Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Relato do fike sobre o 7º FISL

Sempre que tem eventos como o FISL e passo algum tempo fora acabo levando 15 dias para deixar a minha vida em ordem. Apesar de ainda ter muito coisa para acertar, vou tentar relatar as minhas impressões.

A palestra estava marcada para o primeiro dia do evento, como sempre acontece deixo para última hora para preparar a palestra (Migrando Oracle para PostgreSQL), consegui terminar de preparar a palestra com o telles - http://tellesr.multiply.com - por volta das 16 horas, duas horas antes da palestra. Auditório Byron lotado para minha surpresa, a palestra acontece sem atropelos e aparentemente o pessoal gostou do que apresentamos.

Terminado a palestra fui ver os estandes, amigos, inimigos. Impressionou o tamanho do Centro de Convenções da Fiergs com uma excelente infraestrutura, pena que a localização seja fora do centro de Porto Alegre mas o evento tinha praticamente tudo do que um nerd precisasse. Estacionamento almplo, lanchonetes, restaurantes, caixa 24 horas, enfermaria, auditórios, banheiros bem adequados para o evento. Pena que os preços para comer ou beber era um pouco salgados.

O estande do Debian estava bem organizado e bonito, o espaço para os grupos de usuários estavam legais mas espero que o próximo ano tenha mais espaço e organizem mais atividades, o estande da Sun e Google se destacaram e também a cobertura/programação da Infomedia TV foi bem interessante. Os estandes de governos também tinham algumas soluções interessantes.

Infelizmente não pude acompanhar o evento paralelo Creative Commons com shows, filmes, etc. A palestra dos meus amigos Rencka, DjTks e Maxx (A Arte e a Revolução da Cultura Livre: 'Cinelerra e suas Aplicações')foi muito legal, espero que eles tenham muito sucesso. A caravana do PSL-ABCD esteve presente, quando muitos duvidaram que conseguiriam chegar, parabéns pelo esforço de nossos camaradas do CPFP que lutaram até o último minuto. =)

A proposta da organização de colocar na grade ao invés de um dia antes as atividades dos grupo de usuários mostrou-se certa, a integração entre os grupo de usuários foi tranquila e a festa de lançamento da versão 1.0 do Debian-Br CDD foi muito bacana. As comunidades que mais participo (PostgreSQL e Debian) tiveram um bom destaque mas infelizmente não pude ajudar muito durante o FISL.

Stallman foi um show a parte juntamente com a presença da Microsoft no evento. A impressão desse evento que estava mais abrangente, desde temas extremamente técnicos à coisas mais globais. Mas ainda sinto que a parte de modelos de negócios, Sustentabilidade Financeira ainda é tema de um longo debate, porque não tinha muitas empresas com soluções (software livre) desenvolvidas e liberado o código-fonte. Creio que existe um receio desse setor de ver as oportunidades deste novo modelo de negócios, vamos ver se na LinuxWorld será diferente.

De um modo geral esse FISL fez bem à todos que participaram, para mim significou uma mudança, espero que para todos também. ;-)
” A nota foi enviada por Fernando Ike (fernando·ikeΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Jeronimo Zucco
slides: Bom dia.

Tenho interesse nos slides dessa palestra, você teria como disponibilizá-los ?

Parabéns pela apresentação.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004