Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Relato do sábado no FISL


“Último dia de evento do FISL. Nos rostos de muita gente pareciam dizer uma coisa: "RESSACA". Sim, muitos aproveitaram a sexta-feira e cada um foi com sua turma curtir do jeito que gosta. Em Porto Alegre opções não faltam! Há quem foi no famoso "churrasco dos nerds" que o pessoal da tchê linux organizou, outros foram direto para a famosa "Lima e Silva" e muitos em ambas, já que as caixas de cervejas não matara a sede.

Houve um menor número de pessoas circulando pelo ambiente, mas muitas stands de usuários entre outras teve um movimento muito bom. Em conversas paralelas nas standes que visitei, notei diversos trabalhos de desenvolvimento mas que acabam restrito aos grupos em si. Notei isso ao perceber que pessoas vinham me falar sobre a dificuldade de encontrar informações sobre algum tipo de projeto novo com detalhes focados que chamassem atenção.

Profissionalmente falando, acredito que o FISL deu um passo a frente. Como muitos perceberam, além de stands de empresas tinha também vários head hunters circulando e intimando alguns participantes afim de fazer uma entrevista para uma possível vaga aberta. A olho nu notamos claramente a UOL e Google extremamente interessados em muitos profissionais presentes.

Acredito que um próximo passo profissional pro FISL seguinte seria a demonstração de interesse de empresas no desenvolvimento individual/coletivo de projetos dos participantes presentes, e o interesse dos participantes em mostrar seu talento de desenvolvimento para as empresas. Assim o mercado teria uma melhor seleção de profissionais focados em software livre e/ou desenvolvimento open source.

O destaque que quero fazer fica por conta da iniciativa da OLPC. Para quem acompanhou desde o começo, desde os papéis até protótipos de carcaças, é um prazer ver e tocar no resultado final.




Tudo bem que o nome de $100 dólares tenha ficado simbólico, mas o projeto tem se esforçado pra atingir o principal propósito: Levar ao maior número de crianças a oportunidade de ter o contato com uma tecnologia para auxiliar na sua educação.

O FISL desse ano apesar de poucos problemas, de fato foi o maior encontro do Brasil de profissionais, estudantes e curiosos de software livre. Mesmo com todos interesses políticos do governo, todos tiveram seu espaço. Agora só nos resta ficar no aguardo das próximas novidades.”


Enviado por IP_FIX (eversonfixΘgmail·com).

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004