Li hoje a edição de agosto da Info, e tem bastante informação interessante sobre Linux e software de código aberto, como tem sido constante nas edições recentes.
A matéria de capa não é sobre software livre, mas é interessante: além de falar sobre o sucesso do YouTube, dá uma boa explicação sobre as oportunidades de negócio que a atual onda de vídeos na Internet abrem para os profissionais da informática.
O teste dos serviços de banda larga de 2, 4 e 10 mega do Velox e GVT também é interessante, independente da opção de plataforma do usuário. O mesmo comentário vale para a matéria sobre notebooks por menos de R$ 3.000,00 à venda no mercado formal - eles evoluíram, e agora por este preço já saem com o básico: 512MB de RAM e suporte a wi-fi.
Especificamente sobre o Linux e o código aberto, eu gostei da matéria sobre o Librix, a distribuição Linux da Itautec. Segunda a Info, é fácil de instalar e de usar, tem boa seleção de aplicativos para uso no desktop corporativo, e o código-fonte está disponível. Mas gostei muito mais da matéria de 4 páginas apresentando várias formas de acrescentar recursos e conteúdo ao OpenOffice.org. Vários dos softwares mencionados são novidade para mim, e vou experimentá-los.
tendenciosa a favor do software livre?
Sinal dos tempos: mas o que mais me chamou a atenção nesta edição foi a carta reproduzida acima, enviada por um leitor da Info, reclamando que ela é... tendenciosa a favor do software livre, sem deixar espaço para tecnologias da Microsoft. Este mundo está mudado!