Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Replicação de banco de dados MySQL em cadeia


“Replicação de banco é a capacidade de bancos de dados em um servidor MySQL serem duplicados para outros servidores. Ela tem o objetivo de aumentar a velocidade e confiabilidade de uma estrutura de banco de dados.

Neste tutorial irei mostrar como configurar servidores de banco MySQL com Replicação em cadeia/anel. Utilizada, por exemplo, em estrutura de dados geograficamente distribuídos.”


Enviado por Marcus Maciel (marcusΘunderlinux·com·br) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de against
nao funciona.: nao funciona.
fujam dessa configuracao.
a nao ser que vc nao use chaves e campos auto-increment
Comentário de Dyego Leal
Funciona sim , o Log Binario: Funciona sim , o Log Binario do MySQL conserva os ID's de auto_increment e mantem SIM a integridade ( no caso de tabelas com InnoDB) , isso só ocorria no tempo da 3.23 , hoje em dia funciona perfeitamente...

O unico problema eh a replicação ser baseada em LOG , isso é foda... pois se o servidor trava ( windows por exemplo ) ele pode corromper o log ( afinal é um arquivo aberto ) levando a sincronização para o inferno.
Comentário de nemesis
haha!: haha!

eu li a manchete como "Replicação de banco de dados MySQL dá cadeia"... :P

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Tiago Cruz
Master/ Slave: Olá, gostei do tutorial porém tenho uma dúvida:

Eu sempre usei o master em RW e o Slave em RO (somente select, pois se fizer insert no slave dava nhaca :-)

Então quer dizer que se eu tiver dois servidores mysql, um é master _e_ slave do outro eu posso fazer insert nos dois que não da zica???

Obrigado!
Comentário de Against
"Essa estrutura pode ser: "Essa estrutura pode ser utilizada para aplicações distribuídas geograficamente. Uma alteração em algum servidor da cadeia, será replicada para outros servidores espalhados geograficamente. E as consultas podem ser direcionadas para o servidor mais próximo."

Imagina que seja inserido no Brasil e na China um registro. Ambos vão ter a mesma chave, a não ser que o Mysql faça um lock em todos os masters. Não consigo entender como eles resolveram somente guardando a posição, mas tb não duvido não.
Comentário de The Darkness
Essa configuração funciona: Essa configuração funciona sem maiores problemas.
O único senão é que ela torna a administração e a resolução de problemas mais complexa, devendo ser usada com certo cuidado.
Se o interesse é apenas melhorar a performance o esquema com Master RW e um ou mais Slaves RO é o ideal.

[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]
Usuário Linux 407232
É Usuário de Linux? Apareça !!!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004