Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Revista Época publica matéria sobre Linux


“A Revista Época desta semana tem uma matéria sobre Mark Shuttleworth e sua investida no desenvolvimento do Ubuntu. Acontece que o texto é cheio de preconceitos bobos e sem fundamentação técnica sobre as vantagens e desvantagens do produto da Canonical.


Trecho da matéria da Época



Escrevi no link abaixo sobre a falta de aprofundamento jornalístico no tratamento de assuntos tecnológicos, e como isto implica em matérias ruins.”


Enviado por Glaydson Lima (glaydsonlimaΘgmail·com) - referência (navegantes.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Roger de Almeida
O problema de matérias: O problema de matérias ruins na área de informática, especialmente quando falam de algum software livre, está relacionado a impressão de quem escreve, que a informática foi inventada pelo "Seu Bill Gates". Em outras palavras, não havia nada antes do Windows e quando aparece algo diferente mas que faz a mesma coisa, só que melhor, ficam abestalhados.

É muito comum ver e ouvir pessoas até com um nível cultural mais elevado, dizer: - faz um "power-point" assim, assado, mesmo quando estão usando o BR-Office. O mais difícil e escutar: - faz uma apresentação.......


Roger()

Comentário de Terramel
Cada uma....: A mulher que escreveu a matéria é uma mentecapta! Fala sobre o suporte técnico por telefone, como se os milhões de usuários que usam Ruindows pirata tenham direito a suporte técnico da M$ por telefone -.- Cada uma! A mulher nem deve saber ligar o computador direito e se acha a entendida só porque escreve (muita porcaria) na revista.

OBS: A época é da globo não é? Lembram o negócio do Sérgio Amadeu e do Júlio Neves no Jô Soares?

Abraços

Terramel ;D
Comentário de Bernd Siegel
Resposta: Amigo antes de escrever tanto Bullshit, talvez deve-se informar um pouco mais. Uma revista como EPOCA não é especializada em Informática, por tanto não há obrigação de escrever artigos como uma PC-Magazine por exemplo.
Quanto ao Helpdesk por telefone, quem disse que os usuários do Windows Pirata não sabem que não tem esse direito, isso é mais que obvio.
Você não passa de mais de um daqueles que criam a imagem do Xiita-Linuxista denegrindo tudo e todos só para aparecer.
Quer ler materias que prestam sobre informática assine uma revista que não é a Veja ou a Epoca. Valeu meu irmão.
Comentário de Fabio
Troll: Vamos lá gente! O sr. Bernd Siegel, que escreve aqui acima, parece meio nervoso. Então vamo lá! Todo mundo aderindo à campanha "Deixe um troll falando sozinho"! :)

Comentário de Bernd Siegel
Nervoso?: Nervoso porque?
Nervoso deve ser o rapaz que andou xingando a revista, com que direito, nem português sabe escrever direito e acha que tem direito anda xingando por ai. Isso é coisa de babac....
Comentário de Nícolas
Eu Li: Li a matéria na íntegra mas 2 pontos me deixaram contra a Revista, e me fizeram considerar a matéria Ruim.

1)Falam logo ao final que o grande problema do Linux e do software livre, é que todo o tipo de solução,problemas e dúvidas é tirado na internet em listas de discussões.
Foi até falado de forma mascarada que o Software livre não tem "0800" por isso não anda prá frente...
...e pior, como se todos no Brasil utilizassem Window$ original e fizesse uso de um "help desk".

->Em EMPRESAS o argumento acima até seria válido, mas com a Dell, lançando desktops com Linux pré-instalado, mostra que o suporte desejado por uma empresa Existe SIM!

2) a "BRILHANTE" colocação de um cara no final da matéria, perguntando se o MARK, idealizador do Ubuntu, teria coragem de viajar para o espaço em uma nave projetada pelo pessoa do Software livre, já que no SL cada um "projeta um pedaço"...
...Claro, muito "jóia" comparar a complexidade de uma NAVE ESPACIAL com a de um SISTEMA OPERACIONAL

...e outra, eles acham que na NASA eles rodam o que, Win2003 Server?

Creio que não!
Comentário de popolony2k
Melhor do que escrever besteiras....: ...é não escrever nada.

Se a Época não é revista especializada em Informática como a PC-Magazine, então o melhor a se fazer é não tentar "dar pitacos" em um área em que não tem dominio.

Na melhor das hipoteses, nesse caso, vou achar que a Época está levando um Jabá para veicular tal reportagem !!!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Bernd Siegel
Concordo: As vezes é melhor não escrever nada, mas as vezes principalmente se tratando de interesses econômicos é importante fazer essa reportagem mesmo que ela não seja num nível que a gente deseja. Mas para muita gente novata, querendo comprar o primeiro micro nas Casas Bahia, ela (a reportagem) leva pelo menos ao conhecimento que além do Windows existe algo mais. Será que isso não é interessante?
Comentário de popolony2k
Essa escriba da reportagem....: ...deveria questionar se o Bill Gates viajaria para o espaço em uma aeronave cujos softwares tivessem sido desenvolvidos por sua empresa.

Ela deveria ter visto essa charge.

http://charges.uol.com.br/2007/04/25/cotidiano-um-bilionario-no-espaco/

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de popolony2k
Sábia ....: ...análise !!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de nosp
Discordo. Ao meu ver o mais: Discordo. Ao meu ver o mais fácil é ficar calado. Emitir uma opinião, escrever um texto ou seja, se pronunciar será sempre a escolha que gerará divergências.

Para se aprender a andar é necessário engatinhar, cair, etc...

Apenas minha opinião.
Comentário de popolony2k
Quanto a reportagem ....: ...ter carater informativo e ser dotada das melhores intenções, não acredito, principalmente pelo fato de ser de origem da Globo, e a mesma sabemos ter negócios com a M$...

http://www.microsoft.com/brasil/pr/globocabe.htm

...., mas o amigo Bernd Siegel tem razão quando exalta a validade da apresentação do Linux como alternativa ao Window$.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de lucmult
Columbia !?: E digo mais.

E a nave que explodiu quando voltava para a Terra, foi feita por uma empresa não foi !?

Ou seja, ser feito por uma empresa fechada (sem participação comunitária), não é sinônimo de que vai funcionar tudo.

Até mais,
--
Luciano Pacheco
http://lucmult.blogspot.com

Comentário de nobody
Essa charge é genial! Pena: Essa charge é genial! Pena que o astronauta obedeceu o Bill e fez ctrl+alt+del...kkkkkk
Comentário de nobody
A Challenger com certeza!: E o Feynman mostrou o erro grosseiro que provocou a tragédia!
http://en.wikipedia.org/wiki/Richard_Feynman#Challenger_disaster
Comentário de Ironmaniaco
E o pior: O Comentário "Eu Li" mais acima, eu escrevi...



...e outra, para você fazer comentários dentro do site da revista Época nesta matéria, tem que ser assinate.

Ou seja, a GLOBO, lança uma matéria destas, e o pessoal não tem a possibilidade de opinar, pois eles sabem que seria bastante discutido =|
Comentário de Terramel
Ubuntu em micro de casas Bahia?????: Provavelmente vai vir alguma distro que foi criada especialmente para programas como o Computador para Todos. Por exemplo, a Insigne...

Nada contra a Insigne.. Vi muito potencial nela e a princípio parecia uma distro bem-feitinha mas devo me queixar que a aceleração 3D não estava funcionando direito e a inicialização demorava um bocado. Sem contar que semrpe que eu mudava alguma coisa no Gnome como por exemplo adicionar areas de trabalho virtuais no painel, quando reiniciava o que eu mudei não estava lá, sempre voltava da forma como estava.

Acredito que isso queime um pouco a distro. Uma pena. Visualmente falando é uma distro muito bonita e bem-feitinha e tinha muitas coisas legais. O problema eram coisas como essas que falei ;/

Acredito hoje que as 2 melhores para quem está iniciando tanto pela facilidade como pelos drivers são o Kurumin e o Ubuntu...

Claro que é bom o fato de mostrar que tem algo mais.. Mas como já havia dito, não havia necessidade de comentários infelizes como:

"Se um usuário de Ubuntu tem uma dúvida, em vez de ligar para o telefone da assistência técnica, ele precisar entrar na internet e recorrer a comunidade de outros usuários. Isso gera insegurança no consumidor, especialmente na área de tecnologia."

ou

"Afinal, será que Shuttleworth teria coragem de voar em uma nave construída por uma comunidade de pessoas trabalhando colaborativamente em vários cantos do mundo?"

Fica evidente que esses dois comentários foi para alfinetar o Ubuntu e fazer um FUDzinho...

Um bom artigo para ler é o desse link: http://navegantes.org/index.php?title=como_nao_fazer_uma_materia_de_tecnologia&more=1&c=1&tb=1&pb=1

Abraços

Comentário de Critico
xiiiritante: que comentarios?

falta de trabalho.

http://www.criticalinux.blogspot.com
Comentário de Felipe Raposo
Português: Seu comentário também tem erros de português.
Felipe Raposo

Comentário de gabriel.goc
É nessas horas que devemos: É nessas horas que devemos valorizar quem faz o trabalho direito, ao contrário da Época, a revista Exame fez uma apresentação muito mais detalhada, e sem comentários infundados. Ponto para Exame...

Obs.: O comentário final da Época foi ridículo, nota-se claramente, que a pessoa que escreveu o artigo não tem noção nanhuma do que está falando.
Lamentável.
:/
Comentário de Bernd Siegel
Erro de Portugues: Sei que tem. Vivo no Brasil faz 5 anos, ainda tenho algumas falhas no meu português.
Isso não justifica eu sei, mas também não justifica o que o rapaz acima falou!
Comentário de terramel
Bernd Siegel: Bernd Siegel, me engana que eu gosto. Agora é gringo que só vive há 5 anos aqui? E ainda vem falar que não sei português? Vê se cresce babacão!

OBS: Onde eu errei o português para você me corrigir?
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004