Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Shuttleworth: Fim da Red Hat não é meta do Ubuntu

“Reagindo a um recente editorial da Free Software Magazine que dizia que o Ubuntu trará o fim da Red Hat, o fundador do Ubuntu, Mark Shuttleworth, disse que enfraquecer a Red Hat não está em sua agenda.

Escrevendo em seu próprio blog, Shuttleworth declarou: 'este seria um bom momento de lembrar a todos na comunidade Ubuntu que o fim da Red Hat não é nossa meta, e nem como devemos medir nosso sucesso.'

Ele disse também que os objetivos das duas organizações são profundamente diferentes. 'Nosso foco é diferente do da Red Hat -- nós queremos garantir que haja plataformas livres e gratuitas para requisitos genéricos, como desktops e servidores web e e-mail típicos, em que a pilha de software livre existente faz tudo que as pessoas tipicamente querem. E queremos assegurar que esta oferta livre e gratuita seja sustentável, sendo independente dos humores de qualquer corporação (e, francamente, dos meus humores também).'”


Veja o texto completo em Tectonic -- Linux and open source news.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de danielfl
Sempre achei a RedHat "um: Sempre achei a RedHat "um pouco" monopolista no mercado de servidores acharia bom se existisse concorrência a altura.

BTW, investir em produtos RedHat é comparável a adquirir de qualquer outra empresa estrangeira (em termos de recursos financeiros): investimento pra fora! (gostaria de ter mais opiniões a respeito)

Precisamos de uma distro forte (em nível técnico e em termos de suporte) e focada em servidores, que seja nacional!
Comentário de Manoel Pinho
Nacional: "Precisamos de uma distro forte (em nível técnico e em termos de suporte) e focada em servidores, que seja nacional!"

Hehehe, a Conectiva foi criada justamente para isso há muito tempo atrás. Conseguiu fazer uma distribuição baseada na Red Hat "tropicalizada" e com treinamento e suporte no Brasil. Acabou se fundindo com a francesa Mandrake para permanecer no mercado.

Fora a Conectiva/Mandriva até agora não vi outra distribuição com presença nacional oficial. A Red Hat, se não me engano, chegou a ter um escritório no Brasil mas nem sei se ainda tem. A Novell tem escritórios em SP e em Brasília

http://www.novell.com/latinamerica/offices.html#brasil

mas não sei se eles são atuantes em relação aos produtos linux no Brasil. Se bobear, você liga para um escritório desses e quando falar "linux" vão te tratar como um E.T. Alguém tem experiência em contatos comerciais e de suporte com a Novell, Red Hat ou outra distribuição comercial fora a Mandriva ?

------------------------------
Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de cenoura
escritório da Red Hat no Brasil:
A Red Hat, se não me engano, chegou a ter um escritório no Brasil mas nem sei se ainda tem.


Tem sim, veja esta notícia: http://www.br.redhat.com/news/article/397.html

--
Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de fzero
Conceito estranho: O conceito de ter uma distro "100% nacional" é bastante estranho se você pensar bem. Com o código disponível na internet para pessoas de qualquer país, toda distribuição é internacional por definição.

Afinal o que definiria uma distro nacional? O fato de ter sido idealizada no Brasil? Ter pacotes em português? Não acho. O kernel continua sendo idéia de um finlandês, o gnome idealizado por um espanhol, o KDE com raízes na Alemanha e por aí vai.

O que quero dizer, no fundo, é: fazer uma distro brasileira por ufanismo puro e simples é besteira. Agora, se você tiver uma idéia nova que justifique criar uma distro para se juntar às centenas já existentes no mundo, vá em frente. Kurumin, Dreamlinux, Conectiva e Muriqui (para citar as primeiras que vieram à cabeça) têm presença forte porque têm personalidade própria, não pela nacionalidade.
Comentário de Covarde Anonimo
Não foi isso que ele disse. Ele quer suporte.: Não foi isso que ele disse. Ele quer suporte.
Comentário de Henrique Vicente.
Espero e acho que ele quis dizer suporte sim!: Até por ele ser um militar, o que me deixa preocupado (no sentido de imaginar o que ele pensa (tem na cabeça) se não for a questão de suporte que é a que notei que é).
Comentário de rca_cap
rídiculo: O Linux tem 3% do mercado de desktops. O Ubuntu, só vai ajudar a crescer de 3% pra 6%, o mandriva de 6% pra 7%. E assim vai.
Nosso grande concorrente eh a microsoft com 91% do mercado mundial.
Com o Suse, Ubuntu, Mandriva, Red Hat, Debian, temos mais chances de ganhar mercado.
Eu por exemplo não gosto do Ubuntu, gosto do Mandriva. Mais sou fã do pessoal do Ubuntu, pq está ganhando mercado para o linux.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004