Ralf Braga, membro da Comissão Organizadora do Fórum de Software Livre de Lisboa e curiosamente um homônimo do brasileiro conhecido pela comunidade pelo envolvimento histórico no sucesso continuado do
CONISLI (que neste ano está marcado para o final da segunda semana de novembro), foi citado pelo PSL-Brasil comentando que "foi muito importante a presença dos brasileiros e de outros palestrantes internacionais, da Galícia e da FSF Europa, pois reforça a decisão de Portugal em caminhar na direção do software livre e criam laços para colaboração internacional na migração."
Atualização: Segundo
comentário de Renato Tambellini, não se trata de um homônimo, mas sim da presença do Ralf Braga brasileiro em um evento europeu.
Segundo a nota, o Fórum de Software Livre de Lisboa ocorreu entre os dias 12 e 13 de outubro, com a presença de mais de 200 pessoas, prestigiado pela participação do Secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (do Brasil), Rogério Santanna (o
mais notável CIO do Brasil, segundo notícia do site do evento), e do Sr. Antônio Bob, responsável pelo Plano Diretor de Informática do governo português.
Na visão do Secretário Rogério Santanna a aproximação com Portugal vai reforçar a entrada das soluções disponibilizadas no Portal do Software Público na Comunidade Européia. Já Antônio Bob demonstrou interesse pelo material de cluster e grid entregue pelo governo brasileiro e pretende pular etapas e evitar caminhos técnicos inadequados em função da experiência acumulada no Brasil.
A notícia não esclarece se há outros benefícios esperados para o Brasil nesta aproximação, além do privilégio de poder contribuir com o desenvolvimento tecnológico de nossos colegas portugueses.
Saiba mais (softwarelivre.org).