Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Revista Época dá espaço à defesa do Linux

Publiquei em meu blog a imagem escaneada da resposta de Revista Época às críticas a reportagem que aconselhava evitar micros com sistema operacional Linux. O Diretor de Redação destaca na seção de cartas a resposta, não fazendo apenas elogios ao sistema Linux ('maior fenômeno do software conteporâneo'), como afirma utilizar o sistema desde 1994. ” A nota foi enviada por Glaydson Lima (glaydsonlimaΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de philippe
programa =! sistema operacional, to certo?: O simpático pingüinzinho aí embaixo se chama Tux. Ele é a mascota do Linux, um ,programa de computador com algumas características especiais

linux == programa???

ta bom, deu pra entender...

Comentário de sri_canesh
Se formos levar em conta a: Se formos levar em conta a clássica definição "programa é uma sequência ordenada de instruções blablabla....", o Linux não deixa de ser um programa.

De qq forma, para o "Homer" que lê a Época, "programa" talvez seja a palavra mais adequada. O assunto SL X SP já é suficientemente espinhoso para colocar em um semanário destinado ao público em geral.

Abraços

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de philippe
entre outras: é, pensei nisso, mas achei estranho pra alguem que usa linux desde 95 errar* algo tão vulgar.

*pode ter sido de propósito, ahi a palavra sería "ignorar para não ficar explicando"

também espero que ninguem ache que "características especiais" seja parecido com "necessidades especiais"
Comentário de kiss the blade
E desde quando um sistema: E desde quando um sistema operacional não é um programa?

É o quê então? Uma entidade?
Comentário de vini_bill
Não, mas quase...: Não é uma entidade, mas chega beem perto disso. Um programa ( E aqui estou usando a palavra no sentido *aplicação* ) não gere a memória que usa sozinho, não precisa de manipular cada cabeçote do disco rigido para abrir e salvar arquivos e nem mesmo precisa saber a diferença entre impressoras ( lazer vs. matricial vs. jato de tinta ).

Ao contrário de um programa um sistema operacional precisa fazer tudo que um programa não faz e ainda precisa ser muito estável e seguro ( para que o programa possa travar e não deixe o usuário sem PC - como ocorria no Windows ME ).

... Vinicius Menezes ...
Comentário de kiss the blade
Blá blá blá: E aí, deixou de ser um programa por causa disso?

Sistemas operacionais são programados, logo são programas. Qualquer sequência de passos que executa num sistema computacional é um programa. Até os jobzinhos que se roda em calculadoras HP são programas.

Qualquer coisa diferente disso é bobagem.
Comentário de maiconfaria
Matéria vazia!: Bom, da mesma forma que a veja a época se colocou, aceitando a crítica e não se retrando! Bla, Bla, Bla... não adianta puxar o saco da comunidade, eles devem é respeitar a verdade e deixar claro que os cpu, citados na reportagem, não são piores por terem linux e sim porque a configuração dele não é a ideal !
Comentário de Alexandre Oliveira
Nem sempre...: Na verdade, no mundo dos exokernels, os programas podem sim gerenciar a própria memória, acessar diretamente os dispositivos, e etc. Eles então deixariam de ser programas para virarem quase entidades? :-)
O sistema não deixa de ser um programa só por ter essas funções. Basta ver a definição da wikipedia: "An operating system (OS) is a software program that manages the hardware and software resources of a computer."
"Software Program", como esperado.
Programa é diferente de aplicação, não confunda os termos.
Comentário de David
Chupa vmedina!: Lê o editorial e acha sua teoria da conspiração ali.
Isso vale pra todos os outros analfabetos funcionais que viram chifre em cabeça de cavalo.

Comentário de yamane
Legal! Pelo menos publicaram alguma coisa.: Achei interessante a resposta deles.
Pelo menos abriram esse espaço para nós!
O e-mail completo que eu enviei para a Revista Época pode ser visualizado no meu BLOG
Um abraço,
Renato
Comentário de rodrigomessiasbarros
Resposta de Época: Resposta? Retratação? Não, pelo contrário, o Diretor de Redação Helio Gurovitz justificou e apoiou o(a) jornalista que escreveu a matéria. "Todo jornalista que se preze não pode deixar suas preferências pessoais - quaisquer que sejam: políticas, religiosas ou tecnológicas - influenciar suas decisões editoriais. É preciso apresentar aos leitores o mundo como ele é, com todos os matizes e opinião refletidos equilibradamente. ..."

Não vou desviar o tema para a política ou religião, senão teremos séculos de discussões. Mas dizer que aquele artigo não foi uma opinião do jornalista é demais. Ele escreveu: "Evite os aparelhos baratos que usam o sistema operacional Linux, a menos que você seja um nerd que curta resolver problemas em vez de usar o micro." Isso é juízo de valor! Nem todo computador barato é ruim e nem todo nerd gosta de resolver problemas. Outra, o que tem a ver o sistema operacional com o título da reportagem("De mesa ou portátil?")? Quem decide se quer usar no notebook ou desktop um sistema operacional X ou Y é o usuário. Nerd ou não! Isso não é problema para ser abordado na matéria. A não ser que o título da matéria fosse: "De Linux ou Windows?"

"... será que um bando de amadores da internet conseguiu fazer um software melhor que o Windows, de Bill Gates?"
Bom, "amadores" é por sua conta. Quem era Bill Gates antes de "inventar" o Windows? Não era um amador que abandonou a faculdade... Talvez esse bando de amadores, até por existir a internet, realmente tenha conseguido isso sim!

E então? É ou não é juízo de valor? É ou não é parcialidade? E você, sr. Gurovitz, vem nos dizer que usa Linux desde 95 e que já entrevistou A B e C? Pra quê?

Parabéns por usar um sistema operacional de Nerd. Aliás você e todos aqui gostamos de resolver problemas e não de usar o micro! Bem vindo ao clube!

Francamente...

----------
Rodrigo Messias Barros
UserLinux # 259.148
Brasília-DF
Comentário de bebeto_maya
Calma!: __Certo, mas não podemos ser tão minimalistas assim, senão o mundo se torna um lugar mais insuportável do que já é...Se formos colocar tudo na ponta do lápis, médicos são assassinos e professores carrascos.

__Ninguém é perfeito e todo ponto de vista gera polêmica, em maior ou menor grau.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de Void2
OOP: Médicos "tratam" seus pacientes usando OOP...por exemplo, no caso de qualquer febre e/ou dor é diagnosticado como "virose" então pegam da classe analgésico o objeto paracetamol...
Assassinos eu não sei, mas que são bem Homer isso eles são
Comentário de Void2
MIT: Exorkernel apenas multiplexa hardware, é apenas uma fina camada de abstração de baixo nível, não reimplementável de forma simples ("portável" dói os bagos...)
O exokernel foi um projeto de PhD no MIT, e a única implementação é o xork
Mas você citou um assunto muito interessante, que fica jogado num canto devido a inércia sempre reinante, mesmo o Linux, que de design não tem nada de avançado, somente agora está se disseminando...fico a imaginar quando os microkernels, exorkernels serão retomados e levados a sério...o comodismo é um problema mesmo
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004