Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Relatos do V Encontro Nacional LinuxChix BR

O grupo brasileiro LinuxChix está oferecendo camisetas aos participantes que enviarem relatos sobre o V Encontro Nacional Linuxchix Brasil que sejam publicados aqui no BR-Linux.



Veja abaixo os dois primeiros relatos, e veja também esta lista de citações da palestra do Rubens Queiroz no evento. Se você ainda não assistiu a alguma palestra dele (que acabam sendo sempre sobre cultura e folclore do Unix), não perca a sua próxima oportunidade!




Relato enviado por kayo (kayoΘnull·net).


“O encontro, bom, foi interessante mas infelizmente Brasília não consegue suportar um encontro do jeito que elas organizaram. Fora tudo muito bacana, muito organizado, digno de um grande evento, mas algo me leva a crer que Brasília não gosta de se reunir e povoar um ambiente aonde você vai ser igual ao outro, mas essa é a cultura de quem acredita estar no “centro do poder”.

No primeiro dia eu consegui ver uma boa movimentação, não esperava mais do que isso, já que com boas experiências nos eventos locais, o povo que habita essa região é muito mal de socialidade. E já no segundo dia, o movimento foi realmente fraco.

Aos que foram, o de sempre, pessoas que se intitulam os grandes do sofware livre e pessoas descentes. Um exemplo específico é de, já na palestra em andamento, sempre, um rapaz levantava seus olhos do seu notebook e soltava algum comentário geek inteligente, a fim de acrescentar na “mais boa vontade” sua infinita experiência com o sistema operacional, ou quando ele sem ter uma boa experiência para palpitar, na palestra alheia, começava alguma conversa curta com o palestrante. No Animal Planet isso é descrito como quando um animal quer marcar seu territorio, agora outras perguntas como: “Porque, alguém que vai assistir uma palestra fica no seu notebook?”. Só a psicanalise pode responder, ou ajudá-los.

Mas sempre tem um engraçadinho tentando se igualar ao palestrante, palpitar, acrescentar ou apenas ser o palhaço da hora. Eu acho toda palestra válida, seja qual for, e todas as apresentadas ficaram nesse critério. Você que estuda varias coisas antes de decidi o que vai fazer, mesmo sabendo bem, alguém que já escolheu seu caminho vai sempre ter dicas que você não sabe.

A organização montou tendas que, infelizmente e de novo, foram ocupadas apenas por duas empresas de treinamento e uma exibição do uso de multi-terminais, o que parecia mais algo privado, pois, no primeiro dia eles ficaram com três monitores de costa para quem chegava e ao lado de dois tabletes de madeira, hehe. Novamente a falta de pessoas interessadas em compartilhar e ensinar acabou atrapalhando uma boa idéia.

O evento fora muito bem feito, da parte da organização você não pode reclamar nada, mas da parte do público, aí é outros 500. Porém, aonde não se tem esse problema?

Uma boa palestra que aconteceu foi do “cabelo” sobre video captura com C++, ele exibiu parte da sua tecnologia em reconhecimento facial, além da sua biblioteca que eu já vou fazer download. Esse cara está anos-luz a frente da panelada de sempre que se diz desenvolvedor aqui no Brasil, ele não só visualizou como ultrapassou os limites.

O detalhe essencial aí é que ele mais faz do que fala, enquanto os que você sempre vê tentando encravar seus nicks e nomes em murais só falam. Claro que essa minha raiva é especifica, fora o cabelo, teve a palestra do coredump, muito legal sobre detalhes de segurança em aplicativos, a do Luciano Ramalho sobre “fundamentos” da programação, o da Tatiana, outra desenvolvedora que também visualizou e está ultrapassando limites com o InVesalius, software esse que ajuda e muito as pessoas do Brasil mas ninguém comenta, por motivos claros, não é da modinha, não é interessante para esse povo que diz ser o motor do S/l.

Minha dica? Esqueça os eventos e o grupo/panela de Brasília, visite os encontros vizinhos.”


Relato enviado por Rodrigo Patriota (rodrigoΘpatriota·eti·br)


“Eu estive no 5º Encontro Nacional Linuxchix Brasil!

E posso afirmar com certeza, que o evento apresentou um ótimo nível técnico no que diz respeito aos temas das palestras, bem como de seus autores. A palestra que mais gostei, tratou sobre o empacotamento de software no Debian, e foi ministrada pelo João Eriberto Mota Filho.

A organização também foi muito competente, pois sempre havia alguém disponível para prestar algum esclarecimento quando necessário.

Já divulguei uma nota no meu E estarei nos próximos com certeza!”




Augusto Campos)

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de yvesjmt
Uhn?: Não deu pra entender os comentários amargurados do "kayo".

algo me leva a crer que Brasília não gosta de se reunir e povoar um ambiente aonde você vai ser igual ao outro, mas essa é a cultura de quem acredita estar no “centro do poder”.

Esse foi um comentário superficial e sem nenhum sentido. Sou goianiense de nascimento, porém brasiliense de coração, e me sinto ofendido com esse argumento preconceituoso. Você pode detalhar melhor o que quis dizer com isso?

O público do evento foi relativamente pequeno por uma razão muito simples: a cidade fica tradicionalmente vazia em fins de semana e, principalmente, em feriadões como esse. Mesmo o desfile da Independência no Sábado teve um público muito abaixo do esperado.

Em relação ao xororô de haver uma "panela" em Brasília, também fiquei sem entender. Praticamente todo mundo aqui nasceu em outros Estados e quem chega é sempre bem recebido. Estou aqui há 2 anos, me senti muito bem-vindo quando cheguei e hoje tenho grandes amigos.

Kayo, em eventos futuros, tente conversar com as pessoas ao invés de se cobrir de preconceitos e, pior ainda, disseminar seu rancor aos demais leitores.
Comentário de kayo
Amigo, olhe a postura..: Amigo, olhe a postura.. Comentário, apenas, comentário. Se te ofendeu, desculpe, mas você está no lado da panela então, porque não tem para que se ofender se você não tiver culpa hehe. E o fato de conversar, bom, eu preferiria perguntar para você se você fez uma conversa produtiva ou não, com alguem que vc nao conhecia e que nao estava acompanhado de algum conhecido seu.

Brasília e ses usuários de linux são, em 95%, essa panelada, apenas os 5% que não iram comentar aqui, felizmente, são usuários reais da ideia de S/l.
Comentário de Alberto Pereira
A verdade muda de acordo com os olhos de quem vê...: Vou tentar relatar o que ocorreu sob o ponto de vista de alguém que já participou de alguns eventos de Software Livre e esteve presente nos 2 dias do evento das Linuxchix.

Fui com alguns amigos, um deles pagou antecipado para entrar no evento, porém não recebeu nenhuma confirmação, não sabia sequer se poderia entrar, como não tinha pago cheguei lá e entrei, para meu espanto acabei não tendo que pagar nada, apenas não ganhei camiseta, deviam especificar no site que a entrada é liberada e teria camisetas para vender.

Como a primeira impressão é a que fica a tenda da entrada era da empresa X25, não existia sequer um computador com Linux, tinha apenas um Playstation2 e um microondas, eles davam pipoca e jogavam video-game.

No primeiro dia tinha uma quantidade pequena de pessoas, mas em alguns locais como o curso do Júlio Neves tinha a lotação máxima da sala, em geral as palestras parecem ter sido bem ministradas, mas me pergunto até agora de quem foi a idéia de apresentar a de geologia utilizando Internet Explorer dentro do Windows.

As chix foram um show a parte, ficam em um grupinho isolado e pronto, nem nas poucas coisas interessantes que tinham no evento elas apareciam e por mais incrível que pareça dizem que o evento foi um sucesso, eventos como Install Fest que são feitos apenas com o pessoal aqui do DF costumam ser bem melhores, se é para trazer tanta gente de fora, poderiam ter um mínimo de organização e interesse em fazer um evento de verdade.

Vi que tinha patrocínio do Google, Serpro, Intel, entre outros, mas não vi representantes deles por lá, será que sabem o real fiasco que foi o evento patrocinado por eles ou irão apenas confiar na palavra de quem foi responsável?

Torço para que esse evento tenha sido um fato isolado, que as chix não sejam tão desinteressadas no assunto quanto aparentaram e que por problemas ocultos e que não se repetirão o evento foi o que foi.

Creio que esse post será moderado como Troll, pois aqui no Br-linux as chix são consideradas deusas e acima dos erros, assim fica mais fácil como nos posts em destaque na notícia culpar quem foi no evento e não a organização.
Comentário de sulamita
Organização: Realmente seu comentário demonstra que cada um tem seu ponto de vista. Mas vamos lá:

Entrada: a entrada não era liberada, para quem não havia feito inscrição a entrada foi feita na hora, a 20 reais. Segundo nossos registros, no sábado contamos 47 inscritos na hora, mais 5 no domingo, além dos 97 pré inscritos, mais inscritos como grupos de usuários, convidados dos patrocinadores e IESB. Talvez a percepção foi afetada pelo fato destas pessoas estarem distribuídas no pátio, auditório, sala e dois laboratórios. Como o evento é voluntário e comunitário, não contratamos seguranças para pedirem identificação, confiamos na boa vontade, e claro, retribuímos com o kit contendo Linux Magazine, bloco e caneta para anotação, crachá, informativos dos patrocinadores e dvd/cds do Ubuntu, Mandriva e Linux Magazine. Lamentamos que você tenha preferido o jeitinho brasileiro, mas agradecemos aos que levaram o evento a sério.

Patrocinadores: faltou um pouco de atenção, afinal o Serpro estava em peso - posso me recordar de pelo menos 10 representantes, assim como a Intel - representada primeiramente por mim - enviou também uma engenheira dos EUA para palestrar no evento.

Chix: novamente, é bom ver os diferentes pontos de vista, já que diversas outras pessoas disseram que sempre havia alguém para solucionar alguma dúvida ou problema. Talvez se você tivesse ido na tenda que reservamos para ser o centro da organização, teria visto o credenciamento, bem como um ponto de encontro constante de todos os que chegaram lá para conversar. É bastante difícil estar na organização e ao mesmo tempo ter tempo para confraternizar, sob o risco de o evento não caminhar satisfatóriamente. Mas certamente todos os que foram lá tiveram quaisquer dúvidas esclarecidas, até aqueles que pela milésima vez queriam de graça uma das camisetas feita pela Tempo Real.

Tendas: as tendas foram disponibilizadas para os grupos de usuários, para promoção destes grupos, distribuição de cds e esclarecimento de dúvidas. Se não foram utilizadas, lamentamos, mas estavam lá disponíveis.

Erros: certamente ocorreram muitos, temos inclusive uma lista para trabalhar no próximo ano. Mas creio que a maioria presente gostou da seleçao das palestras, da existência de cursos práticos e do esforço. Somos bastante honestas no público esperado, talvez a percepção das pessoas sobre este público esperado foi diferente. Claro que não se pode agradar a todos, mas tomamos nota das críticas, e aguardamos sugestões. Não acreditamos em divindades, mas acreditamos que a maioria das pessoas entende um esforço voluntário de três organizadoras e alguns apoiadores.
Comentário de Anonimo
Ihuuuuu, Prutac Tec: Ihuuuuu, Prutac Tec Tuguer.....Raduuuquee.
Comentário de Almando Menezes Guimarães
D+: Não iria deixar nenhum relato, mas lendo os relatos dos colegas que participaram do evento, me senti estimulado a participar e mostrar minha opinião.
Também sou da região acredito que fomos prvilegiados pelo evento grandioso e de qualidade, espero poder participar de mais eventos assim, tenho participado de muitos eventos de tecnologia nesta região, pois sou goiano, vivo e trabalho aqui. e posso dizer que este foi o melhor evento de software livre que já participei, particularmente para mim foi muito proveitoso, aprendi muito, nao fiquei prestando atenção nos detalhes, onde estava a tenda de inscrição, que empresa botou stand, se teve cerimonial de eventos, se teve show de encerramento com uma banda de rock etc. Se quisesse isso teria ido ao Brasilia Music Festival.
Acho que o evento tem uma identidade própria, penso que deve ser preservada e é assim mesmo vai quem quiser, quem tiver interessado, pois é um evento de comunidade e voluntário, se nao gostou puder ajudar veja que estao todos de braços abertos para quem quiser ajudar, isso q é o ideal de comunidade.
Não consegui participar de todas as palestras que gostaria, pois ocorreram simultaneamente.
Agradeço as chix e toda organização pelo evento, e estarei nos próximos, odeio aquela ladainha de cerimonial de abertura....

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004