Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Screenshots mostram elementos propostos para o tema do próximo Ubuntu

Lukas Märdian publicou screenshots de 2 mockups que mostram vários elementos de interface propostos para o próximo Ubuntu. Mockups são construtos sem funcionalidade, usados na prototipação de interfaces visuais.



Embora os mockups em si estejam extremamente carregados, e eu não tenha gostado do visual deles de forma geral (especialmente as cores fortes e os wallpapers), gostei dos elementos de interface apresentados, com cantos arredondados, sombras, tooltips, relacionamentos entre menus, e mais. Mas se eles forem aprovados, espero que ainda tenha várias rodadas de design pela frente, para polir e tornar o visual final mais suave ;-)

Saiba mais (blog.slyon.de).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de puelocesar
Só vale lembrar lembrar que: Só vale lembrar lembrar que estas propostas não vem da equipe de artwork do Ubuntu, mas sim de voluntários.

Qualquer um pode publicar sua idéia lá no Wiki deles no seguinte link:
https://wiki.ubuntu.com/Artwork/Incoming/Hardy/Alternate

Se alguém for designer e tiver idéias legais para o tema do Ubuntu sugiro que enviem no link acima, pois as que estão aparecendo por lá, tirando algumas exceções, não são muito legais na minha opinião

Oficialmente pelo o que eu sei parece que querem mudar tudo, do wallpaper, ao tema gtk e até o esquema de cores (ufa, finalmente)

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de andremachado
Gente, aquela sombra branca: Gente, aquela sombra branca no ss da matéria parece uma mulher! Será que o Mark permitiria isso?
Comentário de tenchi
Muito bonito mesmo, mas olhem as limitações tecnicas: A questão é: será que alguma gtk-engine é capaz de prover estes recursos?
Pois entra aqui a questão artística, mas a técnica também. É tudo muito bonito - confesso que achei bem melhor que o tema do Ubuntu atual -, mas muito código deve passar por debaixo da ponte para que tal recurso seja implementado. Algum composite, uma modificação na GTK+, etc, etc, etc.

Até agora não vi nenhum tema do GTK+ que faça isso. Mas da idéia surge o concreto. Boa sorte aos programadores e artistas do Ubuntu.

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Wallacy
Parece?: Uai, não conhece mulheres não? Aquilo é uma mulher.. hehe..

Serio, se vir aquele tema lá por padrão com aquele desk tenho certeza que vai mudar a opinião de muita gente quanto a interface do ubuntu, (inclusive a minha), não por ter uma mulher, isso é irrelevante, mais por ter um papel de parede que preste no mínimo.


------
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Wallacy
Marron diarreia...: Que a GTK permite fazer aquilo permite, acho que a pergunta seria se o cosumo de memoria vale a pena.

Infelizmente esse marrom que me lembra as horas solitárias no trono continua ai... Serio, odeio marrom fica horrível...

Se desse para trocar esse tema ai para outras cores sem perder o efeito... Seria uma coisa muito boa, principalmente para competir com o KDE4, ao meu ver ficaria muito mais bonito hehe...

-------
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de cwars
Ficou muito legal: \begin{comment}
Mas para mim, a única solução em relação ao gnome seria reescreve-lo do zero assim como o pessoal do KDE está fazendo, sei que é dificil, mas uma coisa tem que ser dita, o gnome atual parece uma verdadeira gambiarra, nem é porque o pessoal tenha trabalhado errado ou coisa parecida, mas devido a ter um monte de libs pra todo canto, que em um Desktop além de sobrecarregar a memória ainda deixa os aplicativos gnome muito lentos até três vezes mais lentos que o do KDE na maioria das vezes, dessa forma como é um Desktop como outro qualquer e tem suas libs padrões então seria ótimo se as reunisse e reescrevessem, até mesmo para corrigir as gambiarras que existem.

E se possivel integrasse de uma vez o glade ao gtk assim como outras coisas qye estão surgindo, além de que se pudessem aproveitassem do compiz para melhorar as capacidades do gnome, fazendo um fork ou qualquer outra coisa parecida, em resumo seria ótimo se fosse possível realmente isso acontecer, contudo o gnome é um projeto de estrutura monstruosa e refazer tudo isso seria uma bronca muito pesada.

Espero que o pessoal do Enlightment consigam terminar o quanto antes, pena que a bronca é que eles estão relamente zerados em termos de aplicativos.
\end{comment}

LaTeX + C + OpenGL + GNU/Linux == nirvana

A diferen\c{c}a entre o profissional e o amador \'{e} que o prossional sabe o quanto \'{e} dif\'{i}cil saber o que sabe
Comentário de tenchi
Marrom diarréia é relativo, pois ...: ... depende do que você comeu no almoço, entende?

Uma vez comi uns dois abacates, aí depois.... esquece...

hauahuahauhahauahuaah

Quanto ao consumo de memória, não estamos em tempos de Windows Vista, Java? Tô começando a achar que o consumo de memória não será lá o maior empencílio. Só terminarei de "não achar" quando comprar uma máquina nova, pois estou à três anos com os mesmo 512MB! ;-)

Pois como disse um cara lá embaixo, possivelmente teria-se que "forkar" o GTK e demais libs do GNOME para trabalharem realmente integrados com o compiz. Ou não, já que eu não sei como funciona o esquema de temas do GTK+ ;-)
Mas não deve ser tão simples como só criar a arte. Não que isso seja fácil, mas... ;-)

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de tiaggs
huhhahahaha: "Uma vez comi uns dois abacates, aí depois.... esquece..."
eu achei q ia falar do amarelo..........
Comentário de João Marcus
Duas vezes ou até três: Duas vezes ou até três vezes mais lento que o KDE? Quero um pouco disso que você anda tomando :)

Comentário de maiconfaria
Péssimo, ao meu ver, no: Péssimo, ao meu ver, no mesmo caminho do pessoal de arte do kde, esse pessoal não tem criatividade mesmo, correndo atrás do look do vista... só trocaram as cores

A doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com
Comentário de PSantos
Mas esse marrom: Mas esse marrom escatológico é de doer mesmo ...
Comentário de Hugo
Como se reescrever o gnome: Como se reescrever o gnome todo fosse algo rápido... e como ter o código modularizado em várias biliotecas fosse ruim... e como se vários aplicativos usando a mesma biblioteca carregada na memória ocupasse mais memória que cada um com a biblioteca linkada estaticamente....

Ah!... o KDE4 não foi todo reescrito do zero , apenas algumas partes, o restante foi portado... coisas que não podiam jogar fora por questões de compatibilidade binária foram jogadas, ideias novas foram acrescentadas, etc... mas muita coisa se aproveitou.
Comentário de Hugo
Se o designer assim como eu: Se o designer assim como eu acha bonito... fazer o que?
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004