O pessoal do Infomedia, uma das raras mídias televisivas do Brasil que abre espaço regularmente para a cobertura do código aberto, me mandou mais um vídeo da sua cobertura do FISL, dessa vez dando voz a Renato Martini, presidente do
Instituto Nacional da Tecnologia da Informação, órgão da Presidência da República, e também participante desde 2000 de organizações não governamentais na área de tecnologia e sofware livre.
“
ITI faz uma avaliação das iniciativas do governo em relação ao open source: Software público e software livre. Ainda que entendidos como a mesma coisa, a distinção entre as ferramentas é fundamental para o governo. Foi o que explicou o presidente do Instituto Nacional de Tecnologia de Informação ao InfomediaTV.”
Eu já assisti ao vídeo (com o comando
gmplayer -ss 20 http://infomediastreaming.terra.com.br/videos/281.mpg para pular os comerciais não-relacionados ao software livre) e gostei bastante do posicionamento do Renato Martini, que eu já conhecia em parte devido a ter lido seu livre 'Criptografia e Cidadania Digital', mas nunca tive oportunidade de conversar mais do que breves palavras com ele. Ele fez um breve balanço do posicionamento do ITI em relação ao código aberto no governo federal, observou que o governo precisa aprender a dinâmica de trabalho do código aberto e fazer com que o software público seja desenvolvido com ferramentas e técnicas obtidas nessa comunidade, sendo usado em todas as esferas governamentais.
Segundo ele, um grande desafio do próximo governo será construir a infra-estrutura para fomentar o empreendedorismo privado nessa área, pois o software livre só será mesmo uma revolução para o país se desenvolvermos o pleno potencial das competências locais.
Parabens mais uma vez ao Infomedia TV
Pena que nao aparecia nada da musa =P