“Aconteceu em 26/04/2007 o LinuxPark 2007 RJ sediado no Sofitel no Rio de Janeiro. O evento foi direcionado à empresários e mostrou cases de grandes empresas como Ponto Frio, Petrobras, etc. O evento foi bem caro (R$ 400,00 a entrada), eu ganhei um convite nos 45min do segundo tempo. O valor deveria ser mais baixo para contemplar empresas de pequeno e médio porte, mas, acho que esse não era o foco.
Uma coisa que estranhei no evento foi a presença da Microsoft falando em colaboração junto com a Novell para incluir suporte a virtualização para o Longhorn dentro Suse utilizando o Xen.
Um outro fato era a afirmação da Itautec sobre que o Librix não se baseou em nenhum Linux ou GNU/Linux, mas o kernel nos seus terminais dentro do evento apontava um kernel Gentoo based (mas eles confirmaram nas perguntas e respostas essa verdade). ;-)
Vejam algumas fotos de qualidade duvidosa em nossa galeria de fotos.”
E a representante da Itautec respondeu a pergunta da platéia dizendo que o Librix tinha se baseado, sim, no Gentoo, por causa da facilidade de se alterar e distribuir os pacotes pelo sistema Portage. É que eles aplicam o Librix a diversos dispositivos diferentes, desde os servidores até os pontos de venda.
Aliás, pra quem se interessar, o Librix é um bom meio de se instalar um Gentoo relativamente completo de forma rápida, em vez de levar as poucas horas necessárias pra usar a instalação stage3 via linha de comando. Ao final da instalação, vc tem vários pacotes instalados.