O qmail, servidor de e-mail lançado em 1996 por Daniel Bernstein e mantido desde então sob termos de licenciamento que não o qualificavam como software livre e nem como código aberto, foi
colocado sob o domínio público no final de novembro por seu autor. Nos novos termos de disponibilização, entretanto, ele pede para que quem modificar o sistema mantenha a compatibilidade de todas as interfaces.
Colocar um software sob o domínio público efetivamente qualifica o software como disponível para uso, modificação e redistribuição livres, e de fato torna-o
compatível inclusive para inclusão em projetos com licenças menos irrestritas, como a GPL.
A wikipedia tem alguns
detalhes interessantes sobre o sistema, incluindo a data da versão mais recente do qmail, lançada em 15 de junho de 1998.
Saiba mais (cr.yp.to).
Eu lamento realmente que o Bernstein não tenha liberado antes o Qmail sob uma licença de código aberto. Tivesse feito isso em seu auge, ou mesmo no início de sua decadência e teria mantido uma boa parcela de usuários. Falo isso porque vi vários migrando do Qmail para outros SMTPs, especialmente o Postfix, mas nenhum migrando de outros para o Qmail.
http://www.ginux.ufla.br/