Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Qmail agora é software em domínio público

O qmail, servidor de e-mail lançado em 1996 por Daniel Bernstein e mantido desde então sob termos de licenciamento que não o qualificavam como software livre e nem como código aberto, foi colocado sob o domínio público no final de novembro por seu autor. Nos novos termos de disponibilização, entretanto, ele pede para que quem modificar o sistema mantenha a compatibilidade de todas as interfaces.

Colocar um software sob o domínio público efetivamente qualifica o software como disponível para uso, modificação e redistribuição livres, e de fato torna-o compatível inclusive para inclusão em projetos com licenças menos irrestritas, como a GPL.

A wikipedia tem alguns detalhes interessantes sobre o sistema, incluindo a data da versão mais recente do qmail, lançada em 15 de junho de 1998.

Saiba mais (cr.yp.to).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de joukim
Perdeu o trem da história,...: Para mim, uma clara atitude de quem perdeu o trem da história, como aconteceu como Eudora. Vai atender a nichos especializados, pessoal habituado a usar o e-mail e que não teve necessidade de migrar (como a parcela de usuários habituadas ao Sendmail). Não tenho dados estatísticos, mas todos os administradores mais próximos de mim saíram de Sendmail ou Qmail para o Postfix.

Eu lamento realmente que o Bernstein não tenha liberado antes o Qmail sob uma licença de código aberto. Tivesse feito isso em seu auge, ou mesmo no início de sua decadência e teria mantido uma boa parcela de usuários. Falo isso porque vi vários migrando do Qmail para outros SMTPs, especialmente o Postfix, mas nenhum migrando de outros para o Qmail.

http://www.ginux.ufla.br/
Comentário de _Th0r_
Acho que não...: Olha, pessoalmente adoro o qmail, a cerca de 4 anos migrei do sendmail para o qmail, no início tive algumas dificuldades mas hoje ele atende todas as minhas necessidades 100%. Todos os problemas e solicitações de meus usuários e superiores foram atendidas por ele, antes da migração esperimentei o postfix e também gostei, mas preferi o qmail. Não conheço casos de migração Qmail -> OutroMTA, mas sei que o fato de o postfix vir empacotado em algumas distribuições faz muita diferença para algumas empresas,muitos acham dificil instalar e configurar um servidor de correio, outros preferem este estilo de trabalho pela facilidade de atualizar o sistema.
Quanto ao tipo de licença utilizada, não vou discutir, acho boa a iniciativa e também acho que poderia ter sido mudada a mais tempo.
Vamos ver o que vai acontecer agora que ele é de domínio público.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004