Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Saiu a versão 0.7 do software gráfico Xara Xtreme GPL para Linux

O Xara Xtreme, tradicional programa de edição gráfica que foi lançado como GPL e começou a ser portado para Linux no início de 2006, lançou na sexta-feira a sua versão 0.7, com uma série de novidades em relação ao recente 0.6, incluindo a ativação de ainda mais recursos que anteriormente não estavam disponíveis. Entre os recursos recentemente ativados na versão livre estão algumas melhorias na ferramenta de texto (incluindo réguas horizontais e verticais), novas rotinas de importação e importação de formatos (incluindo SVG, e incluindo arrastar e soltar), preview de exportação para bitmaps, melhorias na impressão e muito mais.



Comercialmente, o Xara X se posiciona como concorrente do Freehand e do Illustrator. A página de screenshots está bastante sortida, mostrando exemplos de projetos classificados em: simples, geral, foto-realísticos, ilustrações técnicas, cartoon, design comercial, detalhado, desktop publishing, logos e ícones, pinturas e edição de fotos.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Evandro Begati
Perfeito! Maravilha!: Perfeito! Maravilha!
E parecendo rodar lisinho sob Ubuntu ;)
Comentário de Antoine
Super 10!: O programa está fantástico! Que belo trabalho e dedicação!
Comentário de alexandre_parente
Oi. : Oi.

Eu sou totalmente ignorante sobre aplicativos gráficos, então qual a diferença entre o xara e o gimp? não pergunto sobre qualidade e sim sobre função. Na nota "...Xara X se posiciona como concorrente do Freehand e do Illustrator..." qual seria os seus equivalente livres? onde o photoshop entra (categoria)?


Comentário de rca_cap
GIMP é um editor para: GIMP é um editor para imagens bitmapped, como o photoshop

o Xsara é vetorial como o inkscape, corel, ...
Comentário de wconserta
Xara e Inkscape são: Xara e Inkscape são concorrentes do CorelDraw ou seja programa de vetorização de imagem ou que seria criar uma imagem do zero

já gimp, photoshop, photopaint, são programas que lidam com imagens prontas em bitmap ou seja fotos de camera digital e algum tratamento especial nas imagens criadas em vetores e convertidas em bitmap

o Xara e Inkscape parece que estão mesmo trocando os codigos pois estou vendo semelhanças no dois em alguns recursos como a palheta de cores
Comentário de ricardomoc
Necessidade: Esse programa permite transformar uma imagem .jpg ou .bmp ou algum outro tipo de imagem em .svg? Ou imagens .svg só podem ser criadas do zero?
-------------
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós.

Comentário de Ricardo Pazeto
Fotos em SGV: Transformar fotos em SVG não dá, o que se pode fazer e usar a ferramenta de raster que transforma a foto em uma imagem vetorial, dessa forma, você pode exportar pra svg ou qualquer outro formato.

Mas tem um detalhe, a imagem fica parecendo desenho,muitas vezes perdendo alguns detalhes, não conserva as caracteristicas da foto.
Comentário de jonata
Desenho X Imagem: Na verdade nao é possível converter uma imagem em svg (falando-se de modo superficial), pois o formato SVG é um formato de "desenhos", enquanto uma imagem é uma imagem... imagens podem ser incorporadas em um arquivo de desenho, como o svg, onde nesse caso a "imagem" se torna apenas um vetor, um desenho, geralmente com 4 pontos, onde o preenchimento (a 'cor' do vetor) é a imagem.

Além disso, o contrário também é possível... vc pode converter um desenho em svg em uma imagem... nesse caso todo o seu projeto, o q vc vê na tela, vai ser transformado em bitmaps e desse modo vc nao poderá mais editar o projeto com a manipulação dos vetores, pois eles nao existem. É aí q entra os programas GIMP, Krita... esses são "manipuladores" de imagens, de bitmaps (embora hoje já é possível editar vetores no GIMP)

meio confuso? :D

Comentário de Ronei Arquimedes Ferreira
Xara é um bom programa,: Xara é um bom programa, instalei e dei uma pequena olhada, se importar 100% os arquivos svg aí fica bom, mas fora disso continuo com Inkscape.
Comentário de Manoel Pinho
Formato vetorial x bitmap: Possível converter é, porque na pior das hipóteses bastaria gerar um vetor para cada pixel da imagem bitmap. Logicamente isso gera um arquivo enorme e pouco prático para manipulações por editores gráficos vetoriais, mas na teoria é possível.

Já existem programas que geram formatos vetoriais a partir de bitmaps como esse

http://autotrace.sourceforge.net/

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de ano@nimo.com
"A Star is born": "A Star is born"
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004