Recebi da
Novatec Editora, há poucos dias, um exemplar do recém-lançado
Construindo sites com CSS e (X)HTML, e não foi preciso mais do que a primeira rápida folheada para descobrir que eu iria gostar muito do livro: o autor, Maurício Samy Silva, já começa o livro deixando claro que não vai se prender a nenhuma ferramenta específica - a missão dele é falar sobre CSS e (X)HTML, e para isso não é necessário mais do que um editor de textos simples e um navegador. Depois cada pessoa adapta para a ferramenta que preferir, ou precisar usar.
O tema também me ajudou a gostar do livro desde a primeira página. Sites usando os padrões mais essenciais da web, conforme definidos pelo W3C, são importantes para que tenhamos a interoperabilidade na Internet, no seu melhor sentido: páginas que sejam exibidas igualmente em qualquer navegador que atenda aos padrões. Os objetivos adicionais, como separar conteúdo e apresentação, entre outros, são importantes em seus próprios contextos, mas a questão da padronização é a que mais me atrai a atenção.
Trata-se de um volume alentado, com 450 páginas bem diagramadas, complementado por um site que traz os exemplos, errata e feedback. Começa pelo começo, com definição de ferramentas, explicação sobre o que é o (X)HTML e o CSS e seus componentes essenciais.
O CSS em si recebe uma explicação bem detalhada, tanto nas questões estruturais (seletores, etc.) quanto nos estilos em si (tipografia, cores, listas, etc.). Eu gostei especialmente dos capítulos sobre formulários e sobre tabelas - e este começa com um aspecto muito importante: quando usar as tabelas, que têm seu lugar reservado, embora freqüentemente sejam abusadas, inclusive por mim. Os capítulos sobre posicionamento e layout (líquido, elástico, etc.) também foram especialmente interessante, porque para mim este é um problema bastante comum.
Estes textos são complementados por códigos de exemplo adequadamente formatados, tabelas, imagens e principalmente screenshots da página sendo exibida no navegador, de modo a facilitar a aprendizagem, o entendimento e o uso como referência.
Os dois capítulos finais vão um pouco além da questão da padronização: o 14 trata de bugs e hacks - especificamente para o Internet Explorer - e o 15 reune uma miscelânea de truques baseados em CSS, já bastante difundidos mas reapresentados para você não ter de procurar no Google a cada vez: cantos arredondados, substituição de texto por imagens, etc.
Ao final, apêndices úteis: HTML, FAQ de CSS, lista de propriedades do CSS 2.1, e mais uma tabela de referências e índice remissivo.
Certamente não se trata de uma obra voltada ao Linux ou ao software livre, mas com o crescimento das aplicações (inclusive livres) baseadas na web, os padrões web ficam sempre em voga. Eu li, reli, gostei e recomendo a quem projeta ou desenvolve websites!
Pretendo comprar ele, eu já comprei dessa editora livros de programação em php e to gostando...mas to com muito dificuldade em css