Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Revista Forbes diz: Uso do Linux pode aumentar drasticamente


“Saiu no Yahoo Notícias: "A revista Forbes publicou um artigo no qual avalia a possibilidade de uma explosão no uso do sistema operacional Linux após a SCO ter sido derrotada nos tribunais.(...) O mercado ocupado pelo SCO Unix não é expressivo e a explosão de uso do Linux daria-se, entretanto, pelo fato de os usuários não terem mais medo de ser processados pela SCO(...)"”


Enviado por Diogo Santos (crashvkΘyahoo·com·br) - referência (br.noticias.yahoo.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Wallacy
Não creio que esse medo de: Não creio que esse medo de ser processado ira fazer com que aumente o uso do Linux, ainda mais tendo em vista que a maior parte dos usuários que migram, não tem a mínima idéia de quem é a SCO, o uso do Linux deve aumentar sim, naturalmente como vem aumentando ano após ano, com o advento de novas tecnologias e com as implementações de novas ferramentas para usuario final.
Empresas até podem ter esse perfil, porem, ainda assim não acredito que seja o caso.
Bem, essa é só minha humilde opinião, porem, espero que realmente aconteça essa "explosão".

---
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de criança
Comentário de nemesis
acho que a Forbes está se: acho que a Forbes está se referindo à sutil sanção que a M$ deu ao Linux com seus acordos com Novell e outras... e com a possibilidade futura de um M$Linux, ou seria M$/Linux?... :P

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Jack
Concordo em partes: Olá Wallacy!!!
Obviamente que a idéia aqui é sempre ficarmos no campo da discussão saudável/construtiva e, neste sentido, concordo parcialmente com o seu texto.

É bem verdade que o Linux já não é mais um "mero sistema operacional promissor e gratuito". Essa visão de mercado, por questões inerentes e óbvias já se alterou (por uma consequente maturação do sistema e de todas as demais ferramentas que o cercam). O Linux ou todos os softwares livres que rodam sobre a plataforma tem qualidade e potencial técnico inquestionáveis e, neste caso, concordo plenamente contigo. O crescimento é notório e a tendência natural é que continue assim, afinal, o mercado coorporativo (e não o usuário doméstico, aquele mais flexível em suas escolhas) percebe hj em dia a gama de soluções livres como um modelo de negócio. O conceito de Open Business está aí para provar isso.

Mas notícias como esta, do caso SCO, certamente tem o seu reflexo neste mesmo mercado, o das companhias, organizações de médio/grande porte. Analogamente, é como o "risco brasil" para os investidores estrangeiros. É uma sinalização de estabilidade, um marco, um fator que pode influenciar decisões de migrações em larga escala ou de desenvolvimento pesado de programas/soluções nativas para o Linux.


Abraços!

--

Jackson Laskoski
http://www.JACK.eti.br

Comentário de The Darkness
O que a FORBES quis dizer é: O que a FORBES quis dizer é que o uso do LINUX irá aumentar e muito na área corporativa.
Por mais que várias empresas já tenham tido experiencias ulra positivas com o uso do LINUX, o problema SCO atrapalhava na hora de explicar as coisas para o nível da direção.
Agora livre desse entrave os responsáveis por TI mundo afora vão poder dar mais impulsos a grandes projetos de uso de LINUX.

Para o mundo corporativo o LINUX já está quase perfeito, estando muito melhor adaptado do que a concorrência e tendo vários atrativos únicos para esse mercado.

E com o aumento do uso no mundo corporativo, o momento será gerado para que as empresas possam começar a atender melhor o mundo doméstico e o passo da migração poderá se acelerar também nessa área.
--
[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]

Usuário Linux #407232
http://counter.li.org/

Comentário de Wallacy
É verdade jack, no mundo: É verdade jack, no mundo corporativo isso é um bom sinal, eu pensei nisso ao postar meu comentário, assim como sua analogia ao "risco brasil", que é um ótimo comparativo, é fácil pensar que o reduzindo-se o risco, irá ter um aumento do numero de usuários, empresariais ou não, porem ao meu ver isso não funciona exatamente assim, prova são empresas como a IBM, mesmo considerando que mesmo possui "bala na agulha" para contornar possíveis processos, este nunca foi um fator de peso para a escolha de um empresário qualquer para a utilização do Linux em suas empresas, a questão sempre foi meramente tecnológica, é até fácil pensar que mesmo havendo o risco de processo, o "valor" nunca seria grande o suficiente pra transpor a barreira dos altíssimos preços dos softwares e SO's proprietários, e certamente uma empresa não deixaria de migrar para o Linux por essas razões, mesmo que uma calamidade aconteça e esses custos sejam grandes, a relação custo/beneficio sempre iria a favor do software livre, ainda mais considerando a questão da iteroperabiliade entre as aplicações fazem parte de uma parcela muito grande dos gastos e investimentos empresariais, e ainda a possibilidade de personalização com base nas necessidades particulares de cada empresa.
Uma empresa ao migrar para o Linux, não só muda e "economiza" no sistema operacional, toda a grande malha de softwares que o acompanha é também um fator financeiramente considerável, além dos exemplos de diversas empresas de pequeno/médio/grande porte que podemos facilmente encontrar, temos exemplos de entidades goveramentais como na Suíça, na França, na Itália, até mesmo no Brasil.

Sim, este caso da SCO e mais um passo para a aceitação, sim, é obvio que é, aumenta ainda mais a relação custo/beneficio, sim certamente, porem "migração massiva", ou como Forbes diz,"explosão no uso", em minha opinião não, já que o fator tecnológico, e a política suja que algumas empresas impõe para adicionar barreiras ao uso do Linux, e o preconceito/ignorância por parte de muitos empresários sobre essa questão (que convenhamos é notório), essas sim são os grandes pontos chaves da questão.

Como eu disse, sim, colabora, mais não creio que será algo grandioso como a Forbes disse.

Só espero esta totalmente errado sobre isso.

--
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de criança
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004