Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Second Life vai abrir o código para acelerar seu desenvolvimento


“Os criadores do mundo virtual Second Life devem anunciar hoje o primeiro passo no sentido de abrir o código-fonte do seu cliente do jogo, o que permitiria que qualquer programador interessado contribuísse no desenvolvimento do software. A informação foi publicada pela Fortune.

Segundo a revista de negócios americana, a empresa Linden Lab, desenvolvedora do programa, vai distribuir imediatamente versões com código-fonte aberto para Windows, Mac OS e Linux. Para entrar no Second Life os usuários precisam baixar e rodar o programa no computador. Mas agora, segundo o presidente da empresa, Philip Rosedale, programadores independentes também poderão modificar o programa.

O objetivo da empresa é usar a colaboração dos programadores para acelerar o desenvolvimento do software, que em pouco tempo se tornou um grande sucesso na internet.”


Enviado por Daniel Moro de Andrade - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de André Wyzykowski
Putz, passou da hora, no: Putz, passou da hora, no linux tá todo bugado...vamo ver se melhora...
Comentário de hardware
Nova Revolução: agora começa uma nova revolução na internet; podem chama-la de web 3.0. Ja tentaram fazer sites 3d para navegadores mas nada vingou ate agora. Com o Second Life, voce poderá navegar como se estivesse em uma loja fisica para comprar produtos, por exemplo. As intenções por trás da abertura do código com certeza foram bem pautadas, visto que só o desenvolvimento comunitário/participativo pode dar o impulso necessário a evolução do sistema. Se o sistema continuasse confinado às atualizações de uma empresa privada, jamais ganharia recursos desejados pelos usuários e que agora podem ser desenvolvidos por qualquer um. Parabéns a Liden pela coragem e iniciativa!
Comentário de Tango (Sem conseguir logar)
Eu sinceramente não entendo: Eu sinceramente não entendo onde começa essa "revolução". Já baixei o Second Life e rodei na minha máquina, depois de ouvir mundos e fundos sobre "viver uma segunda vida".

Eu não descarto a possibilidade de estar errado, mas toda a minha concepção tirada dos poucos minutos em que ele esteve instalado no meu computador foi: "é o jogo mais mal-feito que eu já vi na vida".

Simplesmente não entendo o propósito, a meta, a FINALIDADE desse... jogo... coisa...
Comentário de Janael Martins
Alguém sabe sobre que: Alguém sabe sobre que licença o código foi disponibilizado?
Comentário de brain
Sob a GPL: Sob a GPL
Comentário de ui
com certeza o sucesso que SL: com certeza o sucesso que SL teve não foi devido aos gráficos...
Comentário de hardware
Calma: primeiro o Second Life não é só um jogo. É um mundo e como tal há regras e possibilidades. Segundo os graficos não podem ser violentos, de ultima geração, porque não é todo mundo que tem computador com placa de video dedicada.

Agora imagine daqui a 10 anos voce entrando nas lojas Americanas em uma loja virtual no Second Life, sendo atendido por um 'robo' e experimentando um modelo de notebook, tudo isso sem sair de trás de seu computador? Me parece promissor...
Comentário de Oksigeno
GPL e tudo?: AHAHAHAHHAAAAAAAAA!!!
Desculpem, fiquei estérico de alegria :-P
É que eu desejava há muito tempo um mundo 3d para Linux, o ActiveWorlds só dá para Windows (o cliente, quanto ao servidor tem para Linux). E tinha logo de ser o Second Life, que tem um mundo inteiramente dedicado ao meu maior vício (esperanto).
Tira-dúvidas: Os mundos 3d não são jogos, embora alguns possuam jogos. O uso principal dos mesmos é o bate-papo. E não são nenhuma novidade, eu navegava muito no ActiveWorlds no tempo que usava Windows. Há pouco fiz uma pesquisa, tem muito mundo 3d por aí para Win e MacOS-X mas para Linux até agora tem zero. Mas agora a coisa vai mudar :-)


Comentário de neoandertal
Cheaters em Second Life?: A liberação do código fonte não irá contribuir para o aparecimento de cheaters (trapaceiros) no jogo?
Comentário de Elias Amaral
Não: A liberação do código contribui para a eliminação dos bugs existentes e com a formação de um sistema mais seguro. Não tendo bugs e sendo seguro, a possibilidade dos cheaters trapacearem diminui.

Só lembrando que segurança por obscuridade é uma piada e não funciona. (Veja o caso do Windows)
Comentário de Paulo Victor de Moraes Mattos
Pergunta: eu gostaria de saber como funciona o esquema do dinheiro no Second Life como é possível abrir um negócio essas coisas assim,outra dúvida temos que pagar para utilizar o "Second"
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004