“Artigo bastante positivo da revista Salon sobre a influência de Richard Stallman na Índia. Selecionei dois trechos: 'Esta semana, o New York Times registrou que o governo comunista do estado indiano de Kerala está em campanha para eliminar a Microsoft do uso em instituições públicas. O governo deseja que entidades que recebem fundos do estado, como escolas públicas, migrem para software livre, como os sistemas operacionais baseados no Linux. E, adivinha? Richard Stallman esteve profundamente envolvido.
Stallman esteve impulsionando o software livre na India há anos. Em 2001 ele escolheu Kerala como quartel-general para a afiliada indiana da Free Software Foundation, a organização sem fins lucrativos que ele fundou para promover software que os usuários possam copiar e modificar livremente.
Não muito tempo após a socialista Frente Democrática de Esquerda ter ganho o controle da assembléia estadual de Kerala em maio de 2006, ele retornou, fazendo lobby junto ao governo incansavelmente. Há algumas semanas, o governo baniu a Coca-Cola e a Pepsi, baseado na descoberta por vigilantes ambientais de que havia altos níveis de pesticidas nos produtos. Agora ele se voltou para a Microsoft. (...)
O povo de Kerala procurou por trilhas diferentes há décadas, senão séculos. É de se admirar que eles desejem experimentar com o software livre? Não há garantias de que funcionará, mas com certeza vale a tentativa.'”
__E me atenho a palavra "funcional", porque considero mais importante que se migre 20% de fato, do que a promessa de migração total que no final das contas vira 0,5%.
__Sempre disse que o poder do Linux está nos telecentros, onde ele realmente deu certo, porque o usuário usa porque tá lá e ele não vai reclamar, até que termina sendo fisgado pela questão cultural...Se você oferece a opção a quem já está viciado com as tecnologias "padrão", não terá grandes resultados.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br