Recebi na semana passada a edição de julho da revista inglesa Linux Format, e mais uma vez recomendo: suas 116 páginas vêm recheadas de informações para todos os níveis de entusiastas de Linux. A parte que mais me chamou a atenção foi a longa entrevista sobre desenvolvimento do kernel Linux com Greg Kroah-Hartman (tem algumas perguntas adicionais
on-line), mas o especial de 10 páginas sobre o uso de software livre nas escolas também é muito interessante, assim como o texto explicando o Creative Commons.
Entre os artigos mais técnicos, eu gostei do texto sobre o Open X-change (com ênfase na substituição do Exchange), o artigo sobre macros no OOo Calc, o comparativo entre diversas ferramentas de suporte a weblogs (incluindo wordpress, movable type, nucleus, blosxom e outros), o tutorial de instalação do wordpress, as novidades do Ubuntu Dapper e um interessantíssimo comparativo de desempenho entre o Oracle e o MySQL (com MyISAM e InnoDB).
O DVD traz o PCLinuxOS, o CentOS 4.3, o instalador do Oracle 10g XE, o Open X-change, um tutorial de Gimp (originalmente publicado em 150 páginas da revista, ao longo de vários meses), o Moodle e muito mais. Pela primeira vez, o DVD vem em um envelope incluído na encadernação da revista - sem celofane, sem perdas, sem arranhões. Tomara que a idéia se espalhe.
Sou assinante da Linux Magazine e desde Março não recebo a revista. Para nao ficar sem a revista tenho comprado nas bancas, mas acho isso uma falta de respeito com o assinante. Outro dia recebi uma ligação da revista dizendo que minha assinatura estava expirando em Junho e que era possível renovar por dois anos por um valor promocional. Expliquei que não havia recebido a revista de Abril e que desde Novembro do ano passado tinha sempre de mandar vários emails para poder receber a revista. A atendendente falou sobre os vários problemas que eles tiveram desde troca de logística de entrega até ter de mandar toda uma edição para a gráfica novamente, mas acabei não aceitando por que sei que vou acabar gastando em dobro novamente (sempre compro a revista assim que chega nas bancas para nao correr o risco de ficar sem...) e estou cansado disso.
Hoje depois que li o post do Brain sobre a Linux Format, visitei o site da revista, vi os valores e resolvi assinar. A assinatura anual com 12 exemplares com DVD custa 90 libras (R$370,00) o que é aproximadamente o valor que gastaria na renovação da Linux Magazine por mais 2 anos.
Mesmo o valor do exemplar da Linux Format sendo o dobro da Linux Magazine brasileira, acredito que ainda vale a pena.