Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

SCO perde na justiça: não é a dona do copyright do Unix


“O LWN informa, com base na notícia do Groklaw: uma das primeiras grandes decisões do caso SCO X Novell saiu, e a Novell ganhou. Em particular, determinou-se que a Novell é a proprietária dos direitos autorais sobre o código do Unix, e que a Novell tem o direito de desistir de causas iniciadas pela SCO contra terceiros (por exemplo, a IBM) baseadas neste código. A decisão completa está disponível em PDF para consulta.



Um dos pontos interessantes da decisão é que agora a SCO passa a dever para a Novell a maior parte do dinheiro que ela recebeu ao vender licenças do Unix para a Microsoft e a Sun, no início da sua campanha contra o Linux e a IBM. Isto corresponde a mais dinheiro do que a SCO tem hoje.

Não é o último capítulo, mas os diversos fios da trama começam a se fechar.”


Enviado por Helge Panzer Kampfwagen - referência (lwn.net).

Nos últimos 90 minutos, 8 leitores enviaram esta mesma notícia - aparentemente a comoção na comunidade será grande! Vale lembrar que ainda há possibilidade de recursos.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Darl
Um dos pontos interessantes:
Um dos pontos interessantes da decisão é que agora a SCO passa a dever para a Novell a maior parte do dinheiro que ela recebeu ao vender licenças do Unix para a Microsoft e a Sun, no início da sua campanha contra o Linux e a IBM. Isto corresponde a mais dinheiro do que a SCO tem hoje.


Bom, essa informação é um tanto imprecisa é pode levar a conclusões apressadas e incorretas.

Em um dado momento do andamento do processo e após sucessivos prejuízos financeiros da SCO, algumas pessoas punham em dúvida se a ela teria condições de continuar bancando o caso por muito tempo. Do nada surgem Microsoft e Sun, que de fato deram um novo fôlego a toda essa saga, alegadamente pagando vários milhões por licenças relacionadas ao Unix e que eu não estou bem certo o que são e nem sei se isto já foi esclarecido, talvez sim.

Segundo o que consta nos acordos entre SCO e Novel, todo o dinheiro (100%)referente a licenciamentos envolvendo o SVRX deveriam ir para a Novel e depois eram repassados de volta 5% desse valor para SCO. Acontece que resta apurar a contabilidade e determinar exatamente o que desses licenciamentos refere-se à parte que cabe à Novel. Não é uma questão legal, mas contábil.

Vale ressaltar que parte dos acordos pode se referir a tecnologia do Unixware e que não estaria sujeito aos repasses. Os próximos passos é que dirão se tem um buraco nesse cofre.

Independente do montante, o certo é que a decisão de ontem praticamente coloca um fim nesse absurdo que já dura bem mais tempo que a tolerância aguenta. Provavelmente daqui a um tempo ninguém mais ouvirá falar de SCO e outro empresa terá passado à história.

Comentário de Elias Amaral
Sun?!: Sun?! Por que a Sun precisaria comprar cópias da SCO, se ela desenvolve seu próprio sistema operacional e tem dezenas de sistemas livres pra escolher?

Aí tem coisa.
Comentário de Manoel Pinho
Ainda é cedo para comemorar: Ainda é cedo para comemorar e com certeza a M$ já deu o próximo passo de seu jogo de xadrez contra o linux. Há tempos que ela largou a SCO à própria sorte nesse processo e sabia que ela iria acabar perdendo e falindo.

Vocês acham coincidência que a M$ compro..., digo, fez o acordo com a Novell, agora judicialmente confirmada como a detentora dos direitos do Unix ? Na minha opinião vem mais coisa aí, só que usando a Novell como proxy nos ataques contra o linux e o Openoffice.org...


Comentário de xThiAg0
Ainda tem muita chuva para cair:
[..]Vale lembrar que ainda há possibilidade de recursos.


Podem ter certeza que ainda tem muita chuva para cair.
Na justiça, mesmo sabendo que vão perder os advogados recorrem a tudo que tem direito até que não tenha mais possibilidade de recorrer, tudo isto para pelo menos "atrasarem" o desfecho e seus clientes ganharem um tempo extra.

--
http://www.nerdgames.net/blog/
Comentário de hahaha
Realmente ainda há: Realmente ainda há possibilidade de recursos, mas qualquer resquício de credibilidade que a SCO ainda podia ter, com essa decisão foi pro espaço. O FUD agora não se sustenta mais e o caso em si faz muito tempo já se previa que só podia ter desfecho semelhante.
Comentário de CWagner
Se isso foi decidido em: Se isso foi decidido em relação a quem se dizia proprietário de uma marca, o que dizer então de quem se diz dono de patentes que teimam em não aparecer?

Acho que a M$, como icentivadora/financiadora da SCO no caso também deveria responder por prejuízos causados a concorrentes, mas isso é uma opinião minha, somente isso.

Saúde e Paz a todos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de grab
A Novell não comprou a USL?: Então não tem como a decisão não ser a favor da Novell mesmo. Tomara que haja recurso, mais dinheiro desperdiçado da SCO, porquê não vejo como o resultado poderia mudar.
Comentário de nemesis
mod parent up: tirou as palavras de minha boca, Manoel. De fato, a M$ agora abocanhou um osso bem mais saboroso. "All your Unix are belong to us"

a idéia de um M$ Linux está cada vez mais próxima e isso está afetando a realidade de formas inimagináveis. As coisas estão ficando meio loucas no mundo open-source, com uma empresa Mozilla fazendo um Firefox cada vez mais pesado e repleto de irrelevâncias e jogando bravatas no estilo M$ ao vento, com Java prestes a ser liberado em GPL, e com um diretor executivo da Linux Foundation dizendo "Fans do Open source precisam reconhecer que Windows está aqui para ficar e que junto com a Microsoft iremos formar um duopólio no mercado de sistemas operacionais (para PC)."

eu preferia quando software livre era criado a partir de pequenos trechos de código e melhorias contribuídos por amadores anônimos...

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Clésio Luiz
Estrela da Morte: Augusto, essa foi apenas uma Estrela da Morte, o Império está construindo outra. Não vamos nos alegrar muito com a vitória nessa batalha, pois a guerra contra o Império não acabou. Na foto dá para ver o inimigo escapando lá no fundo.

--
"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
Comentário de timm
Chega a ser até irônico: A comunidade Linux crucifica a Novell pelo acordo com a Microsoft, mas no caso SCO elas são rivais. Agora, depois do que tenho presenciado, complexo seria a Novell ganhar totalmente e a Microsoft comprar a Novell. Aí ia ser ruim.

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de flaviothunder
O grande problema é que: O grande problema é que isto é iminente...
Comentário de Manoel Pinho
M$ linux: O próprio Firefox cada vez mais tem sido desenvolvido visando o windows. As outras versões são desenvolvidas como conseqüência do código ser multiplataforma. Já avisaram que querem deixar o desenvolvimento do Thunderbird de lado.

O mais crurioso é que a M$ já teve o Xenix, um unix, e o linux da Novell agora está fazendo esse papel, mesmo que não de forma oficial.

Quem acompanhou esse caso SCO e as jogadas e lobbies que a M$ está fazendo para impor o seu OpenXML como padrão ISO sabe do que ela é capaz.
Comentário de Valdomiro
O problema é esse mesmo: A: O problema é esse mesmo: A Novell ganha e a M$ compra a Novell >:(
Comentário de Darl
Não é bem assim. Não é: Não é bem assim. Não é porque afinal a Novel é que prevaleceu no caso que o Linux é derivado do Unix. Vamos dizer que isso apenas abreviou todo o resto que estava em disputa. Se a SCO não detém direitos autorais, não pode nem sequer questionar se existe código dos SVRX no linux, simples assim.

Disputas de propriedade a parte, a defesa da IBM se baseava primariamente em argumentos muito mais sólidos: o código copiado nunca ter aparecido; alegações baseadas na utilização de cabeçalhos que não estariam cobertos por direitos de autor; as licenças sobre o SVRX deixarem claro que código derivado pertence ao licenciado. A SCO continuar distribuindo o linux que é coberto pela GPL. A verdade é que são tantas as falhas nos argumentos da SCO que fica difícil entender que estúpido deixou isto seguir para os tribunais.

Eu tenho lá minhas desconfianças da Novel, mas pra ela é muitos mais complicado usar os mesmos argumentos absurdos contra o Linux. Se já era difícil engolir que código da SCO tivesse sido incluído no Linux à revelia dos seus diretores, imagina da Novel e depois de tudo que aconteceu estes anos que o caso se arrasta em tribunal.

Não me parece algo absurdo a possibilidade da Microsoft comprar a Novel no futuro. Mas por outros motivos até mesmo estratégicos e por causa dos interesses em comum no .Net. Disputas envolvendo direitos autorais acho que são mais improváveis depois do fiasco SCO. Os próximos ataques muito provavelmente serão envolvendo patentes de software.

Comentário de Cristiano Xavier Alves
GNU IS NOT UNIX: Não sei se entendi bem.
A Novell saiu vencedora no processo e ficou decidido que as mesma é a detentora dos direitos do Unix.
Até onde eu sei, GNU IS NOT Unix e o Linux foi escrito de forma a ser um sistema operacional que se comporte como o Unix (unix like) porém não foi utilizada nenhuma linha do código fonte do Unix, que sempre foi um sistema proprietário.
Desta forma, se a M$ comprar a Novell, a mesma passará a ser proprietário da Unix e não do Linux.
Comentário de Lisias.
Um passo de cada vez.: Primeiro, Bill Gates compra o UNIX.

Depois, uma campanha "GNU *IS* UNIX" (me diga uma só campanha da MS que não tenha dado resultados...)

Por fim, licenças do M$ Linux sendo vendidas, para não falar no LGA (Linux Genuine Advantage) sendo instalado em nossas distros.

E não, eu não estou fazendo piada... :-(
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004