Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Servidor Jabber-BR no ar


“Conforme foi divulgado no 2º encontro nacional de usuários e comunidade Jabber em Porto Alegre, já está disponível o serviço Jabber da galera do Jabber-BR, graças ao esforço de um pessoal altamente capacitado e o mais importante, comprometido com a difusão do protocolo XMPP no Brasil. O serviço está em uma máquina virtual no provedor Virtua Server.

O servidor é o Ejabberd, software livre escrito em Erlang, e já estão liberados os registros, inclusive o meu é junix@jabber-br.org. Ah! um aviso, não possui trasnports para outros protocolos. A lista de discussão oficial da comunidade Jabber-BR fica em http://www.freelists.org/list/jabber-br.

Um agradecimento em nome da comunidade ao Thadeu Cascardo, Lucius Curado e o Marcelo Jorge (Metal), e a todos que fazem do Jabber uma opção de liberdade aos protocolos proprietários. Então, o que está esperando, crie logo sua conta e seja livre, use Jabber! :D “Jabber é um protocolo aberto, com bases XML, para sistemas de mensagens instantâneas. Software com bases Jabber é distribuído em milhares de servidores através da internet, e usado por cerca de dez milhões de pessoas em todo mundo, de acordo com a Fundação Jabber Software.” [fonte: wikipedia.org]”


Enviado por Junix (junixbrΘgmail·com) - referência (junix.4demand.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de giganttee
Engraçado, pelo título eu: Engraçado, pelo título eu achei realmente que estava no ar. Que pena.
Comentário de tux
O poder deste Serviço - Jabber: Srs

Desconhecia esta lista, apesar que desde o inicio do ano passado começar a ter um contato com implementação de serviços de mensagens instantaneas corporativas.

Muito facil perceber que estavamos orfãos em Pt-Br. Tem muita coisa gringa, é verdade!

Ano passado nos Fisl tive contato com o grupo de usuários jabber (guj.codigolivre.org.br), assitindo inclusive a palestra ministrada.
Mas infelizmente é um grupo pouco movimentado.
Com certeza pelo fato de muitos desconhecerem está ótima alternativa aos serviços proprietários.

Sabemos que existe muitas empresas (principalmente), que por desconhecerem desta alternativa, indiscutivelmente muito mais segura e confiavel, passa a depender de soluções de terceiros sem vinculo com a empresa, o q inevitavelmente fica à merce de sua disponibilidade e de segurança em níveis comprometedores, tornando seus serviços não confiavéis.

Bem, espero que todos participem e divulguem esta lista tornando-a um icone no que se refere ao jabber em pt-br.

Podem ter certeza que há espaço e projeção para que este serviço seja considerado indispensável em qualquer empresa e usuários finais. O que falta são profissinais para discutir novos rumos e implementações. Por isso, participem!!
Esta é a nova sacada!

[]´s






Comentário de User-ubuntu
-- Uai, tentei criar uma: -- Uai, tentei criar uma conta, mais o site tá fora do ar.
Um abraço a todos!
Comentário de emxavier
O Jabber é uma mão-na-roda: Onde eu trabalhava anteriormente, instalei um servidor Jabber local para conversas entre os funcionários. Afinal, tínhamos mais computadores que telefones.

Mas aí o Jabber ofereceu uma nova perspectiva: integração aos sistemas que já usávamos. Tínhamos um sistema em PHP, que avisava a determinados usuários quando ocorriam certos eventos. Usando o class.Jabber.php (ou algo parecido), pudemos integrar o nosso sistema ao Jabber, sem que o usuário ficasse olhando o tempo todo no browser.

Para melhorar, o nosso e-mail usava o horde/imp. Não liberamos o acesso p/ clientes locais por medo de alguém usar o escancarado OutLook. Aí mais um "bind" do Jabber p/ e-mail e temos uma notificação instantânea p/ o usuário. Lembro que a ferramenta era em Python e beta, mas já quebrava um galho.

E nos clientes, o que precisava instalar? Um browser (p/ os sistemas) e um cliente Jabber.

O Jabber é, realmente, uma mão-na-roda.

Infelizmente não tenho mais contato com ele, pois voltei a estudar. Quem sabe próximo ano.


Comentário de Cláudio Fernando Pinto
Parabéns!!!: Parabéns a galera. Em especial ao Cascardo e ao meu eterno amigo Metal. Força Software Livre.
Comentário de metal
opa,esta funcionando: opa,
esta funcionando sim!
vale à pena lembrar que não é um servidor http e sim xmpp.

você pode usar qualquer cliente jabber para se cadastrar,
por exemplo: gajim, psi, jwchat, etc.

é só colocar no espaço do servidor o endereço: jabber-br.org
Comentário de metal
tinha algum representante do: tinha algum representante do GUJ lá?!
a palestra foi da Comunidade Jabber-BR...
Comentário de metal
já respondido =>: já respondido => http://br-linux.org/linux/servidor-jabber-br-no-ar#comment-64307

abraços
Comentário de metal
valeu claudin...: valeu claudin...
abração, fi!
Comentário de José Carlos
Acabei de criar a minha: Acabei de criar a minha conta. Estava vacilando, tentando abrir o site com o firefox. Excelente a iniciativa, todos os envolvidos estão de parabéns, desejo sucesso e vida longa ao servidor jabber-br.org. Quem quizer me adicionar à sua lista de contatos, meu jabber é zecarlos@jabber-br.org. Um abraço.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004