Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Responsável pelo Xorg do Ubuntu demonstra Bulletproof X


““O mantenedor do Xorg do Ubuntu, Bryce Harrington demonstrou recentemente o recurso BulletProof-X que deve ser incorporado no Ubuntu 7.10. O BulletProof-X proporciona um ‘failsafe mode’ que garantirá que os usuários nunca mais tenham que configurar manualmente os parâmetros de seu hardware gráfico através da linha de comando.””


Enviado por ASF (antoniosfonsecaΘyahoo·com) - referência (antoniofonseca.wordpress.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de tenchi
quem fala demais...: Hum... Esse 'nunca' me assustou... Será que vão transformar o Ubuntu no Windows?
Acho que poderia reformular:
"(...) proporciona um ‘failsafe mode’ que POSSIBILITARÁ que os usuários nunca mais tenham que NECESSARIAMENTE configurar manualmente os parâmetros de seu hardware gráfico através da linha de comando.”

Muitas vezes o usuário precisa refazer a configuração manualmente, como no caso de o X parar de funcionar. Será que vão transformar o xorg.conf num arquivo binário (ou registro do windows), ou removerão todos os editores de texto em modo texto? HUAHAUA

Obs: Muitos aceitarão este comentário como flameware... Ossos do ofício... ;-)

É a evolução. Só espero que o programa não seja escrito em mono (vixi, outro). Não que mono seja ruim, mas sinto que já estão "entupindo" demais o ubuntu com mono. Só uma opinião. Acredito que, como o GNOME originalmente era gtk/c puro, uma ferramenta para este ambiente também deva seguir essa premissa (ou então pygtk, gtkmm/c++).

Tá.. já falei demais...


--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de nemesis
hmm, estou meio por fora das: hmm, estou meio por fora das últimas versões do Ubuntu. Estão mesmo entupindo ele de mono? Da última vez, umas 2 distribuições atrás, era GTK e Python por padrão...

de qualquer modo, é claro que ele não está dando um ultimato a quem gosta de linha-de-comando, apenas dizendo que quem não quiser, não vai mais precisar. É ver pra crer...

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de CWagner
Deixa eu ver nnde foi que eu: Deixa eu ver nnde foi que eu deixei o DVD de instalação do Slackware mesmo...

Nada contra as facilidades de uso das novas distros, mas coisa fácil demais assusta, assim é com as pessoas e tem sido também com os sistemas operacionais. Tudo bem se não abolirem o UNIX do Linux e deixarem tudo configurável pela linha de comando.

Saúde e Paz a todos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de thebluesgnr
Uma sugestão: antes de: Uma sugestão: antes de fazer comparações sem fundamento com o Windows (como se tudo do Windows fosse ruim), leia a fonte. Em especial, a página do desenvolvedor do BulletProofX: http://people.ubuntu.com/~bryce/BulletProofX/

Resumindo, o que mudou: ao invés de cair no terminal, o Ubuntu lança um servidor X com um programa de configuração do xorg.conf (escrito em python). Se você quiser pode ignorar o programa, dar um Alt-F1 para configurar o X na mão e ir dormir feliz porque manja tudo de "linux".

Obs: Muitos aceitarão este comentário como flameware... Ossos do ofício... ;-)

Seu comentário é a definição de flame. Além de fazer um comentário desinformado mas incitando uma comparação com o Microsoft Windows, ainda não feliz você resolveu polemizar ainda mais falando do Mono, que não tem nada a ver com o assunto.

Sem contar que na notícia o "NUNCA" vem seguido de "ter que" (precisar) e não "ter a capacidade de" (poder), então não havia necessidade de reformular absolutamente nada.
Comentário de MaxRaven
Só quero uma coisa.: Eu só espero que arrumem o habito hediondo do Ubuntu reescrever o xorg.conf depois de eu ter refeito o mesmo na mão, essa foi uma das coisas que mais irritou nele.
Num ponto o tenchi está certo, estão querendo transformar o Ubuntu num Windows, inclusive este é o grande sonho de muitos usuários dele, isso constatei conversando com diversos usuários e não é flame não, é um infeliz constatação.
--
http://www.maxraven.info
Comentário de LowLinuxUser
Olá!: Olá,
Está é minha primeira participação no fórum do br-linux, então tentarei não trocar os pés pelas mãos ;)
Caro colega, hoje, o Linux "on desktop" é uma realidade crescente, e isso é bom, mostra que o esforço de milhares de colaboradores em torna-lo "usável"(não é minha opinião) pelo usuário doméstico, leigo, que não dispõe de tempo ou interesse em aprender a fazer as coisas na unha, na linha de comando, para configurar seu computador.
É para estes usuários que projetos como o BulletProofX são direcionados, não "estamos" tornando o Ubunto um Windows de bom coração, acredito que o objetivo deste projeto e outros voltados a automatização de tarefas simples e de configuração, visam alcançar o maior numero de "fãs" dentre os que mencionei acima.
Perdoe, mas comentários como o que você colocou, não agregam valor a nossa comunidade(SFL), nosso espaço("consoleros") sempre existirá no pinguim, contudo, se queremos superar certas dificuldades de difusão do Linux, devemos nos concentrar em fornecer ainda mais facilidade para os iniciantes. Além disso, com o passar do tempo(assim aconteceu comigo) acabam buscando por conta própria distribuições que oferecem um grau maior de dificuldade.

Grato pela compreensão e atenção de todos.

Linux!Questão de bom senso!©
Comentário de pm
Não estou entendendo uma: Não estou entendendo uma coisa... o que é deixar o linux igual ao windows ?

O que vc querem é um sistema restrito a elite enxuta, muito enxuta, dos gurus e dos que se acham gurus ?

o foco não é popularizar o linux ?
Porque um medico, um advogado, um jogador de futebol, uma criança precisa manjar de SO ?

O windows é ruim como sistema, mas propoe enorme facilidade de uso pro usuario. O linux esta no caminho certo !

alias, não é o linux e sim o Ubuntu, linux ate onde eu sei é o kernel. Se querem uma distribuição mais parruda, usem o slackware, o debian, ou coisa assim, ou entao um bsd.

Eu so não enxergo o problema do "linux" ser oferecido com a usabilidade do windows. Acho que estou cego.
Comentário de maiconfaria
Você pode usar outra: Você pode usar outra distribuição.
Aliais, que palhaçada é esta de comparar ubuntu com windows, o ubuntu é muito mais livre que muita distribuição por ai !
Iniciativas como esta não estão restritas ao ubuntu, este aplicativo deve ser colocado em todas as distribuições que querem expandir sua base de usuários.
Eu não sei qual o problema com o ubuntu, acho que é inveja. No fórum de uma distribuição que uso atualmente ( não vou citar o nome ) tem esta historinha de ficar falando mal do ubuntu... eles esquecem que usando um distro que tem versões "free" e "Enterprise", e que a politica da empresa deixa a comunidade em último plano.

--
A doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com

Comentário de viniciusfs
Mono no Ubuntu? Pelo que eu: Mono no Ubuntu? Pelo que eu vi, apenas como usuário mesmo, eles usam muito Python. Muito mesmo.
Comentário de P.
Parece que é só um: Parece que é só um mecanismo para, caso o X não consiga subir com as configurações escolhidas, um modo failsafe (driver vesa, baixa resolução etc) ser carregado. Assim o usuário pode resolver o problema usando a interface gráfica.

Acho bom, muita gente tem medo da linha de comando (e, não adianta brigar, vai continuar tendo). Espero que essa melhoria chegue às outras distribuições e torne o Linux ainda mais fácil para o usuário comum.
Comentário de hamacker
Dá uma lida no artigo e: Dá uma lida no artigo e perceberá que o modo fail-save usará o framebuffer em conjunto com o carregador de boot. Já no modo vesa, haverá uma aplicação para ajustar o xorg e até onde fui pára aí.
Só de ter um configurador gráfico para o xorg já está de bom tamanho, convenhamos é chato e desnecessário para 99% de nós ter que editar um xorg.conf quando a autodetecção na instalação foi suficente, mesmo assim "mer*** acontecem" e nesse caso para muita gente uma interface texto com um cursor piscando assusta.

Demorou muito para surgir essa opção.
--
http://hamacker.wordpress.com
Comentário de tenchi
sem mais explicações: Oopa...

Calmae minha gente. Vocês são muito sérios. Uma simples piadinha deixa todo mundo alvoroçado...
Esprto não ter dito que o Ubuntu é ruim. É uma das melhores distros que existem hoje, não tenho dana contra isso. O que eu questionei foi o modo como foi apresentada a notícia. Aquele 'NUNCA' assusta. E vocês tem que concordar que, SE um dia o Linux venha a ter somente uma interface gráfica, abandonando o "modo texto" - assim como era impossível o windows 3.x deixar de ser uma interface para o DOS e se transformar em windows 95, ou o windows 9x perder o "modo texto" e virar windows 2000- , ele acabará se tornando um... Windows. Que têm ótimas ferramentas de configuração do sistema, mas que, quando essas ferramentas falham, não há mais nada a fazer, pois não há uma interface onde você tenha mais controle ( e fuja daquelas mensagens de erro indecifráveis ), que é a linha-de-comando. E possa carregar ou descarregar um módulo ou recarregar um serviço sem ter que clicar num botão, e visualizar rapidamente um arquivo de log sem ter que acessar trocentos menus até achar a opção.
Gosto muito da idéia de ter configuradores gráficos - principalmente para o X, que eu não entendo metade dos parãmetros de configuração (uso o mesmo xorg.conf há tempos), mas quero ver o linux como um sistema onde você possa ter mais de uma maneira de resolver o mesmo problema. E não SÓ via linha-de-comando ou SÓ gráfico.

Vocês mesmo viram o que aconteceu quando o Ubuntu passou a utilizar o instalador gráfico ao invés do "modo texto", que era uma interface, mas sem o uso do mouse. Ficou muito mais fácil e bonito, mas extremamente pesado (instalar pelo liveCD, que já come toda a memória é fogo em máquinas menos poderosas). Tá, sei que existe a versão alternativa, mas não vamos entrar em conflito.

Meu primeiro comentário foi mera implicância, admito ;-)

Quanto ao mono, eu dei uma breve lida no texto do link, mas não achei qual era a linguagem que ele foi escrito, por isso suspeitei da possibilidade de ele poder usar mono, já que o mono está sendo muito utilizado em aplicativos para o GNOME. E admito: mesmo não utilizando o GNOME (não tenho nada contra, pois estou utilizando aqui o seu meio-irmão, xfce), não gostaria de ver o GNOME todo nessa "linguagem" - se bem que não sei ao certo que mono é exatamente uma linguagem -, assim como não iria querer acessar o sistema e perceber que o "painel de controle" do sistema é feito em java. Nada contra java. É uma excelentíssima linguagem (ambiente), mas para desktop elas ainda não são tão boas para o usuário quanto as linguagens "tradicionais".

Enfim, é bom ir escrevendo e justificando cada coisa, pois nestes tempos de internet fica difícil realmente você está querendo dizer, e uma vírgula fora do lugar pode significar uma coisa aqui, e outra coisa para outra pessoa (e as carinhas ;-) 8-) já não resolvem mais este problema ;-)).

PS: Se eu não me engano, havia no RedHat uma ferramenta do gênero, que permitia configurar o xorg.conf através de interface gráfica e menus. Ou era no Conectiva?
Mandrake!

Não tenho nada contra a popularização do Linux. Mas confesso que isso dá uma certa angústia. Imagina o dia em que o linux realmente cair na boca do povo. Ele vai ser POP. Vão até lançar o Linux Rebelde, onde no menu iniciar está escrito RBD. Nesse dia você muitos dos linuxers terão que achar outro sistema alternativo (e os emos vão adorar), com uma filosofia totalmente diferente, pois o linux terá se tornado o próprio windows, com todos os seus defeitos e qualidades...
Você não se sentirá mais "superior" ao ignorante do seu vizinho, que é um alienado usuário do windows, e se sentirá mal por isso.... HAUAHAUHAUAHUA. É, isso é ruim...

Nossa... se eu escrevesse esse texto no vestibular não teria passado... hauhau


--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de laurocesar
Mono...: Tem alguns programas em mono, como o Fspot, o beagle e o tomboy que é um programa de notas que esqueci o nome... embora o beagle parece estar sendo substituído pelo tracker que promete ser mais rápido e consumir menos memória e é escrito em C.

Um abraço.

=======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNI
Comentário de nemesis
APIs: "o mono está sendo muito utilizado em aplicativos para o GNOME."

Aplicativos para o GNOME não são o GNOME. GNOME e sua base GTK+ e o sistema operacional no qual rodam são todos em C. Infraestrutura é C/C++ em tudo o que é canto. Nem Windows é C#, Java, Ocaml, Haskell ou o que for, só C/C++. Mas há APIs para se acessar essa infraestrutura escrita em C/C++ por outras linguagens... só cansa escrever os wrappers.

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Didi
O que o Linus acha?: A discussão de muito longe já saiu da notícia mas (não que eu ache que o cara é o Deus, pois não é), o que será que o Linus acha disso tudo?

Parte da entrevista retirada de http://www.apcmag.com/7017/linus_torvalds_talks_future_of_linux_page_3


APC: Do you use a specific distribution of Linux at home or work?

(...)
Before Fedora had PowerPC support, I ran YDL for a while, and before that I had SuSE. Funnily enough, the only distributions I tend to refuse to touch are the "technical" ones, so I've never run Debian, because as far as I'm concerned, the whole and only point of a distribution is to make it easy to install (so that I can then get to the part I care about, namely the kernel), so Debian or one of the "compile everything by hand" ones simply weren't interesting to me.
(...)


Bom, acho que a opinião dele vale alguma coisa, não?

O legal do Linux é isso, a liberdade de escolha!
--
GEAR - Grupo de Estudos Avançados em Robótica
http://www.gearusp.com

Comentário de tenchi
Rinha...: Não quero comprar briga, mas me diga:
O que é o GNOME senão um conjunto de aplicativos que formam o ambiente GNOME? Vc tem o gnome-panel, o nautilus, todos os diálogos de configuração e bibliotecas, etc. Tem os players de música. Eles formam o ambiente GNOME.

Já vi que eu não devia ter nem começado o primeiro comentário...

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de nemesis
acho que não: "acho que a opinião dele vale alguma coisa, não?"

Certamente a opinião de todos valem. Mas não se esqueça de que a empresa em que ele trabalha é financiada pelas grandes empresas relacionadas ao Linux: RedHat, Suse, IBM, Sun etc. Todos tem seu bias decorrentes de necessidades e suas opiniões refletem isso.

Linus:
"Eu nunca usei Debian, pq da forma como vejo, o maior e único objetivo de uma distribuição é tornar instalação fácil (para eu chegar na parte que me interessa, especificamente o kernel), então Debian ou uma das distribuições "compile tudo na mão" simplesmente não são interessantes para mim."

Interessante que ele parece ignorar que instalação ou "compilar tudo na mão" na verdade são processos altamente automatizados e simples nas distribuições que ele menciona, pouco ou nada requerendo de intervenções manuais. Não é a primeira vez que Linus banca o troll para defender as empresas comerciais que lhe asseguram o pão de cada dia.

Por outro lado, depois de ficar escrutinando código em telas fósforo verde o dia inteiro, talvez em casa ele só queira ver telas atraentes e GUIs cheias de frescura...

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de cenoura
Talvez o ponto que o Linus: Talvez o ponto que o Linus defende não é se está ou não automático o processo de compilar os pacotes, ele quer é "chegar rápido" a um sistema instalado e funcionando por completo, coisa que Fedora e Ubuntu, este alias ele não citou, fazem em menos de uma hora de instalação.


--
Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com

Comentário de nemesis
engraçado: se tudo o que ele quer é chegar ao kernel, uma instalação básica de Debian não leva nem meia hora.

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
"o que é o GNOME senão um: "o que é o GNOME senão um conjunto de aplicativos que formam o ambiente GNOME?"

quer dizer que se eu instalar o Firefox e o OpenOffice no GNOME, eles passam a fazer parte do ambiente GNOME?

GNOME é infraestrutura para um ambiente Desktop: GTK+, VFS, navegador de arquivos, daemons e coisa e tal. Tudo escrito em c. Beagle, F-Spot, Firefox... nada disso faz parte realmente.

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de alsampaio
Curioso notar como: Curioso notar como discussões controversas e improdutivas com uma quantidade considerável de flames só aparecem em notícias relativas ao Ubuntu.

Inveja, talvez?

Não sei e não sou ninguém para sabê-lo.

Mas é o que me parece.
Comentário de MaxRaven
uma pergunta.: Alguem aqui já deixou seu IM ou email disponível ao usuários (esses médicos, advogados, donas de casa, comerciantes, etc..) que utilizam qualquer distribuição para saber o que realmente eles querem?
Pois bem, eu fiz isso, até porque sou um deles, e 99% só querem um Windows sem vírus e que não tenham de pagar nada, apenas isso e mais nada. Tá bom, 99% é exagero, mas 90% sim, o restante tem alguma afinidade com informática em geral, seja por hobby, interesse comerciais ou outros, esses sim nem fazem questão de olhar para um console ou usar o modo texto, uns até mesmo querem isso.

--
http://www.maxraven.info
Comentário de popolony2k
A verdade na maioria das vezes ....: ...ofende.

Principalmente aos "bons moços", incapazes de um debate mais "afiado".

:.D


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Ubuntu
Fanboy é uma praga mesmo: Ninguem pode falar mais nada do ubuntu aqui... mas vcs estao certos, o ubuntu eh horrivel mesmo. Pesado, cheio de coisas desnecessarias, carrega um monte de serviços desnecessarios por padrao e ainda por cima tentando imitar o windows... so mesmo os winlosers pra usar essa ***** mesmo. 90% dos usuarios dessa distro usam ela em dual boot com windows Pirated Edition, eu sei por que conhenço VARIAS PESSOAS q fazem isso...E vcs ainda se dizem apoiadores do soft livre mas tb vcs usam por que eh de graca ainda mandam cds de graca pros outros porque senao nao valia nem a pena baixar essa porcaria.
Comentário de Mark Shuttleworth
Concordo plenamente: Concordo plenamente com o Ubuntu disse no post acima.
Parabéns meu filho, muito bem dito ;-)
Esse garoto vai longe... :-D

AUHuAUhUuHuauHUa
Comentário de dtiziani
Vc é burro?: Interpretar texto na lingua nativa é uma das coisas que todo ser humano deveria saber, e você pecou nisso.

"nunca mais tenham que NECESSARIAMENTE". Leu de novo? viu o proprio termo destacado? Vou repetir aqui: NECESSARIAMENTE.

Nao foi dito que vc NUNCA MAIS vai poder configurar via console, e sim que vc NUNCA será obrigado a recorrer, ou seja, NÃO lhe tira a opção de configurar em modo texto.

Leia o que vc citar antes de abrir o "reply", ok?
Comentário de popolony2k
A fase ....: ..."de grátis" do UBUNTU está com os dias contados.

Não lembra da versão "community" que o pessoal da Canonical já tratou de lançar para justificar o fechamento da versão "super power master of universe" ??


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de brain
Do site oficial:: Esta é a sua opinião, mas vale mencionar que o compromisso da gratuidade perpétua do software permance no site oficial. Cito diretamente:

Ubuntu is and always will be free of charge. You do not pay any licensing fees. You can download, use and share Ubuntu with your friends, family, school or business for absolutely nothing. (http://www.ubuntu.com/products/WhatIsUbuntu)
Comentário de popolony2k
Mudar esses termos ....: ...é fácil, fácil e alguns outros já o fizeram como a RH, Suse, etc, etc.

Quanto a minha citação anterior, não estou falando de opinião e sim de fatos. Jamais ignorem os sinais que as mudanças mandam antecipadamente.

Até mesmo porque, uma mudança radical de um possível futuro fechamento do Ubuntu com certeza trará prejuízos à imagem da empresa que só poderão ser reparados a longo prazo.

O Fedora que o diga, e o OpenSuse tb (se bem que esse último tem muito o que fazer para se recuperar das recentes khdas da empresa mãe).

No mais, se uma pessoa quer manter sua liberdade (de acordo com os termos da GNU, similares ou segundo vontade própria) e principalmente usar de estratégia para escolher sua distro, afim de que não caia em uma possível armadilha, é bom analisar o caminho que a empresa que mantém sua distro preferida trilha, caso contrário escolha a "do momento" ou a que mais lhe agrada independente de licensas e liberdades.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de brain
Testemunho da história: Você tem aí algum registro ou referência de declaração da Red Hat ou da SUSE de que suas respectivas distribuições (Red Hat Linux e SUSE Linux) permaneceriam para sempre isentas de cobrança? Me parece que elas jamais prometeram isso.

Note que não estou afirmando que o Ubuntu não pode rasgar o seu compromisso de gratuidade permanente, mas não me parece que os outros 2 exemplos que você menciona tenham feito este mesmo compromisso em algum momento.

Concordo com você que cada pessoa deve empregar seus critérios na hora de escolher seu sistema operacional, e que a questão da liberdade pode precisar de análise criteriosa, assim como a do custo também. Mas vale lembrar mais uma vez que no momento o compromisso de gratuidade do Ubuntu, que você questiona, permanece exposto, em destaque e qualificado como permanente.
Comentário de popolony2k
Oras ....: ...não era esse a principal estratégia de marketing das empresas de SL nos primórdios ???

A venda de serviços ?? Desde que uso e acompanho o SL lá por 1993/1994 sempre um executivo de uma dessas empresas se "escoravam" nesse discurso de que o SO era grátis e o que valia eram os serviços.

Nada contra vender seus pacotes...mas dizer que nunca falaram isso é tapar o sol com a peneira.

E tem mais, manter uma distribuição "free of charge" é fácil, veja RED HAT LINUX 5, 6, 7, 8, 9 são todas "free of charge", como eram apresentadas na mídia na época, TANTO QUE (não é grito viu ?) depois que a RH anunciou que "descontinuaria" sua solução RED HAT LINUX, para não restar dúvidas de que ela sempre associou seu produto ao termo "free of charge", e que o mesmo seria sempre "free of charge", a mesma "sorrateiramente" passou a chamar seu produto de RHEL (RED HAT "ENTERPRISE" LINUX), ou seja, o Red Hat Linux continua "free of charge" até os dias de hoje...........mas alguém atualiza ele ???

Quanto ao Suse, infeliz minha citação pois com certeza essa deve ter aprontado alguma "estratégia" similar à da RH, mas meus motivos são maiores para desejar que essa empresa desapareça da face da terra.

Não...não desejo que a RH desapareça da face da terra, só não se trata uma "empresa santa" que deve ser "canonizada".....canonizada......Canonical.....ups........

Mas para isso existe o tempo !!! Vamos aguardar.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de laurocesar
Especulações e snatidade...: 1- Qualquer coisa que você disser sobre a mudança de atitude da Canonical frente ao Ubutnu é somente especulação e nada mais.
2- Empresas não precisam ser santas, nem nós conseguimos imagina as empresas... elas devem ser éticas e obedecerem a regras de conduta claras e transparentes só isso.

Um abraço.
=======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de brain
A diferença que faz um compromisso: Por isto é importante destacar que o Ubuntu manifesta e divulga o compromisso de ser perenemente gratuito, algo que a Red Hat nunca fez. Como se tratava de uma expectativa implícita e subjetiva, a barreira em renunciar a ela certamente foi menor para ela.

Assim como a promessa do OLPC de oferecer o seu laptop infantil a US$ 100, a promessa do Ubuntu permanentemente gratuito foi divulgada por seu próprio proponente, o que pode e deve gerar vigilância por parte dos interessados. E em ambos os casos o compromisso ainda não foi retirado, portanto é o caso de continuar insistindo em que seja cumprido. E no caso do Ubuntu, de fato vem sendo cumprido de forma concreta.

Destaco, entretanto, que considero a oferta de gratuidade algo que uma distribuição faz por sua livre e espontânea vontade, e que não considero errado renunciar a ela. O caso do Ubuntu é diferente por haver um compromisso de que a gratuidade seria permanente, mas no caso do Red Hat a renúncia à continuidade do antigo Red Hat Linux, sob a minha ótica, estava plenamente dentro dos direitos da empresa. Sob o meu ponto de vista, o essencial é que seja mantida a licença sobre o código.
Comentário de popolony2k
Como eu disse anteriormente...: ...primeiro fique atento aos sinais, depois vem a questão do tempo e por isso devemos aguardar observando atentamente os passos de TODAS as empresas que atuam no SL.

Qualquer empresa é bem vinda no SL, mas não serei eu a pessoa a ajudar a criar nenhuma relação "apaixonada" entre pessoas e empresas, pois elas continuam sendo empresas e que sempre terão como objetivo final que seus lucros aumentem (ainda bem e nada contra) e que na maioria das vezes tais empresas não tratam bem as pessoas que trabalham para elas, principalmente no mundo de TI (salvo raras excessões), onde é cada um por sí e que não tem um sindicato forte para equiparar as forças entre uma instituição forte (empresa) e pessoas...mas isso é outra conversa.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de popolony2k
Nada contra o ...: ...Ubuntu, e conforme vc citou devemos ficar vigilantes quanto a proposta de gratuidade e não só isso, devemos ficar atentos a estratégias como a da RH, que criou uma possível justificativa para seus atos com uma simples mudança do nome de seu produto.

Fiquem espertos com as armadilhas...continuem vigilantes.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Freedom
Uma coisa que eu não entendo...: ...no Ubuntu são as disputas que eles têm com o pessoal do Debian. O Debian é junto com o Slackware uma das mais antigas distribuições que existem, e eu acho que deveria haver mais consideração e respeito por parte do time do Ubuntu sobre isso.

Agora quanto ao que o Augusto citou,

Ubuntu is and always will be free of charge. You do not pay any licensing fees. You can download, use and share Ubuntu with your friends, family, school or business for absolutely nothing.(http://www.ubuntu.com/products/WhatIsUbuntu)


e que de fato se encontra no site oficial, é bem específico quando diz "always will be free of charge", traduzindo: sempre será livre de CUSTO, ou seja, GRATUITO o que significa que a qualquer momento como o Popolon disse lá em cima, a Canonical PODE sim fechar o código do Ubuntu e criar um fork comercial no melhor estilo Fedora/RHEL | Open$U$E/$U$E Linux.

Off-topic: O Popolon também tem razão IMHO quando ele fala da Red Hat, acho também que eles são inclusive a M$ do "mundo" Linux.
Comentário de popolony2k
Respeito sua opinião...: ...sobre a RH e apesar de não acha-la nem um pouco santa, acredito que ela está longe de ser próxima da M$ em qualquer sentido, basta ver as contribuições que a mesma fez durante toda história do kernel do Linux....dentre outros projetos que nasceram e/ou tiveram suporte da RH.

Mesmo assim...fique atento às ações da RH, bem como Canonical ou qualquer outra.

E sim...eu tb acho que Canonical deve respeito a Debian, caso haja essa disputa com o pessoal da Debian, conforme vc citou.
--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Freedom
É, mas inclusive saiu um artigo...: ...no Linux Watch escrito pelo Steven Vaughan-Nichols no final do ano passado (não me lembro o link agora) justamente falando sobre isso, e que inclusive havia uma conversa nos bastidores sobre um possível acordo entre a M$ e a Red Hat nos mesmos moldes do da Novell. Portanto devemos abrir bem nossos olhos quanto a isso, mais uma passando para o lado do inimigo seria demais.

Quanto a referida disputa, não sou eu quem digo isso mas é o próprio time do Debian em várias discussões que houveram nas mailing list deles há algum tempo atrás. É só dar uma olhada lá e você irá constatar isso.
Comentário de Freedom
Quanto à contribuição da RH...: ...para o Kernel Linux isso não diz muito [no sentido da RH trair a comunidade]. A Novell contribuiu [e contribui] também para com o Kernel, não tanto como a RH mas contribuiu [e ainda contribui] e mesmo assim se revelou a traíra que é hoje [e sempre foi], portanto confirmo o que eu disse acima: Devemos prestar atenção na Red Hat, principalmente devido ao caso deles serem uma empresa e não uma instituição de caridade, e quando se trata de dinheiro [no sentido de ganância e lucro a qualquer custo] tanto por parte deles e de outros(as) todo cuidado é pouco.
Comentário de popolony2k
Exato....: ...pois Comunidade e empresa são coisas totalmente diferentes que podem andar juntas ou não.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de nemesis
insano: jamais vi lógica mais falha. digna de um WTF...

"traduzindo: sempre será livre de CUSTO, ou seja, GRATUITO o que significa que a qualquer momento como o Popolon disse lá em cima, a Canonical PODE sim fechar o código do Ubuntu"

1. que benefício a Canonical teria em fechar o código para "comercializar" um FREEWARE?!
2. como a Canonical vai conseguir fechar o código dos inúmeros componentes GPL do sistema?

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de popolony2k
Acredito que o termo ...: ..."fechar" que o amigo Freedom citou é não mais disponibilizar "free of charge" em seus servidores, assim como a RH já fez um dia e que não significou que o RHEL se tornou um produto fechado e sim não mais "de grátis".

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de laurocesar
Agora que ficou complicado...: Se ele quis dizer o que você você declarou, porque ele escreveu em sua mensagem que no site do Ubuntu está escrito que a distro será "livre de CUSTO" para sempre?
Deixa pra lá, acho que vocês foram infelizes em suas declarações e tentam justificar o injustificável.
=======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de popolony2k
O que ele escreveu ...: ...não cabe a mim discutir, apenas coloquei a minha interpretação.

Quanto a justificar o injustificavel, aguarde, o tempo é o melhor solucionador de problemas.

Já dei o exemplo da RH....ou seja, para invalidar qualquer coisa anteriormente dita ou feita basta que a empresa crie por exemplo algo como Ubuntu Power Desktop, que seja pago e deixe de atualizar o Ubuntu...pronto, temos o Ubuntu pra sempre "free of charge" .... estático.

São apenas suposições, mas não custa nada ficar atento, pois como já foi dito aqui, empresas são empresas e não instituições de caridade.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de laurocesar
Dúvida offtopic: Porque, ao contrário da sua, a figura de meu gravatar não é mostrada? :-(
=======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de brain
Endereço de e-mail: Acredito que a razão mais provável seja que você tenha usado endereços de e-mail diferentes ao se cadastrar no BR-Linux e no Gravatar
Comentário de popolony2k
Pra mim tá ...: ..aparecendo um a figura de um pinguim legalzinho no seu gravatar.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de laurocesar
Ué...: ...pra mim não aparece.
=======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de laurocesar
Os endereços são os mesmos...: ...acabei de conferir.

EDIT: Agora tá funcionando. Acho que aconteceu o seguinte: ontem entrei no site do gravatar e verifiquei que embora a imagem estivesse lá não estava marcada como padrão, cliquei nela e a defini como default, mas mesmo assim minhas mensagens aqui continuavam sem apresentá-la. Acredito demorou um tempo pra imagem ser atualizada, pois agora tá tudo ok.

De qualquer forma, muito obrigado pelo retorno.

Um abraço.
PS: Minha assinatura sempre é cortada e tenho que corrigi-la, será que é alguma incompatibilidade (bug) do sistema com o "!" presente na mesma?
=======================================================
Liberdade, Igualdade e Fraternidade!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004