Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Simulador de vôo: lançado o Flight Gear 1.0

Provavelmente o mais popular simulador de vôo em software livre, o Flight Gear lançou sua versão 1.0 e você já pode fazer o download ;-)



O software inclui (caso você queira fazer o download do pacote completo, em 3 DVDs) detalhes de mais de 20.000 aeroportos, bem como detalhes como lagos, rios, estradas, ferrovias, cidades (com sua iluminação noturna nas horas apropriadas - até mesmo os faróis dos carros). O modelo astronômico também é preciso, com a movimentação do sol, lua e planetas visíveis permitindo a orientação por eles. Os modelos de aeronaves disponíveis também são variados, desde os pioneiros do início do século XX até modernos aviões comerciais como o 747 ou o A320, passando por uma longa série de modelos civis e militares no caminho.

Saiba mais (freegamer.blogspot.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Vindemiatrix
Que jogo !!: Eu sempre gostei de simuladores de voo, mas infelismente era limitado a jogar o M$FS ou o Ace Combat, que eram os que realmente traziam alguma diferença na jogabilidade.

No entanto, depois de jogar esse, fiquei impressionado com sua jogabilidade !! Realmente dá para se guiar pelos astros celestes !! Perfeito pra quem se preocupa mais em jogar que ver gráficos bonitinhos !!!

--
Wirth's law
"Software gets slower faster than hardware gets faster"
Comentário de tenchi
Muito legal o jogo, mas...: Gosto muito deste simulador, mas sinto que ele ainda tem um ar meio complexo. Um exemplo é o fato de você já iniciar o jogo dentro da neva, pronto para decolar. Não há uma tela de apresentação, onde podemos mudar as preferências, controles, naves, etc, pois tudo deve ser feito na linha de comando (ao menos na versão 0.9.11_pre1, que eu tenho aqui). Linha-de-comando é bom sim, mas não deve ser o único meio de ser fazer algo, principalmente num jogo totalmente gráfico.

3 dvds? Uhu... Quando eu arrumar uma máquina melhor e uma conexão mais rápida, vou correndo baixar ;-)

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Dyego Sousa
Cade os pacotes pra Linux?: Eu só encontrei pacotes da versão 1.0 pra Slackware.

Pacotes .deb só da versão 0.9.9.
Comentário de popolony2k
No, no, no....: ...é possível configurar o Flightgear.org completamente pela ferramenta visual presente nele, desde antes da versão citada por vc.

"Não há uma tela de apresentação, onde podemos mudar as preferências, controles, naves, etc, pois tudo deve ser feito na linha de comando (ao menos na versão 0.9.11_pre1, que eu tenho aqui)".

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de tenchi
Nem ligar os aviões eu sei direito rs: Então eu devo ter instalado errado...
Inicio o programa com o comando
$ fgfs --enable-game-mode

Se quero escolher uma nave, executo:
$ fgfs --aircraft=[nome da nave] --enable-game-mode

Ainda não conseguir achar opção alguma em "modo gráfico" para escolher a nave, configurar os controles, etc. Se souber, me avise ;-)

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de popolony2k
A versão do Flightgear.org...: ...para Linux basta executar o fgrun (acho que é isso) no Window$ tem shortcuts na tela, mas vc pode executar o fgrun.exe direto.

Ele é a interface gráfica de inicialização do FlightGear.

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de tenchi
Ah sim, se for assim, sim: É que eu sempre instalo a partir do código fonte, e esse programa fgrun é um projeto externo ao FlightGear. Mas perceba, a partir do wizard, que o que ele faz é gerar uma linha de comando enorme (como o k3b faz para gravar CDs, etc) , reforçando a minha idéia de que o FlightGear ainda é operado via linha-de-comando.
O programa fgrun ajuda sim, mas a idéia era fazer algo nativo, como os joguinhos a qual estamos acostumados.
Ou, como um jogo que tenho aqui, chamado Shogo, que exibe um assistente opcional - em gtk - , onde você pode fazer configurações referentes ao vídeo, etc, mas, já dentro do jogo, exibe estas opções novamente, mas já com a interface do jogo, e de forma mais completa.

Bom feriado para todos.

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de popolony2k
Mas o fgrun...: ...é parte do projeto Flightgear.org e apesar dele manipular a linha de comando, ele o faz ajustando o simulador para todas ou pelo menos grande parte das features disponíveis no mesmo.

Não vejo problema em não ter essa configuração visual integrada ao simulador, uma vez que o fgrun manipula muito bem as configurações, inclusive mostrando previews dos aviões selecionados.

Pode ser melhorado ???

Claro...qualquer melhora é sempre bem vinda.

Boas festas !

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004