Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Saiu o beta 1 do KDE4 - participe do concurso de wallpapers

O projeto KDE nos enviou comunicado hoje informando que o KDE 4 beta 1 está disponível a partir de hoje, representando um importante marco: suas bibliotecas estão prontas para o uso pelos desenvolvedores de aplicações.



A imagem acima mostra o Plasma, o novo desktop shell do KDE, juntamente com alguns "plasmoids", os widgets do Plasma.

O mesmo release informou ainda sobre o concurso de wallpapers sendo realizado pela comunidade da arte do KDE. Para contribuir com o conjunto de wallpapers que serão distribuídos junto com o KDE4, acesse http://pd.ruphy.org

Saiba mais (kde.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de jose alonso
Imitacao: Imitacao barata do macosx, sem comentarios...
Comentário de linoxman
Não use.:
E só não usar. Tais sendo obrigado a usar ?

Se tiver alguém ai do teu lado com um revólver na tua cabeça avisa, que agente manda a polícia ai.


--
José Carlos Colzani

Comentário de hlegius
Puxa: Opa, tá ficando show de bola esse KDE 4 hein ? =)
Acho que vou esperar mais um pouco para tirar minha HD sata da embalagem, assim já instalo o Arch com KDE 4 :D

Parabéns ao time KDE pelo excelente trabalho que vem realizando!
--
User Linux: #403858 - ArchLinux
http://www.hlegius.pro.br

Comentário de nemesis
ótimo: bom ver todos os desktops de hoje finalmente algo em pé-de-igualdade com o Mac. Digo, M$ com seu Vista e Linux com KDE4 e Gnome/Compiz/Beryl.

Assim, já não ficam os lamers dizendo que as janelas são feias, o tema é ridículo etc...

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de silveira
Silveira Neto: Nossa tá muito interessante.
É por isso que eu levo a maior fé no KDE, a preocupação com a inovação.
--
Silveira Neto - Fortaleza-CE.
www.eupodiatamatando.com

Comentário de tenchi
ótimo, mas não eh bem verdade: Não quero criar discussão por causa disso, mas interfaces como GNOME e KDE já estão em pé de igualdade sim, com a interface do Vista e OSX, já há um bom tempo. Temas bonitos é o que não faltam, desktop 3D já há, embora o compiz dependa do GConf, o que dificulta sua integração com o KDE.
Acho a interface do KDE2 e do GNOME2 muito mais bonita do que qualquer Vista. E com muito mais funcionalidades até. Quanto ao OSX, confesso que nunca usei um, mas pelos vídeos que ví até do Leopard, não vejo grandes revoluções na Interface. Somente umas transparênciazinhas, umas coisinhas que se mexem, etc.
O problema é que, o Windows tem sempre cara de Windows, o Mac tem sempre cara de Mac. Já o Linux (KDE, GNOME e companhia) têm a cara que ousuário desejar. Aliás, é possível trocar o papel de parede do Mac? Pois até agora eu nunca vi uma área de trabalho que não tivesse aquele wall azul ;-)

O KDE4 têm um projeto próprio de Desktop com efeitos 3d (procure kde4 effects no youtube), o que na minha humilde opinião é meio que "uma perda de tempo", pois já há coisas muito boas na área, como o próprio compiz. Bastaria somente melhor a integração entre este sistema e o KDE. Assim o compiz evoluiria muito mais rápido com o pessoal do KDE trabalhando junto.

Flw.

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Rodrigo Crespo
Observem o programa Marble: A foto do aplicativo mostra um mapa mundi sendo usado no QtDesigner, muito legal, fora os recursos que o programa tem como zoom, rotação e localização. As melhorias do KDE 4 deve surpreender a todos e provavelmente agradará bastante os usuários que migrarem do Windows para o Linux.

http://blog.trolltech.com.br
Comentário de nemesis
quase ia esquecendo: só: quase ia esquecendo: só faltam drivers open-source com aceleração 3D.

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de tzbishop
vamos testar: Ontem mesmo estava a fim de compilar o KDE alpha só pra ver as coisas novas. Agora, então, já é beta! Sem dúvida compilarei muitíssimo em breve.

O último que compilei foi o SVN de de 17 de dezembro de 2006. As inovações na parte gráfica eram poucas, já que, se não me engano, o Plasma ainda nem tinha começado. Mas já era possível ver as melhorias do Qt4 em relação à perfomance e rapidez.
Comentário de Chernobyl Oliveira
Imitação!:
Putz!
Imitação barata do Mac OS X! Patético.
Mac OS X rulez, melhor que essas drogas tipo KDEm, Gnonme etc etc etc
Comentário de tenchi
Coisinhas que vêm do fundo do nariz: Será que essas coisas na área de trabalho se mexem? Tipo, com movimentos reais, não sei. O nome plasmóides me lembra algo que "se mexa que nem meleca" hauah.
Tipo, esse negócio amarelo deve ser o knotes. Ou seja, o que acontece com um bloquinho de notas? vc tira a folha, vai para a próxima, a folha se emxe e tal, joga no lixo, etc. Poderiam fazer com que esses trecos fizessem coisas do tipo. Entenderam? Acho que seriam legais. Pelo que eu vi no programa de demonstração do Qt4, isto é possível. Só não sei se é muito difícil de implementar.

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de popolony2k
É .....: ...depois que deram "trela" para a turminha do sistema proprietário da maçã, deu nisso !!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de dupotter
larga de ser chato: Pô meu, quer dizer que não pode falar sobre Apple aqui? Não se pode dizer que o projeto KDE esta parecido com a interface acqua? Francamente cara, cai na real, da mesma forma que o Os X serve de inspiração para muitos projetos, o linux serve de inspiração para outros tantos, informática é isso, não é questão de fazer cópia descarada, o negócio é não reiventar a roda.

E todo fanastismo é doença!
Comentário de gilsonmontanhajr
opaa: Baixei no lançamento o live-cd do SuSE com kde4... já é a segunda versão do Plasma. parece que ele tamais rápido, porém, o desktop, de um modo geral ainda está instável. O Desktop (sem o plasma) está mais rápido, só que me pareceu que o pessoal ainda não começou a "fuçar" nele.. pois não tem configuração pra nada ainda. o Kmenu, as vezes não funciona, os atalhos perdem o caminho. o Plasma ainda trava um pouco. pensei que seria baseado no superKaramba (ao menos aqui a interface ficava pesada), mais me pareceu é que não é... (existe alguns testes do pessoal do kde em colocar temas do karamba no plasma, ainda não sei o que virou).
Achei que para um BETA, ta de bom tamanho, agora é esperar pra ver.
Comentário de xebe
Fanatico: Parece que o fanatico aqui é você, releia oq vc escreveu:

"Putz!
Imitação barata do Mac OS X! Patético.
Mac OS X rulez, melhor que essas drogas tipo KDEm, Gnonme etc etc etc"

Quem é o fanatico??
Comentário de Knux
"Acho a interface do KDE2 e: "Acho a interface do KDE2 e do GNOME2 muito mais bonita do que qualquer Vista... Quanto ao OSX... Somente umas transparênciazinhas, umas coisinhas que se mexem, etc."

Reconhecer um ponto negativo é o primeiro passo para evoluir. Ainda bem que o pessoal do KDE não pensa como você ou estariam empacados no KDE 1 até hoje.

"Aliás, é possível trocar o papel de parede do Mac?"

Ah, desculpe, eu confundi você com uma pessoa séria. Agora vejo que se trata de um troll. Vai falar do mouse de 1 botão também?

--
"Remember there is a big difference between kneeling down and bending over"
Comentário de nemesis
honestamente, eu preferiria: honestamente, eu preferiria ver incrementos em usabilidade devido a uso de I.A. para criar assistentes pessoais, filtros de notícias e agentes de informação integrados à interface do que toda essa tranqueira gráfica emulando páginas de papel ou cubos rodando...

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de CWagner
Seria um ótimo: Seria um ótimo projeto.

Você já tem algo em mente ou papel eletrônico? Algo modelado ou mesmo rabiscado? Se tiver pode ser um bom projeto/produto.

Pense bem, ou melhor não pense! Implemente e veja no que dá. Se precisar de ajuda, "tamos aí"!

Saúde e Paz a todos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de tenchi
Trollando e levando: Karamba. eu expressei minha opinião. Não tenho nada contra o OSX, só disse que achei engraçado o fato de toda captura -de-tela que eu vejo dele ter o mesmo papel de parede!
Talvez as pessoas gostem do azul, não sei. Eu disse: nunca usei um, portanto qualquer comentário meu sobre seria nada menos que mera especulação.
(E lá onde eu disse KDE2, eu queria dizer 3. Acho que apertei o botão errado e nem reparei.)
Eu até poderia encrencar com o mouse de 1 botão. Já me perguntei sobre isso. Mas às vezes até eu acho que esse monte de botões que esses mouses de hoje têm são um tanto supérfluos ;-)
Voltando à questão anterior, vi vídeos do Leopard no site da Apple. Vai ver que é porque eu não tive contato "físico" com um, mas não vi tanta dferença de usabilidade entre a interface Acqua e uma interface "normal" (Kde, gnome, windows, etc). Desktops virtuais o Linux já tem há tempos (herança do Unix).
Só não vejo porque disso de "Ai, eu me derreto quando vejo um Mac". É um desktop bonito, mas não revolucionário, como o Jobs quer que a gente acredite.
--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004