Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Quadrinhos projetam outra adaptação das crianças à realidade digital por intermédio do laptop de US$ 100

O Velho publicou uma tira do Joy of Tech com uma visão humorística da adaptação que as crianças dos países em desenvolvimento poderão ter de encarar após um ano de implantação do OLPC.



No primeiro quadrinho, o bem-intencionado executivo (de terno azul, camisa branca e gravata) olha para a aldeia e pensa: "Que condições deploráveis! Estas crianças não tem nenhum computador! Preciso fazer algo!" Ao seu redor, crianças praticam atividades esportivas.



No segundo quadrinho, um ano depois, o executivo sorridente diz "Ahhh, muito melhor." Ao seu redor, cada uma das choupanas tem uma única fonte de iluminação interna visível: a tela de um laptop. Crianças sentadas ao ar livre, sozinhas ou em pequenos grupos ao redor de laptops XO (o laptop de 100 dólares proposto pelo OLPC, cujo preço projetado a curto prazo é de cerca de US$ 200).

As crianças dizem:

- Senhor, eu preciso de um upgrade!
- Mais... um... jogo...
- É só clicar, seu newbie!
- Como eu vou assistir o Youtube com essa rede tão lenta?
- Não me incomode, estou num chat!
- Eu faço uma fortuna tirando minha camisa na webcam!

E a bola de futebol, abandonada, cria teias de aranha.

Enquanto isso, torcemos para que a inclusão digital trazida pelo XO, nos países que eventualmente venham a adotá-lo, seja de natureza completamente diferente desta! Vale lembrar que a campanha Give one Get one teve seu prazo prorrogado e relata sucesso de procura e vendas.

Saiba mais (ovelho.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de dockism
não adiantaria a gente dar: não adiantaria a gente dar um XO para eles, se uma boa parte das crianças ainda passa fome, e essa de passar fome não é porque não exista comida é por causa das politicas miseraveis...eu não concordo em dar um XO para uma criança que não consegue nem escrever o seu nome ou ta passando fome, se tratando de Brasil é mais uma maneira de robarem....

e tem 'n' situações que a gente pode ficar discutindo aqui...
Comentário de usuariocompulsivo
Parafraseando Nelson...: Há, há... eu já sabia!!!

[]'s
Compulsivos
Comentário de Marcelo Ulianov
Que imbecilidade...: Que imbecilidade... Deplorável é o lugar mostrado, as péssimas condições de vida. Lindo é ver a molecada correndo, brincando, jogando futebol ! ai aparece um gringo mané, achando que sabe como consertar o mundo !!! patético...
Comentário de tiaggs
Duvida: Alguma coisa não procede, se elas passam fome porque ficaram gordas na segunda charge hhuhuuahahahaa.....................
Comentário de el mui loko
Moral da estória: OLPC vai: Moral da estória: OLPC vai tonar um desnutrido em obeso. :)
Comentário de Gilberto Nunes
Apoiado!: Tem todo meu apoio Marcelo.
Criança tem que ter seus instrumentos de brincadeira: bola, bicicleta, pião...
No meu tempo de menino, até amarelinha jogavamos...
Nadar no rio então, era tudo.
Hoje a criançada quer mais saber de video-game e computador.
Esquecem-se do que é uma boa brincadeira ao ar livre, ao sabor do vento e calor do Sol.
Eu sei o que é isso, pois tenho dois filhos.
Computador só na escola. Na hora de brincar, como sugere o quadro, deixa a criançada se sujar...
Abraços...
Comentário de pksato
Vida sendentária, aliado a: Vida sendentária, aliado a um renda extra vendendo os últimos artefatos artezanais usandos pela vila durante os milhenios anteriores. Agora eles usam coisas modernas feitas de plástico altamente poluente.


Comentário de Wallacy
Muito bom, adorei a tira,: Muito bom, adorei a tira, muito bem elaborada, acho que a realidade é bem por ai mesmo....
Se achar outras bacanas como essa publique por favor. :)
Muito bom :)

----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de sem@email.org
"Muito bom, adorei a tira,: "Muito bom, adorei a tira, muito bem elaborada, acho que a realidade é bem por ai mesmo...."

Desculpe, mas eu nao concordo. Parece ate aquele tipo de "pensamento intelectual" dos anos 50/60/70 no qual se clamava que nao se deveria acabar com a pobresa nas favelas do Rio de Janeiro (e principamente nao se acabar com as favelas) para nao acabar com berço de nossa melhor musica popular, o samba. Li este tipo de afirmaçao em entrevistas dadas a grandes jornais!!! Eu nao inventei isto!!!

A pobreza nao acabou nas favelas e as favela alem de nao acabarem incharam. O resultado tai:

O samba de qualidade acabou (salvo poucas exceçoes, e por parte de autores que nem moram mais nas favelas). O funk e o "rap" sao um eterno repetir das mesmas palavras ritmos e ideias (muitas vezes preconceituosas contras as mulheres que sao tratadas explicitamente como objetos sexuais) musica atras de musica. E eu nao preciso nem falar da violencia, esta ai "Tropa de Elite" que nao me deixa mentir.

A visao idilica da aldeia africana eh de um desenhista que nunca esteve na Nigeria, por exemplo.

As meninas e meninos começam a se prostituir aos 10 anos de idade. Nao eh atoa que a Africa eh o berço da AIDS e o maior foco.

Se as previsoes da segunda tira se realizarem pelo menos indicarao que as crianças aprenderam a ler e escrever (e a votar!!!!) e que aquele menino que ficou rico tirando a roupa pelo menos ficou rico! Na Africa de hoje em dia ele teria de tirar a roupa para ganhar um prato de alimento correndo o risco de ser abusado e pegar AIDS!


Comentário de ibti_fritzi
Sobre a charge ...: É de fato uma situação complicada. Mas pense bem, o Negroponte teve uma idéia e lutou por ela, por mérito (dele e de outros claro) o projeto está andando. Se existe desigualdade, fome e doenças é porque não temos Negropontes suficientes no mundo, o projeto está de parabéns.

A arte do saber e suas configurações.
Comentário de Morvan
- É só clicar, seu newbie!: - É só clicar, novato.
Tenho muito medo do conceito de mundo "melhor" ao qual as tirinhas nos remetem. Como se falou acima, crianças jogando bola, matando calangos (Coitados! Pobres répteis. Nenhuma referência à distro!), nadando em rios, são uma quimera, hoje. Mas tenho medo mesmo é das decorrências a longo prazo desta infância "pasteurizada" das tirinhas. Deste mundo "melhor" (para quem?).
[ ]; :-) ,

Morvan - Usuário Linux #433640
Comentário de utopico
A gente não quer só comida...: Isso me lembra a letra daquela música "Comida" dos Titãs...

A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída
Para qualquer parte...
Comentário de tenchi
Buenos Aires fica no meio da mata amazônica, em meios às mulatas: Amigo....
Até entendo seu ponto-de-vista, mas vc se esquece de uma coisa: Domínio tecnológico.
Daqui para frente, países que não investirem em educação, em inclusão digital estarão cada vez mais atrasados, pois não poderão criar pessoas que dominem a tecnologia. E a utilização de computadores nas escolas é um passo crucial para isso. Se desde cedo estivermos habituados à utilizar estas ferramentas, mais profissionais teremos no futuro, além de pessoas mais inteligentes (se bem que um computador não garante isso, mas permite que os que tem potencial sejam).

"Então deixaremos que só nós, ocidentais, brancos e inteligentes utilizemos as últimas tecnologias, engordemos cada vez mais, e deixaremos os africanos, selvagens, inferiores continuem vivendo sua vida, em países atrasados, mas pelo menos felizes, perto da natureza. As crianças brincando ao ar livre, sem conhecer os males que a tecnologia traz, como LER, etc. Como somos bonzinhos, não é?"

Deve haver uma conciliação entre o uso dos computadores e os meios de diversão tradicionais. Não é só porque as crianças terão computadores que deixarão de brincar, soltar pipa, subir em árvore, jogar pião, etc. Mas elas devem sim saber manejar um computador. O futuro - profissional, etc - delas depende disso.

Como disse acima, se o Brasil - exemplo - continuar a não investir em educação e inclusão digital, continuaremos a ser o país das mulatas, índios, florestas selvagens e de fonte de matéria-prima para o mundo. Só isso.

Mas há um negócio chamado bom-senso. Ele é tudo. Ele que separa o bem do mal, o certo do errado. Mas pena que se trate de algo tão subjetivo...
Não sejamos tão pessimistas1 ;-)

Uff.(...)

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Wallacy
hã?? O que uma coisa tem: hã?? O que uma coisa tem haver com a outra?

Eu me referi ao pensamento proposto da tira, retirar as crianças de sua diversão para o isolamento digita, trocar um problema por outro, trocar a vida saudavel ao ar livre com os amigos por uma vida solitaria em frente ao pc, tornar pessoas digitalmente dependentes ("Senhor, eu preciso de um upgrade!"), etc, etc.... Não entendi o que seu "texto" tem haver com o que eu disse, eu concordo com a idéia da tira, se você não... dai é outra historia.

----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de tiaggs
Complementando: Concordo tenchi, no condomínio que eu moro acho que uns 90% das crianças tem computador em casa, e sempre vejo a area de lazer cheia de crianças brincando, os dois campos de areia (futebol e volei) sempre lotada de mulekada, então não podemos usar a desculpa que as crianças vão abandonar as brincadeiras tradicionais, como se na familia de vcs nenhuma criança tivesse acesso a computadores, tá aqui que eu saiba mesmo as familias mais pobres se esforçam para pagar um curso de informática para seus filhos, porque querem que eles tenham sucesso na vida e não tenham que trabalhem em sub empregos....
Comentário de tiaggs
"Agora eles usam coisas: "Agora eles usam coisas modernas feitas de plástico altamente poluente."

Igual ao que vc usou para fazer este comentario?


Comentário de tiaggs
Tem Mais: Alem de as crianças engordarem elas aprenderam falar ingles (pelo que vi nos balõezinhos das falas huhuhahaha), eh ja fez um muleke ganhar uma fortuna kakaaakakaka
Comentário de tenchi
A imparcialidade nunca existirá...: ... pois somos influenciados por nossas opiniões. Mas que sejamos no mínimo realistas!

"Alémdomais", vejam o caráter parcial da charge: As crianças estão brincando num lugar limpo - embora seja terra, não há poluição alguma -, estão bem vestidas, felizes, bem-nutridas, no primeiro quadro. Então o gringo diz que esta é uma situação deplorável.

Quem garante que dentro de cada "casinha" daquela - ou no centro comunitário da cidade - já não havia um computador devidamente conectado na Internet, e as mães das crianças disseram "sai desse computador, muleque! e vai brincar na rua com seus amigos". E eles foram! E estão lá brincando de forma saudável, mas sem largar mão do computador, que pode ser o seu único meio de contato com o resto do mundo - ligação internacional para os EUA é cara, sabia? ;-)

Esta é uma típica visão ocidental sobre os povos que eles desconhecem - ou que só conhecem pelo "Discovery Channel", onde os homens do "país chamado África" lutam contra leões para sobreviver.

Talvez esta também seja minha visão, confesso. Mas a verdadeira situação deplorável são as milhares de crianças que nem tem o que comer, não têm roupa pra vestir e nem casa pra morar e morrem de fome, quando não de AIDS. Isso o tal do gringo da charge não viu, não é?

Como disse no comentário lá em cima, inclusão digital é algo necessário, principalmente para os países em desenvolvimento, como a Terra Brazilis.

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de jeremeias
Sou Africano, nao vejo graca: Sou Africano, nao vejo graca nenhuma em alguns comentarios que foram aqui postados do tipo "não adiantaria a gente dar um XO para eles, se uma boa parte das crianças ainda passa fome" acho que sao comentarios muito tristes.
Ha gente que nao gosta da ideia dos Africanos mexerem nas tecnologias de informacao.
Mas e assim : a ideia dos computadores para as criancas africanas nao e pra as criancas que estao em campos de deslocados ou numa situcao de fome como ai foi mencionado. Ca temos muitas comunidades que nao passam fome mas nao tem renda para poder adquirir um desses computadores modernos que andam por ai, mas um computador barato ajudaria muito.
Nos ultimos anos o numero de africanos (criancas)que tem usado computadores esta aumentando isso e mto bom.
Devido aos elevados custos que o software proprietario apresenta, o governo e as instituicoes e pessoas no meu pais estao cada vez mais a interressar-se pelo Linux.
A opcao de Linux nao esta apenas no preco mas tambem deve-se ao facto de os computadores q nos temos ca sao maioritariamente Pentiuns 2 e 3.
A informatizacao dos nossos paises embora com os problemas de desenvolvimento q temos ira tirar mtas criancas da ignorancia , ira capacitar as pessoas nas novas tecnologias. No final ira deixar os Africanos mais informados. O grande problema da pobreza e a ignorancia e os africanos precisam de informacao. Coisas como livros, jornais, bibliotecas sao mto caras comparando com um pequeno centro de informatica ou um computador ligado a internet.

Nao me levem a mal, mas antes de dizerem o que e melhor pra os africanos, perguntem aos africanos o que e melhor para eles.

Estamos de olho em voces :-)
Abracos.
Comentário de tenchi
Disse e bem dito: [OFF]
Tudo isso que voc citou faz parte de como nós tratamos aquilo que não vemos, mas sabemos que existe e só asistimos pela televisão. Talvez o continente africano sofra deste mal da mesma forma que o Brasil. Na África só vemos pela TV fome e AIDS - quando não masacres por causa de diamantes -, assim como o Brasil o exterior só vê na TV como florestas, índios, mulatas, futebol, o carioca malandro, de chapéu e charuto na boca, falando puxado, etc.
Mas nós vemos os norte-americanos como gananciosos, os japoneses como pervertidos sexuais - hauahua -, os árabes - todos que moram no Oriente Médio - como terroristas/homens-bomba, os franceses como fedidos - afinal não tomam banho! - e afeminados, etc, etc, etc...

Por isso não ligue não ;-)

PS: Ah, sem falar que nas praias cariocas não tem mulher feia!!!
[/OFF]

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de sem@email.org
Voce observou que a tira: Voce observou que a tira retrata a Africa (ou um quilombo remanecente no Brasil, talvez)?

Se era para criticar, por que nao usaram uma area urbana rica da Europa como exemplo.

"...trocar a vida saudavel ao ar livre com os amigos..."

Vida saudavel ao ar livre? No meio de moscas tsetse, milhoes de minas terrestres abandonadas, franco atiradores etc?

"...tornar pessoas digitalmente dependentes..."

Dependencia digital eh um sintoma de alguma coisa e nao a propria doença.

Uma criança se tornaria dependente se algo faltasse na vida dela. Uma criança saudavel vai sempre preferir o ar livre, esta no DNA humano. Uma criança saudavel saberia dosar as coisas. Eh para isso que serve educaçao, tambem!
Comentário de sem@email.org
Voce observou que a tira: Voce observou que a tira retrata a Africa (ou um quilombo remanecente no Brasil, talvez)?

Se era para criticar, por que nao usaram uma area urbana rica da Europa como exemplo.

"...trocar a vida saudavel ao ar livre com os amigos..."

Vida saudavel ao ar livre? No meio de moscas tsetse, milhoes de minas terrestres abandonadas, franco atiradores etc?

"...tornar pessoas digitalmente dependentes..."

Dependencia digital eh um sintoma de alguma coisa e nao a propria doença.

Uma criança se tornaria dependente se algo faltasse na vida dela. Uma criança saudavel vai sempre preferir o ar livre, esta no DNA humano. Uma criança saudavel saberia dosar as coisas. Eh para isso que serve educaçao, tambem!
Comentário de Wallacy
"Voce observou que a tira: "Voce observou que a tira retrata a Africa (ou um quilombo remanecente no Brasil, talvez)?"

Sim..... No entando não creio que deva ser considerado uma interpretação literal, toda ou qualquer tira o que vale é a ideia, as imagens são sempre uma forma de frizar a situação, em qualquer tira você encontra esse tipo de coisa, uma situação generica, ou uma situação baseada na ideias gerais que uma sociedade tem de um povo etc... Achei muito bom, ter colocado essa "tribo africana" como exemplo, pois mostra que não existe limite para esse tipo de implementação.

"Vida saudável ao ar livre? No meio de moscas tsetse, milhoes de minas terrestres abandonadas, franco atiradores etc?"

Tem certeza??... Não vi isso na tira, tiras refletem ideias, essa foi a ideia que ela mostrou? Ela mostrou crianças brincando alegremente, em que lugar? importa? são crianças brincando alegremente... ressalva no "alegremente", se elas são pobres, ou não, é irrelevante, pois elas estavam felizes, e não é isso que importa?


"Uma criança se tornaria dependente se algo faltasse na vida dela. Uma criança saudável vai sempre preferir o ar livre, esta no DNA humano. Uma criança saudável saberia dosar as coisas. Eh para isso que serve educaçao, tambem!"

Como assim? Crianças não sabem dosar nada, sempre vão para o que parece mais "legal", ou que os amiguinhos estão, tenho um primo de 6 anos que tem um notebook e fica o dia inteiro jogando no notebook dele, eu mesmo já fiquei 30 horas seguidas no pc, só parei porque me deu dor de cabeça.
Se isso que você falou fosse verdade, não existiria acampamentos para viciados em computadores, ou diversas campanhas para esse tipo de controle, reportagens e mais reportagens falando sobre os os problemas de confinamento que muitos jovens nos eua tem, você já deu uma olhada nas estatísticas de horas diárias que um jovem americano fica no computador? Eu já fui um dependente digital e nunca foi por falta de oportunidade, simplesmente viciei no pc, me sententia muito estranho quando estava longe do pc, e não foi por falta de nada em casa, amigos tenho muitos, etc... Hoje, já não sinto mais esses sintomas, mais sei muito bem, que a única coisa que é necessária ter esse tipo de dependência é ter um computador, eu só melhorei quando fiquei alguns meses sem... hoje uso de modo controlado... Saio mais com os amigos etc...

Mais volto a tira... O que ela mostrou, foi critica social? Foi uma ironia quanto as condições de vida daquele povo? ou foi uma amostra que uma má implementação de uma ferramenta tecnológica, pode trazer mais malefícios que benefícios?
Qualquer ideia para ser bem intendida pelas massas são repassadas de forma extremista, e foi isso que a tira fez... Não vi nenhum problema na tira, ela retratou a realidade, afinal, o que ela mostrou é uma coisa que pode acontecer....

Não vejo necessidade para esse tipo de discussão, repito, se não gostou da tira, se acha que ela não retrata um fato, bem.. então concordamos em discordar.
-------
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de tenchi
O nome disso é ...: ... "o bom selvagem".

Os mantenha longe de todos os artefatos tecnológicos que tantos gostamos mas que sabemos que nos prejudicam também. Então imaginamos que, se eles não souberem que algo existe - os mantendo longe das tecnologias -, estarão mais felizes, pois lembramos que, antes de inventarem a televisão, ninguém reclamava que não tinha.
Éramos felizes, não? E só o que queremos, como somo muito altruístas, a felicidade dos milhares de africanos que hoje vivem na pobreza - ou não, como comentou um colega lá em baixo.

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de tiaggs
Wallacy: Se o computador te faz tão mal, jogue o seu do alto do prédio e viva feliz......
Comentário de Wallacy
Não me faz... Não mais,: Não me faz... Não mais, isso era quando eu era criança ....

-----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de sem@email.org
"Lindo é ver a molecada: "Lindo é ver a molecada correndo, brincando, jogando futebol ! ai aparece um gringo mané, achando que sabe como consertar o mundo !!! patético..."

Na Africa?

http://www.correiodabahia.com.br/exterior/noticia.asp?codigo=142577

Poderiam multa-la, critica-la e ate censura-la, mas isto:

...Cerca de dez mil sudaneses, muitos armados com facas e porretes, protestaram ontem na frente do palácio presidencial em Cartum exigindo a execução de uma professora britânica...

Isto nao eh religiao, isto eh barbarie! Parece que foi contra coisas como estas que o Profeta Maome se levantou ha alguns seculos atras! Vergonhoso, selvageria, bestialidade.


Comentário de tiaggs
Eh realmente quem nunca foi: Eh realmente quem nunca foi um muleke viciado em doom e quake hehe
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004