Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Qual a sua dica para diminuir o ruído de PCs domésticos?

“O Washington Post publicou um artigo sobre técnicas para reduzir o ruído dos computadores, com o objetivo de aumentar a qualidade dos ambientes e até mesmo de reduzir danos à produtividade. O texto não traz nenhuma mágica, se fixando mais nas opções de compras de computadores menos barulhentos, ou de trocas de componentes. Eu já consegui reduzir o barulho de vários computadores com soluções simples, como trocar ventoinhas por outras maiores e mais lentas, colocar amortecedores de borracha aqui e ali, usar o hdparm para fazer o HD parar de girar quando não há acessos por alguns minutos, e apertar bem todos os parafusos dos discos rígidos (nada de usar só 2 e achar que está bem preso!) e do gabinete. Será que os leitores do BR-Linux têm mais dicas pra diminuir o ruído constante dos computadores das nossas casas sem gastar muito dinheiro?”


A nota foi enviada por Julio Pacheco, que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de xultz
A melhor solução que já: A melhor solução que já usei foi usar um terminal LTSP fan-less. Peguei um Pentium 100, desliguei todos os ventiladores (inclusive da fonte) e mandei bala. O computador não esquentava, porque o consumo de energia é bem menor (sem HDs ou CDROMs) e o procesamento é mínimo, consumindo ainda menos energia e não esquentava o processador.
Coloquei numa sala onde não tinha nada mais fazendo barulho, e é indescritível a delícia de trabalhar no silêncio. Até o clique nos botões do mouse ficaram altos, de tão silencioso que ficava.
Quem trabalha exclusivamente com software, recomendo fortemente essa aproximação aos terminais remotos. Infelizmente como trabalho com desenvolvimento de hardware, não pude continuar com essa solução, mas sinto muitas saudades...
Comentário de Dm7
Você tinha ganho um novo: Você tinha ganho um novo problema: como diminuir o barulho dos cliques do mouse? :-p
Comentário de popolony2k
E o clique do teclado como fica ??: Kra a indústria de PC's entrou num marasmo tão grande que já não sabe mais o que vender.

Os usuários já não estão mais com essa disposicao ($$$) de trocar de computador a cada novo processador, parece que a galera enjoou disso.

Então..go to the next level....Fazer estudos partociandos por empresas palpiteiras a lá Gartner Group que lancam pesquisas mostrando que o ruido estrondoso dos coolers internos dos micros podem causar surdez, cegueiras e problemas mentais a longo prazo (lá quando vc estiver com seus 100 anos).

Pois é..agora inventaram essa. E o proximo passo ???? Tirar o barulho do teclado ??

Esquece, meu micro cinza vai ficar aqui com aquele barulhinho inspirador.

Quantas solucoes vieram justamente por causa desse barulhinho dos coolers ??

Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de iamah
Cara, eu já me acostumei: Cara, eu já me acostumei com o barulho, mas pagaria mais caro por uma fonte/cooler que fizesse meu athlon soar como meu velho pentium 166...
Onde eu moro é bem silencioso, sempre desligo o computador pra dormir pq aquele barulho faz meus dedos digitarem no ar e eu fico clicando no travesseiro...
Acho que vou experimentar o Core 2 da intel + fote BTX...
Comentário de Lauro César
Concordo...: Rapaz, após algum tempo de frente ao computador (umas 12 h/dia) o barulho dele torna-se terrivelmente estressante! Também já tive que abandonar um download pelo meio, à noite, para poder conseguir dormir tranqüilamente...
:(

=========================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de nemesis
um pouco de música: um pouco de música ambiente? ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Marcelo Silveira Vilar
E o ar-condicionado? He he,: E o ar-condicionado? He he, aqui onde trabalho não adianta muito reduzir o ruido dos computadores, pois os equipamentos de refrigeração abafam os ruidos (fazem mais). Teve uns computadores da HP que foram comprados para os laboratórios que já fazem automáticamente o controle da velocidade das ventoinhas, sendo bem silêciosos. Mas os parafusos bem apertador sempre ajudaram!!!

------------------
Marcelo Silveira Vilar
Comentário de Joselito
Que tal um "pagodão" ou um: Que tal um "pagodão" ou um "fanque" do lado do gabinente... ninguem notaria o barulho da fonte e das ventoinhas...
Comentário de Leite
Óleo de cozinha é uma beleza !: No site Tom's Hardware tem uma solução bastante alternativa e silenciosa quanto á refrigeração de hardware. Inclusive tem o vídeo do experimento.
Alguns litros de óleo de cozinha e uns dissipadores de calor mais proeminentes...

http://www.tomshardware.com/2006/01/09/strip_out_the_fans/index.html
Comentário de cenoura
MSX: Nos tempos do MSX no basic se executava screen,,0 para desligar o barulho do tic do teclado.
É no mínimo interessante poder ligar/desligar o barulho do teclado via software. Poderiam fazer algo para desligar o barulho dos cliques do mouse também :)


--
Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de Carlos Vitoriano
Eu vi uma vez um PC: Eu vi uma vez um PC industrial para área Ex (Atmosfera Explosiva). O qual era totalmente lacrado, com conectores especiais. E não fazia nenhum barulho.

O LCD era acoplado ao gabinete. Ele era horrível de se ver, parecia uma TV. Era sensível ao toque (tinha um teclado na tela.)

Mas para quem não queria ir pelos ares, tinha que se contentar com esse.
Comentário de Josenir
Ruído...: Caramba... eu já viciei neste barulho... a noite, se durmo longe do micro, tenho que ligar um ventilador pra conseguir dormir... deve ser dependência...

Comentário de Mateus
Computador Silencioso: Ola, eu sou meio manico por isso, no meu caso, eu recomendo produtos da zalman, o cooler é muito bom, e se vc tem um computador ADM ligar a opção do cool´n´quiet porem o sonho mesmo é um gabinete como este http://www.quietpc.com/gb-en-gbp/products/tnn/tnn500af

Comentário de Manoel B H Carvalho
Infalivel: O meu só tem um jeito, desligando-o... :(
Comentário de Djim
Caraca, barulho é real, mas: Caraca, barulho é real, mas se você tiver um notebook, nao havera mais barulho, oque ira te encomodar na hora de dormir serão as luzinhas....
Comentário de Luiz Augusto
Normalmente eu faço uma: Normalmente eu faço uma forração interna com EVA ou cortiça. Bem colado nem chega a ser um problema pra temperatura interna. Também procuro ter sempre gabinetes de chapa mais grossa.

Você ainda consegue baixar o som do computador colocando ventoinhas de qualidade e silenciosas no gabinete. Algumas delas vêm com controle externo de velocidade.

HDs da Seagate normalmente são mais silenciosos que Maxtor e Western Digital. Também tive boa experiência com Samsung.

Se você tem uma placa de vídeo que precisa de cooler, procure as soluções da Zalman. Existem outras soluções até melhores, mas o que você encontra na sta. Ifigênia normalmente é só Zalman.

Uma última coisa. Se a abertura de ar do computador for muito pequena ou se os buracos das grelhas forem muito apertados, vai valer a pena fazer um buraco do tamanho da ventoinha e colocar uma grelha. Pra essa solução é necessário um dremel, lixa e a grelha, claro.

Comentário de popolony2k
E como desligar o barulho do harware teclado ??: E como desligar o barulho do harware teclado ??

Parando de digitar.
:.p

Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de cenoura
barulho do teclado: O teclado do MSX não fazia tanto barulho quando se digitava nele. Não sei se a borracha das teclas era de outro material ou o que, mas ele era beeeem mais silencioso que os demais :)

--
Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de Thiago Sanches
...: um pouco de graxa ajuda tambem...
pelo menos comigo ajudou...
coloquei no ventiladorzinho da minha TNT2, tá certo que as vezes volta os ruidos, mas só limpar e colocar denovo!!!

Comentário de Thiago Sanches
ah não...: tomara que nao inventem para desligar o som do clique do mouse, seria meio estranho, com o barulinho, dá para ter certeza que tá clicando euahueah... pelo menos eu acharia estranho clicar e nao ouvir o barulinho...
Comentário de popolony2k
É vero .........: É verdade....mas isso era válido apenas para os HotBits...os Experts faziam mais barulho.

O meu era HotBit e de um amigo Expert e na época discutiamos sobre qual era o melhor....tipo o que temos hoje....quem é melhor Windows ou Linux ??

Os tempos mudam mas algumas coisas permanecem as mesmas.

Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de Connochaetes Taurinus
Tive um pc que era: Tive um pc que era horrível, toda vez que o cd começava a girar pra valer a chapa do gabinete vibrava fazendo um barulhão. Coloquei uns calços de borracha entre a chapa e a estrutura interna do gabinete para reduzir o problema, mas acabei por trocar o gabinete.

Atualmente, para manter o ruído baixo, costumo manter limpos e lubrificados os ventiladores (limpo o pó regularmente, inclusive da fonte), uso os hds nas baias de 5 1/4 suspensos em pinos de borracha e, se necessário, coloco calços de borracha macia naqueles pontos que provocam algum ruído por vibração. Apesar dos 3 ventiladores de 80mm mais o da fonte e cooler, é bastante silencioso.

Sempre que possível, uso vaselina em pasta como lubrificante, pois não empasta com o pó, como ocorre com a graxa, nem resseca ou "engrossa" com as baixas temperaturas no inverno aqui do RS, como ocorre com óleo de máquina comum. Se precisar utilizar óleo, dou preferência a um aerosol bem fino.

As vezes basta trocar uma grelha para reduzir bastante o ruído.
Comentário de Lauro César
Não...: No meu caso, quando estou tão cansado, o melhor som que espero ouvir é o do silêncio... ;)

=========================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de nemesis
nesse caso, é mais fácil: nesse caso, é mais fácil ainda: desligue o micro! :P

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004