“O Projeto Software Livre tem o prazer de anunciar que alcançamos todas as nossas expectativas em termos de público e mobilização. O Software Freedom Day realizado em Foz do Iguaçu foi um sucesso.
Aqui em Foz do Iguaçu o evento foi realizado no salão do Oeste Paraná Clube e organizado com apoio da Itaipu Binacional, o encontro reuniu especialistas e usuários de softwares livres. Foram realizadas palestras, minicursos e um desafio de programação aos alunos de cursos tecnológicos. Contamos com o apoio também do Parque Tecnológico Itaipu (http://www.pti.org.br) e do Gnoia - Software Livre na Universidade (http://www.gnoia.org).
Esta é a terceira edição do evento realizada em Foz do Iguaçu. Ano passado, tivemos em torno de 180 participantes, sendo 2 de universidades de Ciudad del Este - Paraguai, este ano tivemos 300 participantes, sendo 48 de universidades do Paraguai, e participantes das cidades próximas como Medianeira, Cascavel, São Miguel do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu. Todo ano também arrecadamos alimentos, que são doados a entidades assistenciais e famílias carentes, ano passado arrecadamos 167 Kg de alimentos não perecíveis, este ano o número aumentou para 280 Kg.
Foram ministrados mini-cursos de PHP, Python, Drupal e PostgreSQL, além de palestras de Introdução ao Software Livre e Destkop 3D. Participaram da maratona de programação 10 equipes de universidades de Foz, Medianeira e Cascavel. Podemos afirmar que nosso objetivo foi plenamente atingido, que é divulgar na comunidade acadêmica a filosofia do software livre, que dissemina a partilha de conhecimentos e o trabalho em equipe.
Mesmo com poucos recursos mas com muita força de vontade, conseguimos realizar um grande evento, e eu gostaria de agradecer especialmente a todos aqueles que não só trabalharam no evento, mas que realmente se doaram inteiramente para que o evento fosse esse sucesso (por exemplo, ficar até 5 da manhã montando e configurando os laboratórios). Então: Falcão, Jedi, Patito, Gordo, Siríaco, Baiano, Spacial, Fernando nosso imenso parabéns e muito obrigado. Agradecemos aos palestrantes, aos facilitadores, e aos juízes da maratona, pois também foram muito importantes para o evento.”
Gostaria de saber se o Projeto Software Livre tem alguma disponibilidade de programação para a região sudeste, em especial na área metropolitana do Rio de Janeiro.
Atenciosamente.,
Cesar Onofre Kawase