Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Questão do leitor: Defensor do linux é necessariamente usuário?

Para os admiradores das questões filosóficas, aí está a semente de um debate para a tarde de sábado: para admirar e divulgar o caminho existe a exigência de trilhá-lo, ou basta conhecê-lo?


“Eu admiro o que o Linux representa (liberdade no SO e outras "cossitas mas") porém eu não uso Linux. Não sei se é por preguiça, falta de espaço no HD, falta de dinheiro para comprar um HD maior. Não sei.

Se perguntarem pra mim qual é melhor, Windows ou Linux, eu irei falar Linux. Claro! Porém eu nunca usei Linux. Ai em uma tarde muuuuito intediante eu tive a brilhante pergunta: "Eu posso ser considerado um defensor do Linux mesmo eu nunca tendo utilizado Linux?". Ai venho eu a postar essa minha dúvida aqui no Br-Linux.”


Enviado por Vitor Morciani Marchetti (vtmorciΘgmail·com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de popolony2k
Defensor do Linux não é usuário ......: .... se assim fosse, o Windows seria uma barreira intransponível, pois seus usuários o defenderiam pelo que ele representa para eles.

Entretanto eles são apenas usuários que utilizam o Windows por esse ter sido, talvez, a opção mais conhecida no momento em que se aventuraram pelos caminhos da computação.

Defensor do Linux é todo aquele que não deseja ficar amarrado e dependente de monopólios, governos, empresas........e essas pessoas, não precisam JAMAIS ter usado um Linux na vida.

Linux representa mais que um Software......é um ideologia, já o Windows ..... mesmo que se torne melhor que o Linux um dia, não vai passar de APENAS UM SOFTWARE !!!!!


Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de Douglas Augusto
Não sei, mas é possível.: Acho que a pergunta não é "sou defensor ou não do GNU/Linux?", pois isto você já faz ao dizer que o acha melhor que outros SO, por exemplo --neste caso você está defendendo-o. A questão é, "sou defensor suficiente ao ponto de, no balanço geral, ter contribuído com o Software Livre?"

Está é uma pergunta complexa, e o que há são apenas aproximações. Mas já adianto que usuários não-GNU/Linux podem sim responder positivamente à nova questão, enquanto que outros usuários GNU/Linux talvez não. Um usuário Windows, por exemplo, pode participar da comunidade Software Livre, seja lista de e-mail, fóruns, blogs, etc.; pode contribuir com traduções de conteúdo, divulgação, conscientização, convencer o chefe a migrar e liberar aplicativos sob licenças livres, patrocinar eventos e festivais, entre muitas outras coisas.

Enquanto que por outro lado, mesmo um usuário GNU/Linux pode queimar o filme do Software Livre --agir contra--, seja criticando insensatamente, agindo com extremismo/fanatismo, atacando o aspecto ideológico, por aí vai.

Enfim, dada as infindáveis variáveis envolvidas, subjetivas ou não, é inviável medir a fronteira entre a contribuição ou não para o Software Livre. O que se percebe, entretanto, é que os usuários GNU/Linux (e softwares livres em geral) em média tendem a ser "defensores" (colaboradores) do movimento, enquanto que usuários de sistemas proprietários na sua maioria não. Mas, repito, isto não é absoluto; dependendo dos detalhes de suas atividades e intensidades em prol do SL você pode sim fazer parte do time, e neste caso, parabéns!
Comentário de Ildenir
Acho que se vc propaga a: Acho que se vc propaga a ideia, entao vc eh um defensor. Vale lembrar que opensource nao se restringe ao linux. A liberdade de escolha deve se propagar por todas as plataformas. Eu utilizo WinXP em casa com grande parte das ferramentas OpenSource. Tambem tenho o Fedora, mas nao uso com frequencia, pois, nao consegui configurar meu ruimodem. Contudo, faco muitos trabalho com linux na universidade UFF, que por sinal possui uma excelente infra-estrutura baseada em linux.

Por fim, na minha opniao, nao deve haver preconceito em utilizar linux ou win ou mac ou qualquer outra coisa. Cada ferramenta tem seu mérito.
Comentário de Antoine
Talvez.: Não preciso ir para a cadeia para responder minha preferência entre ser um prisioneiro e ser livre. São coisas completamente distintas, como é o caso de Windows e Linux. O ideal seria ter usado alguma vez, para poder ter argumentos próprios, mas conhecendo a estrutura, ideologia e vantagens reais do sistema, seja através da leitura em sites ou opiniões de amigos, é válido na hora de sentir-se informado e pronto para saber o que realmente é melhor.

Acredito que nunca haverá simplesmente um "melhor", que agrade a todos sobre todos os aspectos em comparação com outros. Se alguém prefere o Photoshop ao GIMP, provavelmente prefere ao menos a leveza do segundo, por exemplo. A desvantagem do Linux é a falta de um Photoshop, de um Flash, ou seja, o principal problema para alguns usuários, principalmente profissionais, é a ausência das softhouses na portagem de seus aplicativos comerciais. Se alguém acha que o que usa é o melhor em todos os aspectos, é um fanático closed-mind, como costumo chamar, mesmo que seja um software livre, porque não se abre às alternativas. Quase sempre o resultado de um projeto será muito melhor com o uso de pelo menos duas opções distintas, ainda mais no mundo do Software Livre, que utiliza o conceito de fazer um software ser o melhor em sua função, ao contrário do proprietário, que só busca criar bloatwares ruins mas cheio de funções secundárias, o chamado "valor agregado", que para mim é o mesmo que lixo, por isso uso Software Livre. Antes da tabela, o link http://www.linuxrsp.ru/win-lin-soft/table-eng.html (substitua table-eng por index-spanish se preferir em espanhol) fala disso, por isso acho muito interessante essa leitura, para todos que querem conhecer mais os softwares para Linux.

Obs.: já visitou o Guia do Hardware para encomendar o live CD do Kurumin?

[]'s
Comentário de Jeff
Claro que sim!, um: Claro que sim!, um vegetariano poderia defender um onívoro, sem que o vegetariano precisasse comer carne para defendê-lo, por exemplo. Acho que é por aí.
Comentário de Douglas Augusto
Você acha que um carnívoro: Você acha que um carnívoro poderia defender o vegetarianismo mesmo comendo carne?
Comentário de eje del mal
QEMU: Roda linux em uma janela, é só criar uma imagem de HD, por os parâmetros certos e partir pro abraço (em uma tarde dá para aprender e fazer)
Comentário de Manoel Pinho
Façam o que eu digo mas não o que eu faço...: Façam o que eu digo mas não o que eu faço... Isso é do ser humano mas nem por isso não deve ser combatido.

Eu posso compreender essa caso das pessoas que são simpatizantes da causa do SL e do linux mas paradoxalmente continuam usando o windows, e quase sempre uma cópia pirata, quando o seu trabalho exige realmente um software proprietário só disponível para windows ou quando não consegue acesar a internet por causa de um modem incompatível ou que não soube configurar. É natural que quem comece no linux ainda use o windows em dual boot e use a maior parte do tempo o windows por não dominar completamente o linux. Esse papo de falta de espaço no hd para mim não cola muito. Você vai ver o hd das pessoas e a maioria tem mais espaço no hd com mp3s e outras coisas assim do que uma instalação típica de linux precisa. Na pior das hipóteses dá para rodar o linux em forma de livecd/livedvd e/ou dentro de um emulador como vmware no próprio linux.

Não dá para defender uma causa sem conhecê-la direito e o melhor jeito de aprender linux e outros SL é usando. E se hoje você usa windows porque o seu modem não funciona no linux, não repita a besteira de comprar um novo hardware com o mesmo problema. Se o seu uso de software proprietário exclusivo do windows não for realmente necessário ou nem sequer seja um uso prodfissional, será que uma alternativa livre mais simpls não fria o mesmo trabalho ? Até que ponto você realmente considerou o linux e outros SL como alternativas se nem sequer deu-se ao trabalho de tentar conhecê-las ? Será que foi uma decisão estritamente racional ou tendenciosa e baseada no que ouviu falar ?

Não dá para estudar sem pegar nos livros e fazer exercícios e por isso também não acredito que alguém realmente queira aprender a usar SL sem usá-lo. No máximo vai ser um torcedor passivo, esperando que alguém dê um jeito e faça a lição de casa por ele. O Brasil está cheio disso e por isso estamos do jeito que vocês sabem.


------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de philippe
não pode: Pode ser considerado utópico, sonhador, ou parecido. É bom que tem a mente aberta, mas falta atitude. Como defender o que nunca experimentou, pode defender a filosofia GNU, pode defender a GPL, programas livres como o Firefox, mas se nunca usou o Linux, não acredito que possa ser considerado defensor, não.
Comentário de Ednei Pacheco
Conceitualnente? Sim. Em: Conceitualnente? Sim. Em aspectos práticos? Não. &;-D

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de CWagner
E porque não?: E porque não?

De que valeriam os ensinamentos de Voltaire que disse "Posso não concordar com nenhuma das vossas palavras, mas defenderei até a morte o vosso direito de enunciá-las."?

Ignorância gera recriminação, que gera violência, etc...

Não preciso ser um ateu para defender o direito de todos a escolherem sua religião. Os maiores líderes religiosos, por exemplo, reconhece e aceita a diversidade religiosa, pois cada uma representa um aspecto de uma população.

Por favor, não quero gerar flamewar, comparando Software e Religião, apenas quero mostrar que se até religiosos podem conviver com suas diferenças, por que usuários de softwares livres e proprietários não podem?

Paz e saúde a todos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de George Kihoma
Você pode ser considerado: Você pode ser considerado um "admirador" das idéias defendidas pela FSF, mas isso não faz de você um adepto prático da filosofia do software livre. O desejo de liberdade inerente a todo e qualquer ser humano não pode ser considerado uma atitude em direção à essa liberdade se esse desejo não se traduz em atos concretos.

Acho meio complicado você defender o GNU-Linux sem nunca tê-lo usado. Como pode defender algo que só conhece na teoria? Como pode indicar a alguém um produto que nunca usou?
Comentário de nemesis
Voltaire: "Posso não concordar com nenhuma das vossas palavras, mas defenderei até a morte o vosso direito de enunciá-las."

Voltaire, portanto, poderia não ser um Linuxista, mas defenderia o direito de um de se expressar. Mas não quer dizer que concorde com ele, como deixou claro.

Não é possível a alguém defender algo sem pôr a mão-na-massa. Da mesma forma que não é possível a uma criança dizer se gosta ou não gosta de determinado prato sem provar. E se já provou, e gostou, pq não continua a comer? essa história de defender o Linux mas não usar é conversa pra boi dormir...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de David
Provar para gostar: Para a sua afirmativa falaciosa "não é possível a uma criança dizer se gosta ou não gosta de determinado prato sem provar", existe uma resposta padrão, que é: não preciso comer merda pra saber que é ruim.


Comentário de nemesis
e o que não é merda?: e o que não é merda? digamos, o Linux? como vai saber se é ruim sem provar?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Douglas Augusto
E você sabe se o *gosto* é: E você sabe se o *gosto* é de fato ruim? Que faz mal à saúde e fede, portanto enoja, nós sabemos, mas concluir sobre o gosto, uma qualidade razoavelmente subjetiva, é prematuro. É claro que analisando em laboratório os componentes comuns às fezes pode-se estimar quão aperitiva ela é para uma média populacional. Mas a confirmação definitiva, queira ou não, só experimentando --há relatos de quem goste.

No caso do GNU/Linux, onde a relação é ainda mais subjetiva, especialmente pela diversidade e opções, é virtualmente impossível concluir a priori sobre a adequação pessoal ao sistema sem efetivamente experimentá-lo. E, digo mais, é preciso experimentá-lo por um tempo considerável, visando ainda eliminar qualquer referencial anterior (como experiências com outros SOs).
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004