Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Opinião do leitor: Se os notebooks popularizarem, o Tux vai dar conta?

Como complemento ao material do Ednei Pacheco, abaixo, acrescento que nos últimos 5 anos usei regularmente 8 notebooks diferentes, todos eles adequadamente suportados pelo Linux.


“Como eu poderia esquecer os notebooks? Apesar de serem equipamentos portáteis, muitos destes (senão a maioria) têm como objetivo substituírem os atuais desktops. E como nossa "especialidade" é justamente desktops, hoje trataremos a questão da dificuldade de instalação dos sistemas GNU/Linux em notebooks, já que estes equipamentos estão se popularizando cada vez mais.

Tenho à minha disponibilidade um notebook Dell Latitude C400, equipado com um processador Pentium III 1.0 Ghz, 256 MB RAM e HD 20 GB. Eu o adquiri tendo em mente apenas dois únicos objetivos: realizar testes de sistemas e aplicações, além de ter um equipamento reserva, caso aconteça do meu PC me deixar na mão. Justamente pelo fato deste equipamento ter recursos limitados, tenho também a oportunidade de avaliar a performance e o desempenho de diferentes distribuições. Mas, devido a questão do suporte e da compatibilidade dos componentes de um notebook com o GNU/Linux, a instalação de diferentes distribuições tornou-se uma grande dor de cabeça.

Por exemplo, já tive experiências desagradáveis com distribuições que:

* Travam durante o processo de instalação;
* Não inicializam (ou reconhecem) o modo gráfico;
* Não detectam o leitor de CD-ROM (que por sua vez é externo);
* Não reconhecem os demais dispositivos do sistema (softmodens, som, etc.);
* Entre outras anomalias...

(In)felizmente não sou o único no mundo a ter estes tipos de problemas. Tenho acompanhado também diversos casos outros usuários que tiveram as mesmas dificuldades para instalarem sistemas GNU/Linux em seus notebooks. Mas graças a existência de bons sites e diversos artigos especializados sobre o assunto, e alguns esforços (somados a uma pequena dose de paciência), conseguiremos deixar a nossas distribuições prediletas funcionando redondinhas.

Mas os problemas não acabam por aqui. Sabem porquê?

* Se os novos linuxers donos de notebooks forem usuários leigos?
* Se os notebooks se popularizarem a tal ponto de igualar ou até mesmo substituir (em números) os PCs?
* Se os novos dispositivos integrados não tiverem drivers e suporte para o GNU/Linux?

Então preparem-se, pois teremos grande problema pela frente: a dificuldade (ou até mesmo impossibilidade) na instalação e configuração das distribuições nestes equipamentos poderá se tornar um grande empecilho para a adoção do GNU/Linux em notebooks. E para o Windows, isto não será um problema, pois como já sabemos, os fabricantes tendem a oferecer suporte apenas para o sistema operacional "dominante". E no ritmo que anda o processo de adoção do Tux, será bem provável que o Windows ainda continue "dominando" as estações de trabalho até a grande popularização dos notebooks. Ou será que estou enganado?

Embora não seja possível realizar previsões exatas, acredito que deveríamos ao menos acompanhar mais minuciosamente certas tendências e assim, tomar determinadas atitudes pró-ativas. E a popularização dos notebooks certamente será uma delas. E se até lá não houverem melhorias nos aspectos mencionados neste artigo, teremos na dificuldade de instalação, mais outro grande empecilho na adoção de sistemas GNU/Linux.”


Enviado por Ednei Pacheco (ednei·pachecoΘgmail·com) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de feraf
Sou um feliz usuário de um: Sou um feliz usuário de um Notebook HP Pavilion dv1350 e recomendo para os linuxers de plantão. Além de uma configuração muito boa (Pentium M 1.7 Ghz, 1 GB de RAM, HD 80 GB, placa de vídeo Intel i915 com suporte a AIGLX) funcionou perfeitamente com várias distros que eu testei nele (Fedora 5, Ubuntu 5.10|6.06, SuSE 10.1, Mandriva 2007) sendo que todos eles reconheçeram todo hardware (wireless, video, som, etc). Ou seja, recomendo 100%.
Comentário de CWagner
Creio que a pergunta certa a: Creio que a pergunta certa a fazer seria: Será que a M$ agüentaria saber o quanto estaria perdendo com licenças?
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de Leandro Miranda
Concordo plenamente com a materia acima abordada: Estamos falando com soluções e não problemas, se ja temos varios problemas hoje em dia, o porque eu iria adotar mais um?, e logo na instalação que é a parte mais critica de um sistema operacional, eu acho que temos que detalhar ainda mais nos padrões para que possamos fazer o GNU/Linux ser mais previsivel, e assim melhorar o aspecto final para o usuário leigo tambem, que são eles que movimentam os maiores numeros de usuários. Mais isso não é de se espantar... programadores nao tem o mesmo talento de designer grafico como a Microsoft vem tendo a anos, ela sim se preocupa com a praticidade e conforto visual de qualquer aplicação desenvolvida pela mesma, mais o mundo open source faz um lindo codigo fonte cheio de opções e recursos mais se esquecem da praticidade do click do mouse que resolve tudo! Porem a Microsoft cobra e caro por isso.
Comentário de edmafer
Quando houver necessidade...: As distribuições voltadas a sistemas desktop já fazem um belo trabalho nos notebooks. Não tive problemas com Fedora, Kurumin e Ubuntu em notebooks. Até o Debian foi muito bem em um pentiu III com 128 de ram. Reconheceu todos os drivers (até a pcmcia!).

Mas como estamos falando de um mundo open, desenvolvedores não desenvolvem pensando na necessidade de outros, mas sim na deles. Então quando eles sentirem necessidade de estarem utilizando notebooks, eles desenvolveram para distros estarem reconhecendo melhor o hardware de notebooks.

Principalmente as distros comerciais, mas as de desktops também, é que necessitam estar antecipando uma necessidade do mercado para que seu concorrente não ocupe o seu lugar, oferencendo uma serviço mais fácil de ser utilizado.

E a Microsoft possui interfaces mais "amigáveis" para instalação e utilização (questiono isto) por que recebe para isto.

Edson Marco Ferrari Junior
Comentário de mconceicao
Em geral funciona mas...: O problema sao dispositivos quase exclusivos de notebooks e que em muitos casos nao tem suporte. Por exemplo tenho um notebook Toshiba A75 ele funciona muito bem com linux com XGL e tudo mais mas o problema é: ele possui alguns dispositivos que nao consegui ter suporte:
- Leitor de cartoes de memoria 5-1;
- Interface firewire;
- Os recursos de ACPI como por exemplo mudar a velocidade do FAN para deixar em modo silencioso ou rapido, fazer hibernate ou shutdown ao fechar a tampa, mudar o brilho da tela via software, etc...
- Botoes multimidia

Fora isso o resto funciona tudo normal mas sempre existem coisas muito peculiares de notebooks e fabricantes que ainda sao restritos ao mundo proprietário devido a popularidade destes recursos não ser muito grande e os fabricantes nao liberarem as especificacoes de alguns recursos.

Enquanto isso vou usando o tenho disponível. Ja usei Gentoo, Fedora e agora Ubuntu nele.
Comentário de Jduarte
oportunidade: Notebooks podem oferecer grandes possibilidades ao Linux, tendo em vista que uma boa parcela dos novos Notes possuem hardware muito semelhantes, de certa forma graças ao poderio da Intel com a sua plataforma Centrino.

Centrino pode ser cara, mas se olharmos a linha de diversos fabricantes que usam a plataforma, vemos que quase todo hardware é muito semelhante, logo o linux pode em um tiro, matar vários pássaros.

E no mundo dos notes, tenho como exemplo Toshibae Acer, uma determinada estrutura de hardware em comum mantem-se por muito tempo, tanto que é dificil identificar a diferênça entre os diversos modelos lançado nos últimos 12 meses, logo se o linux suportou bem um note no inicio do ano, é quase certo que continua suportando os modelos mais novos da mesma série.


Comentário de henrique.
Sempre tive bons resultados: No meu primeiro note, um toshiba 4010 cds funcionava tudo, tudo mesmo.
No meu segundo note toshiba a25-s307 só não funcionam o infra vermelho(nunca mais tenetei) e nem o leitor de cartão de memórias tipo SD. de resto ... até os botões multi-media funcionam.

Em outros que tive a possibilidade de instalar os únicos impecilhos foram os velhos winmodems... que mesmo no windows o suporte é muito ruim.
Comentário de Hugo
Venda casada: O pior problema acho que é a venda casada, hoje é quase impossível comprar um notebook sem SO ou com Linux (só conheço um da HP que tem a opção de vir com o Suse, mas não no brasil =/)
--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de JohnM
Venda casada é crime: É só denunciar e ir atrás dos seus direitos. É perfeitamente possível, além do mais, dá gosto de namorar aquele Notebook de 3000 reais que você quer, sabendo que vai poder levar ele por 2600 hein?! :D
Comentário de chronos
Para a questão dos botões multimidia ...: recomendo este how to do gentoo-wiki:

http://gentoo-wiki.com/HOWTO_Use_Multimedia_Keys

Ele é especifico em algumas partes relacionadas ao gentoo, como os emerges, mas pode ser seguido sem dificuldade por qualquer usuário de qualquer distro :]

Felipe 'chronos' Prenholato.
Linux User nº 405489
www.gentoobr.org
Comentário de Ednei Pacheco
Está aí uma bela dica:: Está aí uma bela dica: notebooks da HP. Lembro-me de que ela tem um programa para disponibilizar notes com Linux, não?

Embora eu esteja satisfeito com o meu Dell, somente três distros foram instaladas sem "malabarismo": Slackware, Ubuntu e Mandriva One 2006.


Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de jczucco
Notebook com Linux: Comprei esse hoje, ainda não chegou:

http://www.americanas.com.br/prod/513661/eacom

Além de não ter que pagar pelo sistema operacional e ele vir com Linux ( o que me atraiu muito, apesar de eu não saber qual a distribuição que virá, mas irei instalar o gentoo mesmo...), achei ele com uma excelente relação custo-benefício.

Jeronimo Zucco
http://jczucco.blogspot.com
Comentário de evandrofisico
cada vez mais comum: Encontrar notebooks vido de fábrica rodando GNU/Linux é cada vez mais comum, por exemplo, o meu acer "viria" de fabrica rodando, mas como acabei trocando por um modelo um pouco melhor (hd maior) veio com Windows XP. Inclusive esse foi um motivo relevante para a compra, visto que se uma destas distribuições meio capengas (e boa capenga nisso!) o que uma distro boa não faz? atualmente rodo o slackware 11 nele, com quase todo hardware testado e aprovado (só não testei o modem, mas eu não uso mesmo). Além disso tenho amigos que compraram notebooks no Brasil com Linux pre-instalado (ok, um ECS -vulgo pcchips renomeado- rodando o Blanes ) por um preço mais baixo.
E além do mais, a maioria de meus amigos que compraram notebooks nos últimos tempos (de um ano pra cá) colocaram GNU/Linux nos ditos-cujos e o reconhecimento de hardware é quase perfeito na maioria dos casos (tá, um tem uma máquina amd 64, e o Windows mal roda, enquanto ubuntu só tem alguns problemas com coisas do tipo flash)

De forma geral, em minha opinião o Linux está pronto para notebooks, descontando os chipsets que precisam de truques (tipo ndiswraper) a maioria dos hardwares é bem suportado, incluindo os famigerados leitores de cartão e placas de rede wireless
Comentário de Usuário de Acer
Testei diversas distribuições: Dentre todas as mais usadas distribuições, a que apresentou o melhor resultado de detecção de hardware e configuração foi a SUSE 10.1.
Curiosamente, a Open SUSE fresquinha é pior por não botar para funcionar a placa wireless com chip atheros. A versão 10.1 utiliza driver proprietário e essa informação é fornecida ao término da instalação. A open SUSE exige a instalação posterior do pacote madwifi.
A Kurumin 6.1 põe a placa wireless para funcionar com um pouco de ginástica. Meu notebook é um Acer Aspire 3623 com Celeron M370, Intel 82801, wide screen.
Nenhuma distribuição botou o modem para funcionar...
O desempenho da SUSE 10.1 é incrível mas preparo-me para abandona-la depois das últimas notícias... Aguardarei Debian Etch e Kurumin 7 para ver qual das duas apresenta o desempenho mais próximo da SUSE.
Comentário de Willian
Não tive problemas...: Eu adiquiri, na semana passada, um notebook Acer TravelMate 4220, Pentium Solo Core, 512 de RAM, 100GB HD, Monitor 15,4" (windescreen).

Tirei o Windows XP Professional SP2 que estava nele (fiz Recovery antes pois caso eu queira vender tem como recuperar a instalação apdrão do notebook) e coloquei Ubuntu Edgy 6.10. Tudo ocorreu muito bem, menos a resolução que não configurava de jeito nenhum para 1280x800. Mas precisei apenas do comando abaixo para solucionar esse problema:

sudo apt-get install 915resolution

A placa de vídeo (Intel Graphics Media Accelerator 950) estava configurada e já com suporte 3D, então aproveitei para instalar os pacotes necessários para o Beryl funcionar. E hoje tenho um notebook com desktop 3D e tudo Software Livre!!!


Obs.: Tudo que eu fiz um usuário leigo poderia fazer, bastando procurar nos lugares certos (Google). Digo isso também pois me considero leigo em Linux.

Abraços,
Willian
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004