Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Qual é o motivo da segurança do Software Livre?

Em todo lugar é comum vermos pessoas falando que o Software Livre SÓ é seguro porque é usado em menor escala do que seus concorrentes proprietários. Será que eles estão realmente certos? Convido você, caro leitor, a esquecer tudo que já ouviu sobre esse assunto e analisar comigo de uma outra forma. ” A nota foi enviada por lnas90 (lnas90Θgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de The Darkness
Como já foi dito (não: Como já foi dito (não lembro por quem): "O único computador totalmente seguro é aquele que está desligado dentro de um cofre que ninguém tem a chave."
A principal diferença do LINUX em relação a segurança são suas bases. O LINUX é baseado na arquitetura UNIX, que não foi feita para ser segura e sim simples, por isso permite implementações de segurança com facilidade.
Como é dito em uma propaganda que ví ontem na televisão:
"O que você prefere, um bonitinho que finge que é inteligente, ou um inteligente que finge que é bonitinho ?"
Trazendo para a nossa linguagem: "Você prefere um fácil de usar que finge que é seguro, ou um seguro que finge que é fácil de usar?"
Além do mais, o fato de ter seu código aberto demostra uma maior confiança dos próprios desenvolvedores, e isso trás uma carga extra de confiança para o usuário.

Sou analista de suporte a quase uma década e morro de rir quando vejo que uma certa empresa lançou uma atualização de segurança e meu colegas dizem: "vamos esperar um tempo, se ninguém reportar problemas nós instalamos". Eu sempre dizia para eles: "Ora bolas, você confiam ou não? Se não confiam porque não mudam de fornecedor?"
OBS: Minha especialidade não inclui os programas dessa certa empresa, e sim sistemas UNIX e sistemas de códgo aberto.

[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]
Usuário Linux 407232
É Usuário de Linux? Apareça !!!
Comentário de Fábio Emilio Costa
Segurança X Conveniência: Lembrem-se:

Existe, dentro da área de segurança de sistemas um preceito que afirma que a segurança é inversamente proporcional à conveniência. Se você quiser conveniência, sua segurança vai para a lona (quem vê o Windows sabe bem disso). A questão mais importante, e é aí onde o Linux ganha, está na máxima conveniência com o mínimo de perda de segurança...

Meu blog
Seja livre - Use Software Livre;
Seja criativo - Adote Creative Commons
Comentário de Ricardo Carvalho
Tá, mas use o mesmo: Tá, mas use o mesmo argumento para comparar a segunrança de um sistema Linux com a de um OpenVMS, sem gerar flames... se é válido para Windows X Linux e o número de usuários não é indicativo de sucesso, então será válido para aquele caso também.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004