“Os drivers livres podem até não habilitar a aceleração 3D das placas NVIDIA, mas se integram bem melhor com o Linux. Há uma semana comecei a desligar o computador para economizar energia, e então descobri as limitações do driver proprietário da NVIDIA. Passei a usar o driver livre nv, e desde então meu computador ficou muito mais agradável de se usar, dentro e fora da interface gráfica.”
Mas há problemas citados pelo usuário que simplesmente não existem. Um exemplo é a "resolução" do terminal fora do X. Eu uso aqui em casa o driver proprietário da nvidia no X e obtenho nele uma resolução de 1440x900 em 50Hz (widescreen, num monitor LCD) e no terminal em modo texto, 1280x1024 com o framebuffer ativado - lógico. Só não uso a resolução 1440x900 no terminal pois esta não está disponível no lilo.
Assim, os usuários que tem uma nvidia - lembrar de o próximo computador que comprar, usar uma placa de vídeo intel, que é bem melhor e o driver é livre -, quando querem jogar algum joguinho - eu mesmo considero o linux a minha plataforma de jogos -, tem que reiniciar a máquina e entrar no windows! Ué...
Tá, mas eu seu que este meu comportamento só incentiva a nvidia a manter seu driver fechado. Mas eu não quero ter que comprar outra placa de vídeo para poder jogar meus joguinhos idiotas! ;-)
Enfim... Sou a favor de a nvidia abrir o código de seu driver e permitir que a comunidade auxilie no desenvolvimento, mas por enquanto seu driver ainda é a melhor opção para quem quer usar o linux como central de jogos/multimídia com qualidade, pois o driver aberto ainda deixa muito a desejar - sim, pelas mesmas razões dos clientes MSN no linux serem uma merlim ;-)
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana