Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Revista Info pergunta: o Brasil precisa da COBRA?


“Da matéria:

O Banco do Brasil faz uma operação para tentar salvar sua empresa de TI. Mas o país precisa dessa estatal?

Executivos do Banco do Brasil estão com a agenda carregada para apresentar ao mercado um novo fundo baseado em créditos que a Cobra Tecnologia, sua empresa de serviços tecnológicos, receberá nos próximos anos. Mas, além de ser uma alternativa de aplicação financeira para potenciais investidores, a operação tem outra finalidade: salvar a Cobra. Pela matemática do BB, o negócio garantirá injeção imediata de 250 milhões de reais em sua coligada. Foi a saída encontrada para resgatar a companhia, hoje afogada em dívidas e pendências judiciais. Mesmo que a estratégia tenha sucesso, duas perguntas permanecem em aberto. A mais óbvia é: o que fazer para tornar a empresa rentável e evitar que, em breve, uma nova operação salva-vidas seja necessária? Mas há um questionamento que deveria preceder qualquer outro: o que, afinal, o país ganha com essa estatal?


Eu visitei o site da empresa hoje e achei particularmente curiosa a página de casos de sucesso da empresa. Mas o trecho mais instigante da notícia da Info é sobre a forma como a empresa se envolveu com o software livre, e os resultados que alcançou: 'A partir daí, a Cobra envolveu-se em projetos que um analista de mercado, que prefere não ser identificado, definiu como 'megalomaníacos'. Entre eles estava um processo de internacionaliza ção, apoiado na construção de um pólo de tecnologia na cidade de Ponte de Lima, em Portugal; o desenvolvimento de um sistema para concorrer com o Windows, da Microsoft, batizado de Freedows, em parceria com a desconhecida Free Software; e uma suposta participação decisiva no projeto PC Conectado (depois renomeado Computador para Todos), para levar recursos de informática à população de baixa renda. Hoje, a Cobra está fora de todas essas iniciativas.'”


Enviado por Tatiana T - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de geekslack
Na minha opinião...: Bom, é fato que a Cobra Tecnologia era uma empresa quebrada que o Banco do Brasil incorporou a sua estrutura para saldar as dívidas que os diretores dessa empresa tinham com o Banco.
A intenção era louvável, criar uma empresa que produziria equipamentos e softwares para os governos, mas parece que no meio do caminho a coisa mudou de rumo. Hoje (mas vem de outros governos e não só do atual), a Cobra Tecnologia é utilizada como faxada compra de equipamentos sem licitação. Equipamentos esses, que muitas vezes não chegam ao seu destino. Na minha opinião a Cobra Tecnologia poderia ser uma aspirante a privatização, o Brasil ganharia muito mais com isso.


Geek_Slack
Linux User #203430
Comentário de fzero
Se vão matar a COBRA, vão ter que mostrar o...: ...motivo. Se bem que a Cobra na verdade foi trazida de volta do mundo dos mortos. Lembro da época em que eles faziam basicamente hardware (eu visitei a fábrica deles numa excursão do meu colégio no primário!) e já estavam mal das pernas - isso na época do lançamento do 386. Não vejo motivo para a empresa continuar existindo se não houver um propósito claro ("integração de soluções" é meio vago, não?).

Claro que vão surgir várias pessoas com comentários ufanistas do tipo "TEMOS QUE DEFENDER A EMPRESA BRASILEIRA DE TECNOLOGIA!!!", sempre escritos em caps (o pessoal é da época em que computadores não tinham shift), mas o importante é fazer uma análise racional, deixando de lado o patriotismo inútil e manter os ânimos calmos. Se houver um nicho que justifique a manutenção da empresa, ótimo. Se não houver, algumas pessoas vão ganhar uma bolada de FGTS e poderão seguir em frente numa boa.
Comentário de patrick
Telefonica pode, por que o BB não pode?: Se a Telefonica e a Telemar terceirizam serviços para suas próprias subsidiárias, por que o Banco do Brasil não pode fazer o mesmo?

Toda empresa empreendedora testa novos produtos, novos mercados, muda de atitude etc. Por vezes acerta, por vezes erra. Se gastar rios de dinheiros com alguma solução obtusa da Microsoft, mesmo que tudo dê errado, não haverá problema, pois é um "investimento" em tecnologia. No entanto, no Brasil, uma empresa pública será severamente apedrejada se cometer algum erro relacionado com software livre.

Abraços,
Patrick
Mossoró-RN
Comentário de Paulo Pontes
não tem nada a ver com: não tem nada a ver com software livre ou com aposta em novas tecnologias.
A Cobra cometeu erros em demasia e não está conseguindo se sustentar. Uma empresa que não consegue se sustentar pelos seus próprios produtos e serviços não deve ser "salva" com dinheiro público
Comentário de ricardomoc
Cuidados: Devemos ter cuidado quando falamos em privatização. Mais de uma empresa rentável no Brasil foram privatizadas a toque de caixa. Sei que no caso da Cobra não é bem assim. Mas em recente conversa com um conhecido meu do Banco do Nordeste, fui informado que o governo passado tentou a todo custo privatizá-lo, utilizando-se de manobras escusas, como a não aplicação de verbas federais para o desenvolvimento do nordeste, por exemplo. Hoje o BNB é um exemplo de empresa pública, assim como é a Caixa e o BB. Não se enganem! Temos que defender o patrimônio público. Se tiver que ser privatizado, que o seja com critério.
Além do mais, nenhuma empresa privada irá querer comprar uma estatal com dificuldades financeiras. A conta continua com o governo para pagar, que repassa as empresas públicas saneadíssimas para a iniciativa privada.

-------------
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós.

Comentário de Jackson ribeiro
Bom vamos por os Pingos nos Issss: Senhores, fui por um bom tempo funcioanario da Cobra, por pelo menos 5 anos. Nesta tempo pude verificar temos uma empresa inchada e deficitaria. Mais de quem é a culpa? Da Cobra OU do BB. Creio que de ambas as partes pois na maioria dos casos o BB "força" o atendimento da Cobra em regiões inospedas. Imagina vocês dar manutenção no Interior do Amazonas, ou seja pelos menos 2 dias subindo Rio Amazonas...... ou no interior do Mato Grosso 4 horas de mono-motor. Tudo isso são fatos que acontecem todos os dias, imagina o custo para manter isso tudo. Estas investidas da Cobra pelo software Livre não foi da minha epoca, mais sei que todas as decisões são tomadas de comum acordo com o Banco, até porque se toda a diretoria da Cobra é formada por Ex-funcionarios do BB.
Então vai a pergunta a quem interessa a privatização? A quem isso ira atender? Pois o BB continuara com as agencias nos mesmo locais e tendo os mesmo problemas. Quem ira atender isso? e qual o Custo?
E Claro que a maquina publica deve ser enchugada e revisto varios conceitos, mais ainda acredito que tem solução.

Jackson
Comentário de jm
Cobra - responsavel pela nossa defasagem tecnologica!: Essa porcaria de Cobra nos tempos da ditatura foi a responsavel pelo nosso atraso tecnologico. O mercado para produtos externos era todo fechado, soh a Cobra tinha livre acesso.
Resultado: Comparem nossos avancos em tecnologia com a india, tigres asiaticos...
Nao basta fechar a empresa, tem que atear fogo!
Comentário de popolony2k
Vamos ver a postura do Governo atual: Veremos qual será a postura do governo atual, pois o atual presidente era o mestre de criticar governos anteriores em situacoes similares onde os mesmos tentavam ajudar empresas do governo com dinheiro público.

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de Connochaetes Taurinus
Não diga asneiras...: ... não foi a Cobra a responsável pelo atraso tecnológico brasileiro. Fez parte, mas não foi quem pariu a criança. Existia à época uma lei de reserva de mercado, criada pelo governo com o objetivo de "incentivar" a indústria de tecnologia local (corrijam-me se estiver errado). Essa lei proibia a importação de equipamentos de informática garantindo o mercado brasileiro para as indústrias nacionais. Pensavam os "çábios" do governo dá época que isso incentivaria a produção local de tecnologia e o fortalecimento de nossa indústria. O resultado disso todo mundo conhece. A Cobra foi só mais uma de muitas empresas que beneficiaram-se desta lei burra.

Então, dando a responsabilidade à quem de direito: foi o governo da época o grande responsável por nosso atraso tecnológico nessa área.

Quanto ao que indaga a Revista Info, cabe ao BB tomar a decisão do que fazer, sanear sua empresa e coloca uma direção profissional e competente ou sair do negócio, afinal, a Cobra tem um considerável histórico de prejuízos e não dá mais para colocar dinheiro público nessas aventuras.

A meu ver, o Brasil não vai mudar para melhor nem pior se o BB resolver vender ou investir mais na Cobra, mas eu acho que em seu caso deva-se aplicar regra clássica de negócios: quem não tem competência que caia fora do negócio."

Esclarecendo um poco mais sobre a Cobra, esta não é uma empresa estatal, visto que a União ou o Tesouro Nacional não são seus acionistas. É uma empresa privada controlada por um banco público (o BB é uma empresa de capital misto onde o Tesouro Nacional detém mais de 70% das ações, ficando o restante nas mãos de outros acionistas, em sua maioria privados). Tampouco foi "empresa quebrada" incorporada pelo BB, que sempre foi, se não engano-me, acionista desde sua criação. Também foram acionistas, em algum momento, Caixa Federal, Itaú e Unibanco, entre outros.

Sobre o anônimo analista de mercado citado na matéria da Info, nota-se que este não deve possuir clara idéia (ou nenhuma idéia) do que seja software livre, linux ou algo mais sobre o meio. Julgo-o ignorante no assunto pela "a desconhecida Free Software" que, suponho eu, ele deva crer ser alguma obscura empresa.
Comentário de Connochaetes Taurinus
A julgar pelo episódio: A julgar pelo episódio Varig, o governo não deverá colocar um centavo ali, mas como disse no post anterior, a Cobra pertence ao BB e o governo não possui gerência direta sobre o assunto. Esta será uma decisão exclusiva da direção do BB.
Comentário de Fredson
Banco do Brasil: Não devemos esquecer que o BB está prestes a implantar Linux em todas as suas estações de trabalho e servidores e a Cobra faz parte do processo. Acho que disso eles não desistirão, tendo em vista a experiência negativa vivida com o abando do OS/2 pela IBM.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004