O Corretor Ortográfico foi citado também, que já contém mais de 1.400.000 palavras graças ao trabalho de equipe coordenada pelo sergipano Raimundo Santos Moura. E aí há um outro projeto, o Corretor Gramatical, financiado pelo FINEP e liderado por Paulo Menezes, que já está funcionando. O CoGrOo (Corretor Gramatical) é um software à parte que, ao ser instalado, se integra automaticamente ao OpenOffice.org 1, 2 ou ao BrOffice.org.
Só um parêntese: como o próprio Claudio falou na apresentação, correção ortográfica diz respeito à escrita de cada palavra: "nóiz fomus" tem erro ortográfico; já correção gramatical diz respeito a concordâncias e corretude das construções de orações: "nós foi" não tem erro ortográfico nenhum, mas tem um erro gramatical de concordância verbal.
Claudio também citou Edidoc, um Gerador Automático de Documentos que é mantido por Gustavo Pacheco; e o Escritório Aberto, do Sincero Zeferino Filho, que está reunindo modelos para uso no BrOffice.org.
Dentre as novidades anunciadas, temos:
* OpenOffice.org 2.0.3 será lançado na próxima semana. Desta vez, o BrOffice.org 2.0.3 será lançado ao mesmo tempo que a versão internacional;
* Projeto Invista Nessa Idéia servirá para criar um canal de interação entre a ONG BrOffice.org e empresas;
Um aspecto também interessante foi que o BrOffice.org já permite uso de assinatura digital em seus documentos. Há interesse que permita assinatura digital também nos PDFs gerados pelo BrOffice.org, mas no momento é apenas uma idéia.