurasse o suporte do Windows. Para tentar resolver o problema, abri uma chamada no suporte da empresa no dia 1º de outubro, que foi encerrada por eles independentemente dos meus protestos.

"Resposta da Pinnacle" O PCTV Pro USB é totalmente compatível com o Windows XP, tanto que atualmente é usado em mais de 3 mil computadores com esse sistema. Acreditamos que o problema possa ser solucionado com a reinstalação ou atualização do Windows, já que o produto em si não apresentou defeito e funcionou corretamente em outras máquinas. Para resolver seu problema definitivamente, gostaríamos de convidá-lo a comparecer à nossa Assistência Técnica para que possamos analisar melhor o seu sistema."

Fonte: Revista Info (dez/2007)

Taí uma prova de que muitas vezes não é o Linux que é difícil e sim os usuário que estão mal acostumados. Ponto para o Ubuntu que vem crescendo cada vez mais por ser um sistema estável e de fácil utilização. Ponto para Info pois até então, apesar de ler todos os meses, sempre achei meio tendenciosa para o lado windows e com atitudes assim mostra que possui opinião neutra. Só não dou ponto para a Pinnacle pois ao invés de ela ter aconselhado o cliente a atualizar ou reinstalar o Windows, podia também, ter indicado a utilização do Ubuntu como sistema ;).”


Enviado por Tonismar (tonismarΘgmail·com) ..

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de icoslau
"Ponto para o Ubuntu que vem: "Ponto para o Ubuntu que vem crescendo cada vez mais por ser um sistema estável e de fácil utilização."

Creio que melhor seria dizer ponto para Linux em geral, especificamente para o kernel e os desenvolvedores que incluiram suporte ao hardware, pois tecnicamente, salvo raras excessões, se funciona no Ubuntu funciona em qualquer outra distro com kernel equivalente.

Abs


Comentário de Tonismar
Bem lembrado! ;): Bem lembrado! ;)
Comentário de tenchi
O que eles querem que nós acreditemos: Não, não. Só o Ubuntu faz, esqueceu?
Isso desde que o Ubuntu se emancipou, passou a desenvolver um kernel e aplicativos próprios.
Ou é isso que querem que acreditemos ;-)

Mas eu mesmo já vi muitos casos de periféricos que têm na caixinha um "feito para Windows 95/98/Me/2000/XP/Vista" que não funciona no Windows! Em especial teclados e mouses USB, mas que no (GNU/)Linux funcionam normalmente!
O pior é que em geral no Linux é possível fazer umas "gambiarras", como carregar anuelmente alguns módulos, editar scripts de configuração, etc; mas no Windows não tem jeito: só comprando outro periférico.

Ponto para a INFO? Não. Gosto desta revista, mas não posso deixar de admitir o quanto é parcial. Afinal, ela vive de anuncios das grandes empresas de tecnologia, e não seria muito ético se ela publicasse um texto falando mal da MS (principal patrocinadora da revista). Eu mesmo já cheguei a mandar um e-mail para eles falando disso - após várias matérias explicitamente tendenciosas -, mas não obtive resposta ;-)

Obs: eu fui mais educado que o normal no e-mail.

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de hardware
Produto ruim: estas placas da Pinnacle sao umas b*****, tive uma PCTV Stereo que não funcionava nem no Windows, nem no Linux em qualquer uma versão de ambos os sistemas. Foram diversos contatos com o suporte da empresa, que é muito ruim se diga de passagem, e o problema nunca foi resolvido. Revendi a placa no Mercado Livre por R$50,00 deixando bem claro no anuncio que a placa era uma porcaria...
Comentário de icoslau
Tenho a mesma placa citada: Tenho a mesma placa citada por vc.

Funciona perfeitamente em qualquer distribuição, e tem uma otima relação custo benefício, considerando seu baixo valor de mercado.

É bem verdade que no sistema proprietário dominante era um parto faze-la funcionar, sendo que neste os recusos do sistema eram consumidos à exaustão quando de sua execução. Já no Linux nunca tive problemas, sempre autodetectada e pronta para uso.

Apenas o receptor de infravermelho que acompanha a placa que nao teve santo que fizesse ser interpretado pelo LIRC, mas com um genérico, seu controle remoto administra bem diversas funções em meu sistema, nao apenas no ambito de TV.

Abs
Comentário de Victor
Não só a Pinnacle TV...: A placa Prolink Pixelview MPEG-2 funciona melhor no Linux (Mandriva 2008), do que no Ruindow$ XPeido.
No XPeido, se você mudar de canal nesta placa de tv, as cores somem.
Se minimizar e maximizar a tela, o áudio e o vídeo perdem a sincronia.
Se sair do PowerVcr (programa de recepção de tv) que vem com a placa, o áudio não é cortado.
Atentem para o detalhe que esta placa só tem suporte oficial no Ruindow$. No Linux não.
O mais incrível é que esta placa no Mandriva 2008 funciona 100%, sem bug algum.
Posso mudar de canal, minimizar e maximar o TVTime, sair dele e tudo funciona ok.
Comentário de |CPK|ijuy
Sobre os periféricos: Sobre os periféricos "Only4Windows" também confesso que vi vários funcionarem melhor no GNU/Linux que no Ruindow$. E se não funciona no "Modo Padrão", viva a Engenharia da Gambiarra!
Infelizmente, os fabricantes de software e hardware ainda não enxergaram o quanto podem ganhar tendo uma enorme comunidade ao lado deles, tanto como consumidores, quanto como colaboradores. Digo isso com relação ao HW Only4Windows e, principalmente, a mega-indústria de games, que a eles, agregaria pouco (ou até mesmo nenhum) custo ao projeto gerar versões multi-plataforma.
Quanto à Revista Info, concordo na (extrema) parcialidade dos colaboradores desta. Deve ser pelo motivo citado pelo >tenchi<: ninguém iria querer anunciar numa revista que fala mal do seu produto... A não ser quando falo do John Dvorak que em cada edição dá um jeito de falar mal da M$... XD
PS: >Tonismar<, a licença da Info não permite que você publique parte e/ou íntegra de qualquer matéria da revista sem prévia autorização...
Comentário de EduardoJr
Afinal...:
...ela vive de anuncios das grandes empresas de tecnologia, e não seria muito ético se ela publicasse um texto falando mal da MS (principal patrocinadora da revista)


Assim como a Linux Magazine?

PS.: Há de se salientar que a MS não é a principal patrocinadora da LM, acho.

--
EduardoJr
Comentário de edempoa
Pra mim a info é revista de: Pra mim a info é revista de newbie consumista. Só comprei uma vez a revista e achei um lixo, a maior parte dela era dedicada a hardware e software proprietário e quantos salários mínimos você vai ter que desembolsar para ter todas essas coisas legais.
Comentário de tiaggs
Minha assinatura esta: Minha assinatura esta acabando ainda bem, adivinhem a capa deste mes "Acelera Vista", não aguento mais ver o windows vista na capa, que falta de criatividade! E ainda por azar adivinhem o que a editora abril fez renovou minha assinatura automaticamente no cartão de credito, eu eh que tenho que ligar lah para falar que não quero mais!!!
Comentário de tenchi
Por isso que eu pago no boletão!!! hauahauhau: Assinei por um ano, e agora quando quero ler, vou à uma biblioteca ou compro na banca.
Mesmo com essas matérias sobre as inovações do Vista - sabia que ele é tão pesado, que você o instala numa máquina com 2GB de RAM e, quando espeta um pendrive, ele pergunta: "deseja usar este pendrive como um acréscimo de memória?" hauahuhauah -, a revista contnua com bom conteúdo. Em especial nos testes do InfoLab.

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de caradoacre
Ponto para o Linux, isso sim!: Ubuntu é conseqüência do desenvolvimento do Linux no geral, acredito que todas as distribuições (e a comunidade) ganham com isso.
E não acho "Ponto para a Info", ela é tendenciosa demais para o meu gosto. Meu pai assina e eu leio freqüentemente, chega a irritar as citações do tipo "O Linux descomplicou", "Linux agora é amigável".

Ser diferente não significa que seja difícil de usar.
--------------------------
Linux User: #447388
Comentário de hardware
no eMule: como tambem nao acho a revista lá grandes coisas, prefero baixar as edições 'free' no eMule mesmo. Tem todas as edições desde 2003, a maioria com qualidade excelente (bem escaneadas) outras mais ou menos, mas todas boas para se ler no notebook...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004