Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Seu pai e sua irmã usam Linux?

O Wall Street Journal acabou destacando uma diferença curiosa entre Torvalds e Ballmer em uma matéria publicada nesta quarta-feira que vem atraindo a atenção dos sites especializados (ou nem tanto assim) pelo mundo inteiro, não pelo seu enfoque voltado a criticar o Linux no desktop (com vários pontos dignos de reflexão, é verdade) nem pela interessante menção a Linus Torvalds reafirmando a importância de aumentar a presença do Linux no desktop, que ele vê como uma meta de longo prazo - que ainda não está sendo conquistada mas vem recebendo uma parte justa da atenção dos desenvolvedores.



A razão pela qual a matéria chama a atenção, como pode ser notado nos títulos dados a várias das notas que a repercutem pela Internet afora, é que o seu autor descobriu a pólvora: nem toda a família de Linus Torvalds usa Linux! É isso mesmo, o próprio Linus o informou de que seu pai e sua irmã, ambos na Finlândia, usam o Windows. A mãe dele, por outro lado, usa Linux. A matéria não fala nada sobre qual o sistema operacional adotado pela esposa de Torvalds, suas filhas, madrinha ou quaisquer parentes de segundo ou terceiro graus.

Surpreendente? Eu me surpreenderia muito mais se Torvalds tivesse declarado que fazia questão que toda sua família usasse apenas softwares livres, ou mesmo que a escolha que eles fazem o interessa mais do que como uma simples curiosidade, ou o envergonha a ponto de ele evitar contar isto ao jornalista.

Mas entendo o espanto do jornalista do WSJ, ou dos que fazem a cobertura, especialmente que podem estar acostumados de outra forma. Eu me espantaria se Linus declarasse algo no estilo da proibição de iPods na casa da família Ballmer, ou que na sua casa só soubessem da existência do Google porque esta é uma palavra que consta no MSN Search, como era o caso na casa da família Gates.

Familiares que usam Windows podem ser muito úteis, diria Andrew Tridgell, criador do Samba, que talvez nunca tivesse voltado no final de 1993 a mexer no embrião do sistema, que ele havia abandonado 2 anos antes, se não fosse a demanda de conectar o micro da sua esposa (com Windows) ao micro dele (com Linux). Ainda em 2001 constava no Samba Intro que o fato de Andrew Tridgell continuar podendo compartilhar uma impressora com a esposa era a melhor medida do sucesso do Samba ;-)

Não duvido (acho até provável, na verdade) que em outros rincões da liberdade de software exista também este tipo de patrulhamento contra as escolhas de uso de software pelos membros da família, como ocorre com os Ballmers e Gates, mas acredito que não é algo endêmico. Meus familiares usam Windows, embora tenham por perto um Live CD de Linux para quando é preciso executar alguma operação resgate. Quando me visitam, usam o Linux sem nenhuma estranheza também. Um dia talvez o Linux os atraia, mas se acontecer será pelas funcionalidades, e não porque acham que tem que usar o software que eu prefiro. E os seus?

Saiba mais (online.wsj.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de MaxRaven
Aqui em casa...: Também não vejo nada anormal, seria anormal mesmo se as pessoas não pudessem escolher o que usar.
Aqui em casa minha mãe usa Linux (e já chegou a instalar, mesmo ainda não sabendo nada de informática), minha esposa usa, mas ainda reclama as vezes, até porque ela trabalha o dia todo no Windows, inclusive este mês fui obrigado a reinstalar o danado por conta de um treinamento que foi enfiado goela abaixo como "trabalho de casa" para ela, não vejo a hora de voltar a ter uma maquina só para mim, que venha o Eee :D
http://www.maxraven.info
Comentário de hlegius
Normal.: Me espantaria se o Richard declarasse que um dos familiares dele usa Software proprietário. O Linus nunca me pareceu ligar muito para o Software Livre e as neuras do Richard. O Linux é OpenSource por causa do compilador usado que foi um GNU (no filme The Code Linux é citado isso). Acho que o Linus é liberal ao ponto de "cada um usa o que quer". Concordo plenamente com ele! Sem neuras! Defender, apoiar a ideologia é uma coisa, fanatismo e querer convencer o mundo de que usar aquilo que *você* acha bom é o *certo* eu acho paranóia.

Não só por isso deixo de apoiar o Linux, contribuir com a comunidade e participar de eventos pró-SL. Mas meu irmão usa Windows =) Ele conhece o Linux, mostrei para ele, mas ele quis usar Windows, então ele usa Win no PC dele, e eu Linux nos meus =)
--
User Linux: #403858 - ArchLinux
http://www.hlegius.pro.br

Comentário de edempoa
Que eu saiba ninguém na: Que eu saiba ninguém na minha família usa Linux não, eu já tentei oferecer CD's do Ubuntu, mas todo mundo tem muito medo de usar Linux hehehe.

A questão é que para fazer coisas feijão com arroz e abrir um só programa de cada vez o Windows ainda quebra o galho. Quem pode começar a se interessar por Linux é o usuário médio para cima (considero-me usuário médio).
Comentário de Wallacy
Aqui: Aqui em casa é Linux, mais creio que somos os unicos da familia, deixei por um bom tempo em dual boot por causa das visitas, porem creio que gostaram do Linux, logo acabei tirando o Windows também!! Minha irmã quando vem aqui me visitar, as vezes "reclama", mais de propósito para pegar no meu pé, segundo ela, é dever da irmã torrar a paciência do irmão, porem usa normalmente.
E como ninguém por aqui, costuma usar o pc para jogar, nem aqui em casa nem na de parentes próximos, seria fácil "convencer" eles a usar, mais nunca tentei, também, acho que é algo que a pessoa tem que buscar só. Se tentar força uma pessoa usar um OS que ela não que, é bem provável que sempre que não consiga fazer algo irá culpar o sistema.


----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Joel Teixeira
Excelente abordagem: Excelente abordagem, concordo integralmente. Software livre é sobretudo liberdade de escolha, utilizo linux desde 99 mas não é por isso que farei questão que todos os membros de minha família o utilize. Algo que realmente não tem relação com a cultura opensource é a imposição.

[]'s
Comentário de EthraZa
Em casa, meus pais e irmãos: Em casa, meus pais e irmãos ainda usam rWindows... mas minha noiva ja é capaz de usar os 2 e ainda diz que prefere o computador com o pinguim. :D
Obviamente que ela tem seu próprio usuário no meu Mandriva e usa sem cerimonia para todas as "rotineirisses" da Internet e em 90% das vezes sem me pedir ajuda pra nada, a não ser quando ela ta com sono. ;)
Mas é isso que é liberdade... tem gente que injeta droga na veia e eu não critico, pq vou criticar quem usa rWindows?
Comentário de jragomes
Em casa todos usam Linux.: Em casa todos usam Linux. Todos são usuários básicos e não jogam, sendo assim faz 6 meses que não temos nenhum problema com vírus, travamentos, máquina desligada por 3 dias.

Óbvio que alguns programas fazem bastante falta, mas uma instalação de CrossOffice pode suprir essa necessidade.

Na verdade, o problema não está no fim e sim no meio. Se tivéssemos padrões abertos para alguns tipos de arquivo, o mundo seria mais feliz e os esforços dos desenvolvedores de programas livres focariam mais em acessibilidade, beleza, desempenho do que engenharias reversas para fazer seus programas entenderem padrões fechados.
Comentário de Solon
Em casa: Na minha família, se eu instalar o Windows para minhas irmãs ou meus pais, eles se baterão bastante, e protestarão até eu retomar com o Linux.

Usam Linux a muitos anos, mesmo sem saber mexer em uma linha de comando.
Comentário de Dyego Sousa
Aqui em casa eu tirei o: Aqui em casa eu tirei o windows pirated edition há algum tempo.

Minhas irmãs, mesmo usando linux diariamente há alguns meses, ainda tropeçam em tarefas básicas, não entendem bem a árvore de diretórios, etc. Umas delas insistiu pra que eu instalasse o windows pirata aqui, mas isso eu não faço mais. Eu, mesmo com pouquíssimos interesses no windows, me ofereci pra pagar a metade, caso ela quisesse comprar o original. Ela não quis e disse que é muito egoísmo da minha parte não querer instalar o windows porque só eu sei usar linux :-/.

Não tenho nada contra software proprietário ou seu uso, mas acho que quem deseja usar, que pague por ele.

Na minha humilde opinião, acho que o windows ainda é mais simples pra maioria dos usuários que usam PC ocasionalmente, e que esse é o caso dos familiares do Linus.

Depois de um início desastroso, agora alguns computadores do PC para todos começaram a vir com distros fáceis de usar e bem configuradas. Quando a distro já vem instalada e configurada é meio caminho andado pro usuário não tirar e colocar o windows pirata.
Comentário de Dyego Sousa
O grande problema disso é: O grande problema disso é que alguém tem que saber mexer na linha de comando pra administrar o sistema pra que os outros usem.

Pra mim, é impossível administrar o sistema sem ter noções básicas da linha de comando.
Comentário de Sérgio Luiz Araújo Silva
Seu pai e sua irmã usam Linux?: Esta linha de pensamento é bem interessante, de fato, os usuários windows, com suas "facilidades" são uma boa medida de como deve, em certa medida, ser o linux no Desktop. Digo "em certa medida" pois sei que muitas das facilidades do windows são vícios, como o fato de o sistema esconder extensões de arquivos e termos milhares de usuários desse sistema que sequer sabem o que significa *.doc ou *.jpg, ou ainda o fato de aceitarem a existência "milhares" de vírus como uma coisa normal para suas vidas.
Comentário de Grobsch
Quem?: Meu irmão usa Linux apenas para socorro de problemas... ele é daqueles que jogam Ragnarok e não vivem sem... aliás poucos amigos usam meu sistema e mesmo assim só quando precisam resolver algo... e continuam usando ruindows como principal.
Mamuska usa quase nada de computador... apenas uns joguinhos bobos para ruindows... recentemente um amigo perguntou se eu o ajudaria a instalar o ruindows... disse categoricamente um NÃO maiscúlo... hehe
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de dudous
Meu pai usa Linux: Meu pai usa Linux.
E o interessante é que aqui em casa tem o meu linux e o windows XP da minha irmã. Foi opção dele mesmo.


Comentário de pauloerweber
Administração: Aqui em casa foi fácil convencer minha irmã a migrar para o Linux. Quando passei a usar Linux a administração do Windows ficou na mão dela. Num certo momento o computador dela ficou sem funcionar por um tempo e foi obrigada a usar meu laptop. Quando ela voltou a usar o Windows teve que voltar à rotina de desfragmentações de disco, varredura por spyware e vírus, etc... Não deu outra, agora ela faz a monografia dela no Linux.
Comentário de welrbraga
Se "pregamos" liberdade nada: Se "pregamos" liberdade nada mais justo do que deixar a cada um escolher o que quer usar.

Meu desktop, tanto em casa quanto lá no escritório tem apenas o Ubuntu Gutsy e pra diferenciar mais ainda com o o teclado configurado no layout brasileiro-nativo (vide o link na assinatura). Quem usa (em casa) somos eu e minha esposa; No trabalho apenas eu.

Na casa do meu irmão ele usa o Ubuntu no desktop e o Windows no laptop. Nada demais.

Os outros parentes usam só Windows e eu não morro por isso. A única coisa que reclamo e as vezes passo do nível "chato" para o nível "grosseiro" é quanto ao uso de software pirata - Minha alegação é: "Se não tem dinheiro pra pagar o programa então não use".

Isso por dois motivos: 1º Sou programador e odeiaria ver meus programas pirateados; 2º Minha família é cristã e acho um tremendo de um absurdo se entitularem assim e não cumprirem as legislações de nosso país, afinal de contas o fundador do cristianismo, Jesus, cumpriu as leis (Mas isso não é um discussão para ser debatida nesse site).

--
Welington R. Braga - http://www.welrbraga.eti.br
User Linux: #253605
GTK+BR - http://gtk-br.codigolivre.org.br
Teclado BR-Nativo (Apoie, use!) http://www.tecladobrasileiro.com.br

Comentário de Lucas
Pirata: Concordo plenamente com nosso amigo Dyego souza, a questão não está em usar ou deixar de usar o windows, mas em pagar para obte-lo. Se não tem condiçoes para comprar o original então é preciso correr atrás de outras opções e, dentro da legalidade o software livre (e os proprietários gratuitos) estão a disposição pra quem quiser.
Em casa roda um "windows pirated edition" que eu mesmo baixei e instalei há uns 02 anos atrás, mas no presente momento a consciência está pesada e estou procurando aprender a administrar o sistema para não deixar os usuários (em casa) ao vento...


Comentário de Peter Parker
Sinceridade: Linus nunca fez questão de dizer que só usa softwares livres, ou não usa Windows. Inclusive tem aquela história famosa dele abrindo sua apresentação em .PPT para uma platéia, e quando questionado, disse "sim, as vezes eu uso MS Office, não vejo problemas nisso".
A visão do Linus sempre foi muito pragmática, e admiro isso.

----------------------------------------------------------

Sobre a pergunta: em casa apenas eu uso Linux (Debian). Meu pai pediu esta semana para instalar no micro dele, mas como moramos muito distantes, eu ainda não o fiz. E não uso no trabalho, já que sou obrigado a usar uma estação Windows.

Rael - http://www.raelcunha.com
Comentário de fzero
Eu tenho pena...: ...da família do Stallman, isso sim. :-)
Comentário de dudous
Família Stallman: huahuahau !
É verdade. Será que o Stallman com todo seu radicalismo, permitiria que seu familiares escolhessem ??
Se por um lado ele considera softwares proprietários "a besta", por outro ele acredita muito em liberdade de escolha.
E ai ?
Comentário de Rafael Dutra
Problema: A velha questão de sempre. Muitas pessoas usam e de certa forma exigem windows por causa de sua "iniciação" no mundo dos computadores, se tivessem iniciados com GNU/Linux exigiriam GNU/Linux em seus desktops hoje, por terem se acostumados com ele, então eu também sou da opinião de que cada um usa o que quer usar, mas eu uso GNU/Linux por que é melhor para as coisas que eu faço, segurança, liberdade, e a linha de comando que é o melhor de tudo pra quem quer produtividade.
Meu pai por exemplo usa windows, por que ? por ele ter tido o primeiro contato com ele anos atras, se fosse o contrario, seria GNU/LInux, porém, como ele sempre usava webmail, nunca teve contato com o outlook e/ou derivados, então mostrei pra ele o thunderbird, e pronto, ele adorou, e agora só usa ele, o internet explorer foi abandonado assim que eu retirei o icone da area de trabalho, e instalei firefox, pronto, usa dois softwares livres.
Comentário de viniciusfs
Eu uso Linux apenas, minha: Eu uso Linux apenas, minha namorada usa Windows porque é estudante de design e precisa de alguns softwares para Windows. Meus pais e minhas irmãs usam Windows por força do hábito mas devido a problemas constantes com vírus, spyware e muitas 'travadas' já pediram até para experimentar Linux, vou fazer o teste com eles assim que puder visita-los.
Comentário de Kinich
Sou desenvolvedor e uso: Sou desenvolvedor e uso linux há alguns anos em casa de no trabalho, embora o resto da familia use o windows. Interessante que sou o único atualmente que usa linux no desktop do trabalho, todo o resto da empresa usa windows, incluise o gerente de suporte dos servidores que são linux, usa windows no laptop.
Comentário de Metatron
Elite: Muitos não querem aceitar os fatos, sinto muito, SOs Unix like é assunto da elite da computação/informática. O Windows conseguiu mudar isso, mas todos sabemos que o preço foi bem alto; por mais que simpliquem os instaladores, as ferramentas gráficas de configuração, uma hora vai ser necessário interagir com o sistema de forma não mecânica, e nessa hora, o usuário que veio do mundo Windows vai amaldiçoar o Linux.

"De profundis clamo ad te Domine"
Comentário de Edards
Dual boot: Lá em casa o dual é a solução.

Eu uso ubuntu tem 2 anos, e-mails, trabalhos da faculdade, navegação, etc...
Mas na hora de jogar é reboot e rWindows mesmo, não tem jeito.

A patroa e o guri tentam usar o linux, mas acabam voltando e eu não tento influenciar porque tambem recorro a ele na hora de jogar.

No final do ano vou pegar um ps3, dai adeus xp. Vão aprender ou comprar seus computadores.

Sds,
Comentário de Manoel Pinho
Usuários pseudo-avançados: Na minha prática os mais chatos e resistentes ao uso de linux são os usuários pseudo-avançados, aqueles que normalmente sabem até usar razoavelmente algum aplicativo proprietário mas não conhece informática suficiente para lidar com alternativas e também não sabe fazer "consertos" mais avançados no sistema. Limitam-se no máximo a reinstalar o windows e os aplicativos prorietários que estão acostumados, mesmo que sejam em versões extremamente antigas e piratas. Usam mal o windows e o computador mas acham que estão abafando.

Na minha família os meus pais e minha avó sequer usam computador porque não sabem usar. A minha esposa usa linux como usuária bem básica mesmo, navegando, recebendo emails e editando textos pequenos. Ela clica em tudo que é link que vê nos emails e se usasse windows certamente estaria com o computador infestado de malwares. Como sou eu que instalo mesmo o computador, o uso do linux é o mais indicado mesmo para o caso dela.

Não tenho filhos mas um sobrinho pequeno adora jogar tuxracer quando vem aqui. Usa linux para navegar sem problemas também. Na casa dele ele joga mesmo é num PS 2 e portanto também não precisa de windows.
Comentário de tenchi
Da persuasão à paciência: A questão é que o Stallman levou o conceito de liberdade de software para além do software. É o que ele acredita. E, se ele realmente nessa tal liberdade, provavelmente não obriga os seus parentes e amigos a utilizarem o que ele quer. Acho que, no máximo, ele deve ser uma pessoa bastante persuasiva, e consiga convencer as pessoas ao seu redor a utilizarem GNU.
[troll on] Se ele conseguiu convencer milhares de programadores a desenvolver de graça, como não poderia convencer pessoas comuns a utilizar algo de graça? [troll off] hauhauhuahauahu

Aqui em casa o computador é compartilhado. Eu uso só Linux e minha irmã utiliza Windows. Não tenho nada contra o Windows, pois utilizava ele até uns dois anos atrás, mas ele atualmente não é capaz de suprir minhas necessidades de usuário. Minha irmã utiliza o Windows basicamente por causa do Office. Mas de vez em quando entra no Linux para jogar os joguinhos do KDE. Não tem nem comparação o paciência do KDE com o limitadíssimo do Windows, né? Ah, e ela só usa o firefox. Não consegue utilizar o IE.

Mas infelizmente o Linux ainda não está pronto para o usuário comum. Não mesmo. Não vou comentar isto agora pois estou sem tempo.

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Freedom
Concordo...: ...com muita coisa que disseram aqui, menos em recomendar o Googlefox, digo Firefox, como alternativa ao Internet "Exploder". Nesse caso infelizmente ainda estamos sem muita opção. :-/
Comentário de popolony2k
Isso é a tal....: ...liberdade de escolha !!

E viva o direito de ir e vir.

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de edempoa
Cara, eu te garanto que: Cara, eu te garanto que "elite da informática" é uma coisa que eu realmente não sou, mas sou um usuário desktop de Linux há um bom tempo.

E eu nunca vi um usuário leigo de Windows usando as suas ferramentas gráficas para configurar o sistema. Usuário leigo de Windows chama o filho do vizinho "que sabe tudo de informática" (usuário pseudo-avançado) e dá 10 pilas para o piá configurar a internet dele.
Comentário de tenchi
Internet Implorer: Calmae. Acho que vc se confundiu no comentário. Atualmente o FF é uma dos maiores casos de sucesso de software livre que se tornou melhor que o concorrente proprietário.
Googlefox? hauah Nunca havia pensado nisso antes. Ainda bem que o google é esperto e respeita a opinião do usuário então ;-)
Onde estamos - quase - sem opções são em áreas mais restritas, como CAD e Animações para Web, como flash. De resto, até em matéria de jogos o Linux está melhorando.

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Elias Amaral
eu acho que permitiria sim,: eu acho que permitiria sim, vc já foi na pagina dele? ele é a favor da liberdade como um todo

agora, ele desaprovaria
Comentário de nemesis
minha filha está satisfeita: minha filha está satisfeita em desenhar com o Gimp e digitar palavras no gedit com fontes tamanho 22. Desde pequena usando Linux, o Windows vai ser um mundo estranho e pavoroso para ela quando crescer.

Posto para vcs o resultado da experiência dentro de 5 anos! :))

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de maiconfaria
Na minha casa a liberdade: Na minha casa a liberdade funciona assim, ou usa linux, ou não usa nada. Uma 3a opção é comprar um outro micro, mas tem que ser laptop e tem que carregar a bateria em outro lugar, não vou pagar a luz !

Na doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com
Comentário de nemesis
liberdade de escolha: "Se por um lado ele considera softwares proprietários "a besta", por outro ele acredita muito em liberdade de escolha."

Liberdade de escolha fica por conta do usuário.

A batalha do Stallman sempre foi em garantir que o usuário possa ter essa liberdade. Por isso softwares licenciados sob a GPL não dão "liberdade de escolha" ao desenvolvedor: é a ditadura do software livre a todo custo, doa a quem doer...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de tenchi
Stallman em tamanho miniatura ;-): Utilizando a própria filha como cobaia? Daqui a pouco vai inventar de colocar ela nessas "rodas" e colocar ela pra correr.. hauahuahau.
Infelizmente, embora ela irá utilizar Linux em casa, provavelmente terá que utilizar Soft proprietário na casas de suas amiguinhas. Isso tem um lado bom e um ruim. O bom é que ela vai poder evangelizar as amiguinhas enquanto brincam de barbie, hauahua.
Já imaginou ela com uma barriguinha de chop e uma barba, parecida com o Stallman? hauahuahau

Obs: foi uma brincadeira ;-)

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Dyego Sousa
Nem todos os usuários que: Nem todos os usuários que fazem essas tarefas básicas no Windows acham que estão abafando. E, além disso, suas limitações são simples características pessoais e não defeitos.

Não dá pra esperar que todos nasçam com a mesma capacidade nesse campo. Alguns sempre serão mais limitados que outros. E pros mais limitados, hoje, ainda acho que o Linux não é opção. A não ser, como no caso de muitos de nós, que tenha alguém em casa que administre o sistema e deixe tudo pronto pra eles virem, clicarem e usarem, ala windows.
Comentário de thotypous
Duas máquinas: Em casa, como são 6 pessoas, há 2 máquinas em rede. Uma delas já foi comprada com o Windows XP, o qual foi mantido. A outra, mais antiga, já há muito tempo rodava o Gentoo Linux, e recentemente foi reinstalada com NetBSD. Cada um usa a máquina que considerar mais prática para realizar a tarefa que está desejando, ou a que estiver disponivel.

A máquina com NetBSD é sempre preferida quando a questão é segurança (ex. acessar home banking). Ela não é a preferida por velocidade somente por ser muito mais antiga (Celeron Coppermine / placa PC-Chips / 100MB de RAM) que a outra (Pentium 4 / asus / 512MB de RAM). Entretanto, quando a máquina que rodava o Windows era um Pentium MMX 200MHz com 32MB de RAM, todos preferiam usar a máquina com o Gentoo.

Comentário de sem@email.com
Otima materia, otimos: Otima materia, otimos comentarios!

Estranho seria ouvir falar que algum dos filhos do Don Balmer ou do B. Gates usasse Linux. Duvido que mesmo que acontecesse, a noticia vazasse.
Comentário de popolony2k
Eu não duvido se isso ....: ...acontecesse, essa hora os meninos não estariam com suas heranças comprometidas.

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de terramel
qcad: [OFF]
Falando em CAD, baixei o QCAD no meu Feisty essa semana. Alguém ai já testou! Não trabalho com isso, mas peguei um CD com as plantas da minha faculdade que preciso porque estou modelando a faculdade em OpenGL (e viva a linguem C)... O código já passou de umas 1000 linhas por enquanto (sem contar umas bibliotecas que fiz para criar cubos, mesas, cadeirinhas...).

O complicado é que o professor quer que seja feito de acordo com as medidas da própria faculdade... O pior é que ele queria que os alunos arrumassem uma fita métrica pra sair medindo a faculdade hueahueahaueahuu! Terrinha conseguiu as plantas, mas era em formato AutoCad >:(

Baixei o qcad, mas ele não abria dwg... No final achei um programa que convertia dwg para jpg. Não achei versão para Linux ;/ Tive que abrir pelo Wine mesmo! Depois vou procurar alguma conversor de dwg para um formato que o qcad abra e que seja para Linux. Ai sim vai facilitar ;)

Quando tiver tempo posto no meu blog as fotos do projeto e deixo o código disponível pra quem quiser :D Dia 31 já tenho que entregar o bloco A da faculdade... Tá dificil. Todos os dias da hora que chego até as 3:30 da madrugada trabalhando nisso...
[OFF]

Abraços
do Terrinha

http://terramel.wordpress.com
Comentário de terramel
Excelente comentário: Excelente comentário :D

http://terramel.wordpress.com
Comentário de terramel
Deveria ter mais pena da: Deveria ter mais pena da família do Terrinha. Stallman é um anjinho comparado comigo aheuaehueaheauheau!

http://terramel.wordpress.com
Comentário de terramel
Minha namorada usa Linux: Minha namorada usa Linux ;)

Kurumin 7!

Não imaginam como ela me faz feliz por usar Linux :D Desde que instalei o Linux lá (já faz quase 1 ano), ela nunca mais entrou no Ruindows. O Ruindows tá lá para qdo o irmão dela que não sabe mto bem usar computador e se recusa a experimentar algo novo usar. Ai é uma dor de cabeça danada as vezes. O Windows como sempre dá uns paus, ou então o provedor (discadão) não conecta ou fica caindo e ele vem falar que a culpa é minha de alguma forma e que vai mandar pro "técnico" apagar o Linux e deixar só o Ruindows. Já falei pra minha namorada falar pra ele não fazer isso que se isso acontecer o bicho vai pegar pro lado dele! Hauhauehaueahueaheau! Ela fica brava qdo falo isso ;D

http://terramel.wordpress.com
Comentário de trakinas
Eu sempre sugiro...: ...aos meus amigos e familiares o linux qnd esses estão de saco cheio do windows. Aqui em casa eu meio que forcei uma cultura de SL, mas sem extrapolar. Quero dizer, o navegador é firefox desde que era chamado de Firebird (e antes dele era Netscape! :D). Leitor de emails é o thunder, player de musica foobar2000 e de vídeos o VLC. Ninguém reclama.

Meu pai utiliza o OpenOffice na máquina dele no trabalho - eles estão adotando algumas alternativas a softs proprietários como meta de redução de custos.

Quando minhas irmãs vêm nos visitar elas utilizam meu PC com debian sem problemas. Meu pai também! Sem estresses! Mas não forço ninguém... não saio colocando Linux güela abaixo de ninguém não. Como disseram, você é livre para escolher e ao contrário dos props fanáticos, nós (a maioria, acredito) não obrigamos ninguém a usar o que julgamos melhor para nós.

Até!

PS.: oq mais me irrita é a confusão entre usuário leigo e iniciante. imho, minha mãe é leiga mas não iniciante - usa pc desde 1995... pessoas que tiveram seu primeiro contato com pc's a um mês, por exemplo, são iniciantes.

grande abraço!

Comentário de trakinas - de novo
ops! correção:: ops! correção:
foobar2000 não é sl..
:(

foi por um tempo, mas não é mais. ://
Comentário de Roger de Almeida
Aqui em casa só se usa: Aqui em casa só se usa Linux, desde o conectiva 7. Agora todos os micros usam Mandriva.

Roger()
Linux User# 350389

Comentário de kaliope
Meus familiares usam linux sim: Todos eles, marido e filhos.
Em casa não temos software proprietário instalado nas maquinas.
As crianças usam linux desde muito pequenas e não tem problema nenhum com isso.
Se eu deixaria usar Windows? Na minha casa não, por uma série de motivos que vão desde a repulsa por pagar por algo que não é meu de fato, um sistema que não fornece seus códigos, mas apenas uma licença de uso muito restritiva.
Segundo porque quero que meus filhos possam se apropriar tecnologicamente das ferramentas computacionais. Isto não é possível numa plataforma fechada.
Terceiro porque não tenho nenhuma licença MS paga para usar em casa e não posso incentivar meus filhos a cometerem crimes. Usar software pirata é crime.
E poderia fazer uma lista exaustiva aqui, mas este não é o intuito.
Em minha humilde opinião, a utilização de uma plataforma livre gera conhecimento, e eu quero que meus filhotes aprendam, se possível com a melhor escolha. Linux para mim é a escolha certa para isto.
Pessoas que usam MS (usuários, ok?) desconhecem os meandros internos do sistema, que ficam camuflados por baixo da interface. Só sabem clicar no local de sempre.
Usuários Linux em geral aprendem o conceito. Exemplo? Minha filha foi instalar o Edubuntu na sua máquina dia desses (ela tem 8 anos e nunca instalou nada). Quando a instalação pediu para colocar o endereço da rede, ela perguntou o que era: resultado? começou a aprender conceitos de rede. Uma criança usuária de MS aprende conceitos de rede instalando o sistema? A Ju queria também desenhar, afinal é criança ;)
Abri o GIMP para ela. Saiu desenhando e criou seu primeiro papel de parede (tosco, claro, mas 100% dela.) e descobriu sozinha como colocá-lo em seu desktop.
Ainda acha o GIMP um pouco complicado, mas é bem melhor que o Paint, que é o software de desenho padrão do outro sistema ;)

Não sei se meus filhos irão seguir a computação, mas conhecimento nunca é demais. E, de preferencia, livre e sem restrições.

É em casa e desde pequenos que damos o exemplo ;)
Se quisermos que o linux cresça em ambiente desktop, devemos pegar os futuros usuários/contribuidores e dar todo o apoio possível.
Instale e ensine o Linux para seu filho!
Comentário de Tonho
Aqui existe uma guerra: Bom, em minha casa diferente da do thotypous, hehehe tem mais de 4 computadores, recentemente instalei em meu computador OpenBSD que eh pouco usado pela famila, pois se encontra na edicula e fumo nele, fora que maior parte do tempo estou nele, mas meu pai ao notar que nao havia mais windows(1 semana depois) instalado com dual boot falou, filho vou te dar 2 opcoes, ou instala o windows pirata ou vou levar para uma informatica para instalar. Como todas informaticas particionam o disco em x/20 ou x/40 dependendo do tamanho resolvi me lascar colocando windows + netbsd com dualboot. :/ a vida eh dura aqui, ninguem compactua com uma filosofia mais livre :/

Muitos comentaram que em suas casas, irmas pais e mais so usam linux, em minha cidade, talvez possa estar enganado, possui 100 mil habitantes, neles, pelo que conheco nenhum usa linux, mas existem "escolas de informatica" onde exite um treinamento intensivo e arduo de manipulacao do openoffice e conectiva 10 xD.

Essa eh a dura realidade de minha cidade, se alguem souber de usuarios Linux em Toledo - PR, sera um imenso praser mudar minha visao sobre 100 mil usuarios windows pirata.

#-------------------------------------------------------------
Queiram me desculpar a falta de acentuacao, o opera ainda nao esta bem configurado com UTF-8
tonhoo@gmail.com
#-------------------------------------------------------------
Comentário de tenchi
praser com 'S' nem unicode resolve ;-): Opa, se você entrar no linuxcounter (http://counter.li.org), você pode procurar usuários Linux por vários critérios , inclusive por cidade ;-)

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de danubio
Aqui em casa tem um dual: Aqui em casa tem um dual boot, minha alegria foi que nesses dias minha noiva estava usando o XP e não tava conseguindo ouvir um som de um video online, não parei para ver o que era... se era o java do browser ou sei lá, ela trocou o sistema e o treco funcionou no ubuntu, hoje a coisa ta mudando, espero que aconteça mais situações como essa, antes acontecia o contrario, algo não funcionava e trocava pro XP, hoje o pinguim ta ficando bem compativel com tudo.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004