Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Red Hat diz que Novell está revendendo o código aberto dela


“Um alto executivo da Red Hat acusou a arqui-rival Novell de revender uma versão beta de código-fonte da empresa. A disputa está relacionada ao produto SUSE Linux Enterprise Real Time 10 que foi lançado na última semana. A Novell se defende emitindo uma nota em seu blog que diz: "ao afirmar ser a fonte de todas as coisas boas a respeito do código aberto e do Linux, a Red Hat não está prestando nem a comunidade nem aos seus clientes quaisquer favores." Eles também afirmam que, "este é o modelo open-source... o mesmo sobre o qual a Red Hat costumava falar." É aguardar e esperar para ver o que vai dar.”


Enviado por Freedom (freedomΘmailinator·com) - referência (techworld.com)..

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Wallacy
Para Hed Hat: Sem chorar, cria seu Red Hat Enterprise Real Time também e pronto, a Novell Liberou todos os Códigos.


------
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Xis
Hoje é 1o. de abril ?: Acho que o projeto GNU deveria entrar na dança, e dizer que a RH e a Novell estão revendendo código deles !!
Comentário de cenoura
Este é o ponto, a Red Hat: Este é o ponto, a Red Hat tem um produto, em beta, para Real Time e está acusando a Novell de copiar os patches que a Red Hat criou sem dar os créditos.


Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de cenoura
Tanto a Red Hat como a: Tanto a Red Hat como a Novell não vendem código GNU. Elas vendem uma solução baseada em software livre. Esta solução contém sim ferramentas GNU mas também contém ferramentas proprietárias da Red Hat e/ou Novell, além do suporte ao produto. O que é GNU está com o código fonte disponível para download no site de ambas, conforme a própria GNU pede. Tanto é que existem distribuições como o CentOS e o OpenSuse que são feitas utilizando em grande parte o software livre disponibilizado pelas empresas.

O ponto da notícia é que a Red Hat está acusando a Novell de utilizar alguns patches que a primeira desenvolveu para Real Time sem dar os devidos créditos.

Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de brain
a licença?: Concordo que divulgar que se usou os patches do concorrente seria uma atitude simpática, mas a licença destes patches exigia isso, ou a acusação é apenas de que a Novell não foi cavalheiresca, deixando de ir além do que a licença exigia? Ou a Novell retirou os créditos do código-fonte, ou de outro local em que a licença exigia que eles fossem preservados?
Comentário de Wallacy
Entendi.: Então vou mudar a frase.

Para Novell: Coloca logo os créditos e pronto...

Pelo menos é mais simples que bater boca.

------
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de lxoliva
GPLv2: Sendo os patches derivados do Linux, a única licença sob a qual eles poderiam ser distribuídos é a GPLv2:

2. You may modify your copy or copies of the Program or any portion of it, thus forming a work based on the Program, and copy and distribute such modifications or work under the terms of Section 1 above, provided that you also meet all of these conditions:

b) You must cause any work that you distribute or publish, that in whole or in part contains or is derived from the Program or any part thereof, to be licensed as a whole at no charge to all third parties under the terms of this License.

E a GPLv2 exige que os copyright notices sejam publicados por quem redistribua o programa:

1. You may copy and distribute verbatim copies of the Program's source code as you receive it, in any medium, provided that you conspicuously and appropriately publish on each copy an appropriate copyright notice [...]

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004