“Na revista info existe a coluna "Bronca do Mês", nela um usuário conta algum problema que ocorreu ou que ainda está ocorrendo com a aquisição de algum produto (computador, celular, periféricos, etc...) que acusou problemas ou que não atingiu a espectativa do comprador. Vou postar na íntegra a bronca do mês de dezembro (última edição nas bancas).
"PROBLEMAS COM A PINNACLE: Comprei um sintonizador de TV externo, o Pinnacle PCTV Pro USB. Não consigo fazer funcionar direito no meu micro com Windows XP, somente no que tem Linux Kubuntu 7.04. Entrei em contato com o suporte mas, depois que descobriram que o produto funcionava em outro PC, recomendaram que eu procurasse o suporte do Windows. Para tentar resolver o problema, abri uma chamada no suporte da empresa no dia 1º de outubro, que foi encerrada por eles independentemente dos meus protestos.
"Resposta da Pinnacle" O PCTV Pro USB é totalmente compatível com o Windows XP, tanto que atualmente é usado em mais de 3 mil computadores com esse sistema. Acreditamos que o problema possa ser solucionado com a reinstalação ou atualização do Windows, já que o produto em si não apresentou defeito e funcionou corretamente em outras máquinas. Para resolver seu problema definitivamente, gostaríamos de convidá-lo a comparecer à nossa Assistência Técnica para que possamos analisar melhor o seu sistema."
Fonte: Revista Info (dez/2007)
Taí uma prova de que muitas vezes não é o Linux que é difícil e sim os usuário que estão mal acostumados. Ponto para o Ubuntu que vem crescendo cada vez mais por ser um sistema estável e de fácil utilização. Ponto para Info pois até então, apesar de ler todos os meses, sempre achei meio tendenciosa para o lado windows e com atitudes assim mostra que possui opinião neutra. Só não dou ponto para a Pinnacle pois ao invés de ela ter aconselhado o cliente a atualizar ou reinstalar o Windows, podia também, ter indicado a utilização do Ubuntu como sistema ;).”
...ela vive de anuncios das grandes empresas de tecnologia, e não seria muito ético se ela publicasse um texto falando mal da MS (principal patrocinadora da revista)
Creio que melhor seria dizer ponto para Linux em geral, especificamente para o kernel e os desenvolvedores que incluiram suporte ao hardware, pois tecnicamente, salvo raras excessões, se funciona no Ubuntu funciona em qualquer outra distro com kernel equivalente.
Abs