Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

RecordMyDesktop: Grave vídeos de seu computador

O recordMyDesktop é um programa para gravar em um arquivo multimídia a sua interação no desktop, para uso em documentação, demonstrações de softwares ou mesmo para exibir o seu desktop para os amigos. Depois de ativado, o programa grava o que estiver sendo exibido em seu desktop, juntamente com o áudio, em um arquivo de vídeo no formato Ogg Theora.

Como por default o recordMyDesktop grava o vídeo em formato bruto, e codifica (e compacta) em Ogg Theora só ao final da sessão, ele consegue obter uma taxa de captura bastante considerável - embora exija um pouco mais de espaço em disco disponível para isto.

O recordMyDesktop em si é um aplicativo com interface em linha de comando, mas ele conta com 2 front-ends oficiais, um usando GTK e o outro usando Qt. Encontrei um exemplo de vídeo gravado pelo aplicativo, mostrando o desktop 3D do Linux, que demonstra que tipos de recursos podem ser gravados. O vídeo foi convertido para poder ser exibido via Google Video.

Saiba mais (recordmydesktop.sourceforge.net).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de tenchi
Screencast: Já usei esse programa, mas não consegui gerar vídeos longos. Depois de alguns minutos (nem dois) filmando o pager 3ddesk com um monte de efeitos do composite, ele simplismente trava.
Embora eu tenha testado os três programas - este, o xvidcap e o istanbul - sem sucesso total, este foi o que conseguiu ser o mais leve e eficaz.
Obs: provavelmente o problema estava na minha máquina, pois ela é um tanto quanto lerda (queria fazer isso mesmo, mostrar que os efeitos do composite funcionam bem em máquinas antigas.. ;-)).

Acho também que o ffmpeg também permite screencasts.



--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Osky CG
Gravar vídeos do desktop..: Além das dependências que tive de instalar nunca teve problemas com o xvidcap.
É claro que é uma questão de distros, bibliotecas e tal..
Comentário de Linx
E o software livre "Istanbul 0.2.1"?: E o software livre "Istanbul 0.2.1" (Records a video of your desktop session - http://live.gnome.org/Istanbul), qual a relação que tem com este software?
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004