Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Red Hat vê oportunidades no recente anúncio da aliança Novell+Microsoft


“Enquanto a comunidade debate - com alguns achando que o céu está caindo e até mesmo perdendo a linha com quem não correu para buscar o guarda-chuva, e outros aguardando a poeira baixar antes de tirar suas conclusões - a Red Hat corre por fora com reações bastante interessantes.

Para começo de conversa, já que a tanto a Oracle quanto a Microvell (ou será Novesoft?) resolveram fazer um carnaval sobre ofertas de imunidade aos seus clientes contra ações judiciais por violação de propriedade intelectual (nome chique mas menos preciso para o conjunto de patentes, direitos autorais e marcas registradas) causadas pelo código distribuído com seus produtos baseados em Linux, a Red Hat anunciou que seus clientes passam a ter a mesma imunidade. A RH já tinha um compromisso de reescrever qualquer código que violasse propriedade intelectual, mas agora ela se colocou como guarda-costas de seus clientes - algo que certamente os deixará mais tranquilos, e dará um motivo a menos - até para os mais desinformados entre eles - para pular a cerca.

Enquanto isso, o News.com acha que o anúncio da Microsoft e da Novell simboliza uma nova era nas duas empresas e um reconhecimento racional das necessidades do mercado - que talvez não tivesse acontecido se os CEOs das empresas ainda fossem Gates & Noorda. E a ZDNet lembra que a Microsoft pode estar fazendo de tudo, mas ela não está erguendo uma bandeira branca.

Mas o mais interessante do dia foi a nada sutil manifestação do responsável por assuntos jurídicos da Red Hat: "nós estaremos aqui daqui a um ano, e a Novell não". Para saber porque ele pensa assim, leia o artigo ;-) Ele também acha (e eu concordo) que o risco de a Microsoft sair processando usuários ou desenvolvedores de código aberto é mínimo.

Para completar, ele fez uma observação interessante para ficarmos de olho: quando a Sun anunciou um pacto com a Microsoft há alguns anos, também havia promessas de desenvolvimentos técnicos que seriam feitos mutuamente. Onde eles estão hoje? E onde estarão as promessas de interoperabilidade desenvolvida pela Novell daqui a 2 anos?

Vamos acompanhar com atenção. E aguardar por mais repercussão, pois certamente haverá...”


Enviado por André Cruz - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Manoel Pinho
Patentes de software: A coisa mais perigosa dessa estória toda é que essas grandes distribuições linux com essas atitudes estão só ratificando esse perigosos jogo de patentes de software e propriedade intelectual em geral. O caso SCO foi só o primeiro movimento do jogo de xadrez e a peça foi perdida. Estão criando a impressão para os grandes clientes corporativos que é preciso pagar por algumas versões "enterprise" do linux ou então serão processados. Estão tentando desvirtuar o que é de fato vendido pelas distribuições "enterprise", o suporte. Pelo menos a Red Hat vem mantendo uma postura firme e coerente com a filosofia do software livre. Até com a Oracle clonando a sua distribuição e com a existência de distribuições como a CentOS ela se mantém calma e fial aos seus princípios.

Isso polariza o linux em dois tipos de usuários, os hobbistas e aas grandes empresas, sem nada no meio. Isso reforça ainda mais o discurso "Get the Facts" anterior, no qual o linux não tinha suporte nem garantia de uma empresa por trás e que o TCO era mais caro. De fato, as versões enterprise acabam tendo um custo alto e que será ainda mais elevado quando esse seguro "anti-patentes de software" for embutido (isso logicamente tem um custo). Se isso for avante o linux corre o risco de acabar como os Unices comerciais, que custavam caro, precisavam de caras licenças de uso e profissionais caros.

Eu vejo nessa estória toda mais uma estratégia de trazer a batalha com o linux para o campo onde ela tem mais condições de lutar (ações judiciais custam caro e ela tem dinheiro de sobra) e ao mesmo tempo tentar evitar que o linux tenha vantagens para o uso em grandes corporações, que são os clientes que compram licenças em grande quantidade e fazem grandes contratos.

Se o lobby americano conseguir empurrar as patentes de software na Europa aí a coisa fica ainda pior. Aos poucos estão forçando diversos países (inclusive o nosso) a combater mais brutalmente a pirataria e enquanto isso intensificam as tecnologias DRM, validações online de softwares, etc.

Para mim a Microsoft continua querendo (e fazendo tudo para) que o linux nunca seja popular e mais unificado, no máximo passe a ocupar o nicho dos Unices comerciais, sendo caro, de difícil uso e de utilização somente em servidores e estações de trabalho acadêmicas.

Não se esqueçam de que a Novell possui certos direitos obscuros sobre o Unix e inclusive já ameaçou a SCO

http://linuxplanet.com/linuxplanet/reports/4818/1/

Se a Microsoft pagou a SCO para usar a suposta propriedade intelectual sobre o Unix contra o linux, por que não poderia simplesmente comprar a Novell e fazer o mesmo no futuro ? E não precisa nem comprar a empresa toda, basta adquirir algum controle acionário ou "comprar" o CEO e o resto da direção da empresa. A Microsoft certamente teria dinheiro para tudo isso.

Aliás, saiu hoje que a Red Hat está junto com a General Electric, IBM, Microsoft e Hewlett-Packard para criar um sistema de revisão de patentes de software.

http://news.xinhuanet.com/english/2006-11/01/content_5276621.htm

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de gatompachi
o risco de o céu cair: Sim, claro que existe o risco de o céu cair!

Mas nem todo mundo acha sempre que o copo está meio vazio. O outro lado da moeda é que:

1) possivelmente o "big business" vai ver o Linux e o código aberto com outros olhos, já que até a Microsoft e a Oracle estão tentando assegurar uma fatia desse brownie. E uma boa parte desse mercado não se importa de pagar uma taxa pra Novell ou pra Oracle ou pra Red Hat. Pros que sabem que não precisam disso, melhor ainda - a adoção pelos demais vai alavancar a disponibilidade de aplicaçÕes, serviços e até estimular o desenvolvimento das demais distribuições.

2) com toda essa movimentação em torno de patentes, mesmo que não possamos contar com a "proteção" da Novell, todos podemos ficar mais sossegados porque organizações como o OSDL e empresas como a Red Hat e a IBM estão colocando barricadas legais que defendem o software livre como um todo (embora o foco sejam os clientes deles). Isso é uma reação a jogadas de xadrez como o gambito da SCO e o avanço da torre da Microsoft tomando a Novell, mas é melhor que aconteçam logo.

3) Discordo que fique um mundo polarizado entre as grandes corporações e os hobbystas, sem campo intermediário. Eu estou no campo intermediário, e acho que você também.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004