Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Saiu a lista de metas de especificação para o próximo Ubuntu


“Saiu a lista de metas de especificação para o próximo Ubuntu, a ser lançado em abril de 2007. A que eu mais gostei foi a intenção de alertar os usuários quando eles estiverem usando drivers binários, mas a que está em primeiro na lista (o network roaming) também me interessa bastante, pois levo a vida conectando meu notebook a várias redes sem fio diferentes todos os dias.”


Enviado por Tatiana T - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Henrique.
mad-wifi: Falando nisso ... fui só eu que tive problemas com a última versão do Ubuntu + Madwifi ?

Ficou muito chato de configurar a rede ... o painel do Ubuntu simplesmente não funciona ... e para fazer via shell são uns quantos comandos!
Comentário de Douglas Augusto
A questão da "alerta de: A questão da "alerta de usuários quanto aos drivers fechados" é um bom avanço, mas percebe-se que a Ubuntu, diferentemente de outras distribuições, não têm compromisso estrito com a liberdade --nem uma pequena nota nesse sentido. As motivações para esta decisão são baseadas tão somente em aspectos técnicos[1]:


* we are completely dependent on the hardware vendor for bug fixes, even for security bugs
* security fixes need careful testing, because we don't know what changed in the update
* we don't know the vendor's roadmap for updates
* we don't have any service-level agreement
* any problems with the "tainted" kernel will not get attention from upstream kernel developers.


São argumentos fortes por si só, no entanto, e para os que tratam a liberdade em segundo plano, fica aí alguns bons motivos técnicos.

1. https://wiki.ubuntu.com/BinaryDriverEducation
Comentário de brain
A filosofia do Ubuntu: Os itens que você reproduziu são as motivações dos 3 desenvolvedores do projeto Binary Driver Education. Para saber mais sobre a filosofia do projeto Ubuntu, veja http://www.ubuntu.com/ubuntu/philosophy
Comentário de Gustavo Franco
Especificações já implementadas para o Debian Etch.: network-roaming: Implementada quando o usuário instala o "Desktop environment"

accelerated-x: Implementada, AIGLX habilitado por padrão.

Algumas relacionadas a transições já estão implementadas também e outras relacionadas ao KDE (kubuntu no Ubuntu), que por sinal são a maioria das specs listadas até agora.

Para quem quiser verificar esses e outros itens, baixe o Release Candidate I do instalador para o Debian Etch, em: http://www.debian.org/devel/debian-installer

-- stratus

Comentário de Douglas Augusto
No próprio link apontado: No próprio link apontado por você está a exceção quanto à liberdade a qual me refiro, a dos drivers:

When you install Ubuntu almost all of the software installed already meets these ideals, and we are working to ensure that every single piece of software you need is available under a licence that *gives you those freedoms*. _Currently, we make a specific *exception* for some "drivers" which are only available in binary form_, without which many computers will not complete the Ubuntu installation. We place these in a restricted section of your system which makes them trivial to remove if you do not need them.


Em suma, trabalham para que a distribuição respeite a liberdade, *exceto* no que tange os drivers. E então[1]:

We are installing non-Free drivers by default


Nesses termos a Debian[2], Fedora Core[3], OpenSuse[4] e gNewSense[5], por exemplo, tratam a questão da liberdade com mais responsabilidade.

A propósito, no link específico sobre o alerta quanto os drivers binários no Ubuntu[6], consta o nome de quatro desenvolvedores, sendo que um deles, como "registrant", ninguém menos que Mark Shuttleworth.

1. https://features.launchpad.net/distros/ubuntu/+spec/binary-driver-education
2. http://www.debian.org/social_contract
3. http://fedoraproject.org/wiki/ForbiddenItems
4. http://br-linux.org/linux/node/5581
5. http://br-linux.org/linux/fsf-anuncia-o-gnewsense-distribuicao-derivada-do-ubuntu
6. https://features.launchpad.net/distros/ubuntu/+spec/binary-driver-education
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004