Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Relato do IV ENLB destaca a participação feminina no evento


“Durante os dias 8 e 9 de setembro, nas dependências da Fundação Barddal, em Florianópolis, aconteceu a quarta edição do Encontro Nacional Linuxchix Brasil. Nestes dois dias, 109 pessoas assistiram a 17 palestras e cinco mini cursos, sendo um deles especialmente voltado aos professores. O público foi composto por participantes de cinco estados, e teve a participação de 12 professores. Os slides das palestras cujos palestrantes enviaram estão disponíveis aqui.

O número de participantes comparado aos números dos outros anos - 280 em 2003, 305 em 2004 e 301 em 2005 - foi bastante reduzido. Acreditamos que a falta de apoio dos grupos locais na divulgação causou uma queda brusca no público que compareceu ao evento, já que os números de acesso às transmissões web são muito mais animadores: 2959 acessos nos dois dias, vindos de oito países (mais detalhes da transmissão aqui). Tivemos também um grande número de pessoas vindas de Tubarão e Joinville, e agradecemos as pessoas que ajudaram a divulgar nesta região, de onde veio grande parte do público.”


Enviado por Sulamita Garcia (sulamitaΘlinuxchix·org·br) - referência.

Veja abaixo a continuação do relato.


Destes participantes, surpreendentes 34 mulheres participaram. Isto representa 37% dos participantes, o que nos confirma o fato de que os tempos são outros e que elas já fazem parte da comunidade interessada em aprender e desenvolver. Para os curiosos, os números da participação feminina nos anos anteriores - 12 em 2003(4,28%), 24 em 2004(7,86%) e 45 em 2005(14%).

Na programação, temas técnicos e variados foram apresentados por nossos palestrantes. Começamos o evento com a tradicional palestra de abertura por Piter Punk, desta vez desvendando os mistérios do UDEV, um subsistema para gerenciamento de dispositivos no kernel Linux. Logo após Luiz Fernando Bier Melgarejo, professor da UFSC e supervisor do EDUGRAF, fez a palestra "Aprendendo a fazer Software, Livre", mostrando as experiências e linguagens desenvolvidas no laboratório. Enquanto isto, acontecia o mini curso sobre OpenLDAP, onde Marcone Theisen apresentou por várias horas os conceitos e integrações desta implementação.

Na seqüência, tivemos a participação de Dirk Frehse, especialista em soluções da Microsoft. Primeiro ele apresentou a parceria da empresa com a XenSource, buscando melhorias e compatibilidade na área de Virtualização de Sistemas. Depois, ele apresentou as soluções para integrar o Active Directory com sistemas Linux, utilizando o protocolo LDAP. A palestra foi bem recebida e elogiada pelo compromisso com o foco do evento e pela clareza que as soluções foram apresentadas. Ao mesmo tempo, o professor Melgarejo e seus alunos realizavam a oficina Praticando Software Livre, onde os participantes puderam colocar em prática as idéias apresentadas na palestra anterior.

Logo apos, Diego Bianchetti, desenvolvedor da Solis, apresentou melhores formas de gerenciamento de servidores DNS, relatando experiências como o gerenciamento de problemas no FISL. Em seguida, o primeiro contato para o KDE na América Latina, Helio Castro, mostrou os novos esforços do time do KDE para tornar as interfaces gráficas mais modernas e atrativas ao público, em uma palestra divertida e demonstrativa.

Após um ligeiro coffee-break, foi a vez das mulheres subirem ao palco. Kátia Liane da Rosa , Analista de Sistemas na Feevale em Novo Hamburgo-RS, apresentou o que são Cubos OLAP - uma visão multidimensional dos dados, apresentando os dados em várias facetas chamadas dimensões, através de objetos chamados cubos. Logo após, Renata Rocha relatou suas experiências com Linux em Processadores de 64bits.

No dia seguinte, iniciamos com a palestra Asterisk e FreeBSD o Futuro da Telefonia IP, ministrada por Marcelo Araújo, membro do BSDCertification atuando no time de tradutores. Utilizando Asterisk e realizando uma demonstração ao vivo, representou a comunidade BSD no evento. Seguindo a isto, Daniel Heisler apresentou o SAGU, um sistema de gestão acadêmica completo. Para completar a manhã, Luiz Antonio Silva de Paula, Analista Sênior da Caixa Econômica Federal, apresentou como o Samba foi utilizado para prover autenticação integrada com o Active Directory na instituição nos milhares de pontos envolvidos, na Caixa. Paralelo a esta programação, Douglas José Soares Rodrigues gentilmente se dispôs a substituir um palestrante que não pode comparecer, e realizou a oficina de Java Básico, logo após ministrando a palestra Unix para quem não pode se livrar do Windows, onde foram apresentadas várias tecnologias que permitem simular um ambiente Unix no Windows .

Durante a tarde, tivemos Luiz Capitulino, atual mantenedor do kernel do Mandriva Linux, em uma palestra bastante concorrida tanto no local quanto na transmissão via web, explicando aos iniciantes como se envolverem e contribuírem no kernel Linux. Após, Achilles Prudêncio, do Geness, abordou aspectos teóricos de internacionalização e localização, e suas aplicações em software livre. Na seqüência, Daniel Bristot de Oliveira consolidou a participação da comunidade BSD no evento, apresentando uma solução completa de Alta disponibilidade de servidores Web com FreeBSD.

Enquanto isto, em um laboratório, Armando Taffarel Neto ministrava o curso de Streaming de áudio e vídeo, onde os participantes aprenderam os softwares envolvidos na transmissão do evento. E no outro laboratório, Priscilla Pimenta e Carla Bertioli apresentaram aos professores, que compareceram de várias cidades, suas idéias de como motivar estudantes a utilizarem software livre. Os professores trocaram experiências e puderam tirar dúvidas de vários softwares apresentados, além de ganharem cópias do Projeto CLASSE, gentilmente cedidas pela equipe do Geness, representados por Kimie Nakahara.

Após o ultimo intervalo para o lanche, a maratona continuou com a apresentação de Conrado Vardanega, apresentando uma Simulação de Roteamento IP com Java. E para encerrar o evento, Claudio Pereira mostrou o Gentoo Network APpliance, uma solução para sistemas embarcados.

O evento mais uma vez cumpriu as expectativas de trazer assuntos novos e diversificados para o público técnico. Além disto, o evento se alegra de ser uma oportunidade para quem quer que queira apresentar um bom tema, abrindo o mesmo espaço tanto para palestrantes já conhecidos na comunidade quanto para palestrantes estreantes. Esperamos também que o evento tenha atendido as expectativas dos participantes, e que tenha sido útil. Até a próxima!

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Henrique Vicente.
E a politicagem continua: E a politicagem continua firme e forte como sempre [porque tem otários e gente que quer se agarrar com as menininhas para apoiar]!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004