Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Red Hat para Microsoft: não aceitamos acordo de interoperabilidade que mantenha fechadas as APIs

A Red Hat vem dizendo "No Thanks" para a Microsoft, a cada nova proposta que envolva acordos no estilo do celebrado com a Novell, baseado em interoperabilidade mas sem abrir as APIs.

A empresa somente assinará um acordo de interoperabilidade com a Microsoft se este for inteiramente baseado em padrões abertos, afirmou o vice-presidente de engenharia da Red Hat Paul Cormier ao vnunet.com. Interoperabilidade feita com APIs fechadas não é interoperabilidade”, disse Cormier. “Nunca faremos interoperabilidade baseada em APIs fechadas”.



“A Microsoft continua ativamente assediando a Red Hat para que firmem um acordo nos moldes daquele assinado com a Novell. “Somos fornecedores em um mesmo mercado. Nós deixamos claro que adoraríamos fazer um acordo similar em vários aspectos aquele que firmamos com a Novell. A Microsoft realmente adoraria fazer um acordo com a Red Hat” (Tom Robertson, Gerente Geral de Padrões e Interoperabilidade da Microsoft)

Paul Cormier voltou a confirmar que a Red Hat vem mantendo ativamente conversas com a Microsoft para aperfeiçoar a interoperabilidade de sua distribuição GNU/Linux com o Windows.

Seus comentários no entanto indicam que a Red Hat não está interessada em um acordo similar ao que foi assinado entre Novell e Microsoft em novembro passado. A Red Hat inclusive argumenta que não é necessário esse tipo de acordo simplesmente porque padrões abertos por si já garantem interoperabilidade.”


Enviado por Antonio Fonseca (antoniosfonsecaΘyahoo·com) - referência (antoniofonseca.wordpress.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de popolony2k
M$/Novel/Suse/OpenSuse.....: ......No Thanks !!!!!

Dá-lhe RH/Slackware/Debian......

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Manoel Pinho
Isso aí Red Hat ! Bem: Isso aí Red Hat ! Bem diferente da Novell, que tem um passado próximo em que ganhava dinheiro fácil com licenças caras de software proprietário e que até agora não sabe como ganhar dinheiro com SL e trai a comunidade fazendo pactos secretos justamente com a maior inimiga do linux na atualidade.
Comentário de big_mala
padrões abertos por si já garantem interoperabilidade: "padrões abertos por si já garantem interoperabilidade"
Não precisa dizer mais nada

--
"Amigos não deixam amigos usarem Windows"
\o/ BigLinux 3.0 \o/

Comentário de ROliveira
Concordo com a MS. Abrir uma: Concordo com a MS. Abrir uma das melhores coisas que há no Windows, a sua API, seria loucura, o fim do Windows. Se a Red Hat quer interoperabilidade use a tecnologia dotNET como a Novell está fazendo através do Mono.
Comentário de miranda
O grande vacilo do esperto: O grande vacilo do esperto é achar que so ele é esperto e que todo mundo é burro.
A M$ acha que só ela é esperta, e que todo mundo é burro como a Novell.

Parabens Red Hat.
Comentário de miranda
Respondendo nosso amigo: Respondendo nosso amigo ROliveira, quem quer "interoperabilidade" é a M$, a Red Hat não foi procura-la mas foi o contrario.
Padrôes abertos por sim só produzem interoperatividade, a pilantra da M$ quer dar o mesmo golpe que deu na demente Novell.

Comentário de CWagner
Mesmo porque é mais fácil: Mesmo porque é mais fácil pra M$ usar e abusar de padrões abertos e fechá-los com código alienígina, vendendo-os depois como sendo o santo graal da computação moderna. Enquanto isso, a comunidade de Software Livre tem que fazer malabarismos para que seus programas e protocolos consigam "conversar" com os "novos" padrões.

A M$ não está errada (do ponto de vista deles), mas as práticas adotadas por eles já estão com os dias contados, e mais cedo ou mais tarde ela terá o fim que merece. E quem sabe um dia todos nós nos lembraremos como eram os tempos da M$ e tentaremos imaginar como seria o mundo se ela não tivesse existido.

Não estou desmerecendo a empresa em si, mas apenas os atos e práticas de seus criadores e administradores.


Saúde e Paz a todos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de miranda
Concordo contigo, e ate: Concordo contigo, e ate mesmo o fato de empresas como a Sun disponibilizando o codigo fonte do java (NO FLAMES!!) , nos mostra realmente não uma modinha, mas uma tendencia.
Quero ver ate quando a M$ vai ficar criando codigos alieniginas baseados em SL, agora ela vai usar codigos do java e de outros que futuramete irao abrir seus codigos.
Bom , a M$ nunca criou nada, isso pra nos (que trabalhamos com TI) não é novidade nenhuma, ela apenas esta mantendo seu "padrão' em copiar as coisas.
O futuro é codigo livre e quem não aderir vai ser deixado de lado.

É que nem nos tempos de criança, aprende-se uma brincadeira nova e aquilo vira uma febre, mas depois passa o tempo se torna ate ridiculo brincar daquilo.

Acorda micro$oft, essa brincadeira ja era.
Comentário de Knux
Na boa: Na boa

com muita boa vontade, dava pra considerar esse seu comentário... bonitinho... nas primeiras 10 vezes que vc o postou. Agora, depois da 34a, ele começou a ficar irritante...

Fale algo construtivo ou não fale nada.

--
"Remember there is a big difference between kneeling down and bending over"
Comentário de popolony2k
Não é o que o autor......: ...da notícia achou.

"A Red Hat vem dizendo "No Thanks" para a Microsoft, a cada nova proposta que envolva acordos no estilo do celebrado com a Novell, baseado em interoperabilidade mas sem abrir as APIs."


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Copernico Vespucio
Antes de mais nada...:

Concordo com a MS. Abrir uma das melhores coisas que há no Windows, a sua API...


Em primeiro lugar, se a API (chamadas de sistema) do Win é uma das melhores coisas que ela tem, a empresa está mais encrencada do que parece...

Segundo, a Red Hat (e o resto do mundo livre) tem toda a interoperabilidade com os Win de que necessita. Java, Wine, Samba, virtualização, camadas de compatibilidade, etc.

Não tem ninguém mendigando interoperabilidade com eles não. Quem está correndo atrás dela são eles.

Esse "acordo" é só uma história para boi dormir na intenção de transformar a RH em uma segunda Novell. Mas como não tem nenhum De Icaza (sinónimo de, perdoe-me o termo colegas, "baba-ovo") por lá, fica um pouco mais difícil.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004