Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Revolução no desktop 3D no Linux

“Vídeos e informações, algumas referências sobre o desktop 3D no Linux.”


A nota foi enviada por Rafael Gimenes (falecomΘrafaelgimenes·net), que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ThiagoArbex
Ô notíciazinha ruim que vc: Ô notíciazinha ruim que vc linkou heim brain. No youtube tem vários vídeos, é só procurar por "desktop 3d". Fazendo essa mesma busca aparece um protótipo de desktop completamente diferente do que a gente conhece, que não usa as 3 dimensões para dar efeito a objetos de 2 dimensões mas na verdade usa as 3 dimensões para manipular arquivos etc. Muito interessante.
Eu infelizmente ainda não consegui fazer o Xgl funcionar no meu gentoo com a minha placa legada TNT2.
Comentário de brain
Manda o link: Publica um artigo descrevendo estes outros vídeos, e me manda um link, Thiago, que divulgarei com o maior prazer! Existe uma demanda muito grande por este tipo de material, e muita gente ainda não sabe aquelas informações básicas que constam na notícia que você criticou.
Comentário de RSM
muito interessante.: muito interessante.

estou afim de testar o XGL no meu pc com suse 10.1 porem nao tenho placa 3d ainda.. que modelo vcs recomendam? nao uso muito o pc para jogos, mas gostaria de usar recursos 3d... algo com boa relacao custo x beneficio..

Comentário de ThiagoArbex
Foi mal aê: Eu até peço desculpas pelas críticas, só achei o artigo do link meio mal escrito mas tem valiosas informações. Em português ainda por cima o que é mais importante.
Pra não ficar só nisso aí vão duas coisas que eu acho legais (ambas em inglês):
- O vídeo do desktop prototipo, é inspirador
http://www.youtube.com/watch?v=RK_WLVO-TgA
- Já tem um passo a passo completo (em inglês) sobre a instalação da Xgl no gentoo.
http://gentoo-wiki.com/Xgl

Já tem específicos para outras distros também, outro dia eu esbarrei no do ubuntu. É só procurar o da sua.

Esse passo a passo do gentoo não funcionou comigo mas eu me enrolei no meio de campo e minha placa de vídeo é antiga. Suponho que para placas novas não vão existir tantos problemas. Lembrando ainda que esse passo a passo tem sido atualizado constantemente.

Comentário de cenoura
XGL no Fedora Core: Tem um tutorial para o Fedora Core 5 no meu site (que alias já foi divulgado há algum tempo aqui mesmo no BR-Linux).

Muita gente vem testando e estou melhorando ele para corrigir eventuais problemas reportados. Quem estiver interessado, pode acessar o link: http://cenoura.homelinux.com/linux/como_configurar_xgl_fedora_core.php

[]'s

--
Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004