“
Conforme o excelente artigo de Laércio Vasconcelos (com a reportagem comentada por ele), publicado no ForumPCs, na edição desta semana 11/07, a revista Veja publicou uma reportagem sobre o crescimento das vendas de micros de marca no país. Até aí tudo normal. Porém a reportagem já começa com o sugestivo título: 'Adeus ao PC de fundo de quintal As vendas de computadores de marca já empatam com as dos montados com peças piratas.' Aí já dá pra sacar a temática da reportagem, que diz que os computadores montados ('de fundo de quintal') utilizam peças piratas ou contrabandeadas: 'Os fabricantes brasileiros de computadores estão se preparando para comemorar uma grande virada até o Natal deste ano. Pela primeira vez, as vendas de PCs de marca devem superar as das chamadas máquinas cinza, aquelas recheadas com memória, processador e programas contrabandeados ou piratas' e por pessoas despreparadas: 'A mudança afeta as pequenas empresas, que sobrevivem na informalidade, sem prestar contas à Receita Federal, e ao montador de micros aquele amigo da família que já prestou serviços a toda a vizinhança com peças das quais nem ele sabe a procedência'. A reportagem é mais uma vez absurda e infundada, já que a reportagem em momento algum cita que nos micros montados são usadas muitas vezes as mesmas peças (e muitas vezes até de marcas melhores) dos micros de marca e na maioria das lojas sérias é dado um tempo de garantia. Claro que existem técnicos e lojas desonestos, mas aí são casos específicos e não a regra. Infelizmente a revista veja mostra mais uma vez a sua tendenciosidade.” A nota foi enviada por Flávio Borges (flavioemilioborgesΘyahoo·com·br), que acrescentou este
link da fonte para maiores detalhes.
__Ás vezes escolhem peças boas, mas com má interoperabilidade, como algumas misturas de placas mãe ASUS, com processadores AMD, que esquentam muito...E não colocam um ventilação decente, num gabinete muito pequeno para o equipamento.
__Há também a velha economia em parafusos, Flats e fontes decentes. No final o mercado cinza acaba sendo um provável furada...Mas atire a primeira pedra quem não comprou um PC de loja e o bicho morreu após seis meses. Esses equipamentos são montados muito rápidos e mal contatos acabam sendo frequentes...Nesse sentido, se você tiver a sorte de encontrar um bom técnico, vá lá! Infelizmente isso é raro hoje em dia.
__Agora uma vantagem do mercado cinza, é que você conversa com o dono, faz sua configuração, reclama e pode ser chato...Ao contrário de quem compra um micro no supermercado, que acaba lidando com aqueles cyborgs, que não sabem de nada e num tã nem aí pra sua reclamação, sendo sempre inflexíveis.
__Não posso negar que a matéria da Veja foi uma droga, mas uma dessas onde eles vão atrás dos "especialistas" dos meios "oficiais", e saltam uma dessas.
__Geralmente não gosto do Laércio, ele é muito Windows-like, mas desta vez o cara mandou bem.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br