Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

PS3 já responde por quase 65% do processamento do Folding@Home

Notícia interessante para quem aguardava benchmarks de aplicações reais do processador Cell, que equipa o Playstation 3 - note a diferença na proporção entre o número de equipamentos e o número de teraflops gerado pelos PS3 e pelos PCs mencionados na reportagem.

O Folding@Home estuda os processos responsáveis por doenças como as de Alzheimer e Parkinson, além de alguns tipos de câncer. Também existe cliente para Linux, se você não dispõe de um PS3 mas deseja participar.


“Desde que começou a participar do Folding@home, projeto da universidade de Stanford que visa compreender o processo de má formação de proteínas, o PlayStation 3 já responde, em termos de desempenho, por quase de 65% de todo o processo. No começo desta segunda-feira (26), os processadores ativos do PlayStation 3 somavam 30.922, que, juntos, geravam uma capacidade de processamento de 492 TFLOPS (trilhões de operações de ponto flutuante, isto é, com números fracionários). O número de consoles ligados ao projeto mais que dobrou desde o lançamento do PS3 da Europa, que aconteceu na última sexta-feira (23). Para efeito de comparação, os computadores com Windows entram com mais de 162 mil processadores, mas resulta em apenas 155 TFLOPS. No entanto, em termos de performance, as campeãs são as aceleradoras gráficas, que tem apenas 775 unidades ativas, mas respondem com 46 TFLOPS.”


Enviado por Gustavo Melo (gustavomeloΘsoftwarelivre·org) - referência (tecnologia.uol.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Sonolento
Comentário maldoso....: Devem estar processando tanto porque falta jogo pra ocupar o tempo de CPU desses PS3.... :D

Mas falando sério, bem legal esses projetos de processamento distribuído.

Comentário de cwagner
Não querendo ser mala ou: Não querendo ser mala ou estraga-prazeres, mesmo porque tmbém gosto de projeto de computação distribuída, mas quem vai ganhar com esse projeto?

O processamento é realizado por máquinas do mundo todo e para o bem de quem? Das pessoas acometidas com as enfermidades estudadas, as empresas fabricantes de medicamentos, os governos? E se minha máquina ajudar a descobrir uma cura, como poderei ser beneficiado, ou um familiar ou amigo?

Quem me garante que não terei que pagar uma fortuna por um remédio que ajudei a desenvolver?
Comentário de brunoparente
Ninguém te garante: No entanto, eu prefiro pagar uma fortuna por um medicamento que ajudei a desenvolver que não pagar nada por um medicamento inexistente e padecer do mal.
Comentário de bode
Outro comentároi maldoso...: Essa tal PS3 serve para ser peso de papel, supercomputador, grill... Só não serviu ainda para ser video game!
Dá-lhe Wii!
Comentário de helviomota
Por que a gente sempre tem: Por que a gente sempre tem que torcer por alguma coisa? E, consequentemente, por que tudo o que não é objeto da nossa preferência não presta?
Ê, mistério...


--

Hélvio Mota
Linux User #141855
"Linux is just like an indian tent: no Gates, no Windows
and an Apache inside."

Comentário de Rui Palma
E daqui a um tempo...: ... servirá como um dos principais meios de divulgar o GNU/Linux e pra jogar jogos de altíssima qualidade. (Dá-lhe?? essa é importada daqui de Portugal :-P)
Comentário de eje del mal
BOINC: Existem vários projetos em grid. Dêem uma olhada em http://pirates.spy-hill.net/
Comentário de Mateus Leme
Não consegui entender a: Não consegui entender a relevância disso com o linux, os PS3 estão rodando linux neles?
Comentário de jobdrb
sim: sim ps3 usa linux
Comentário de Renato Custódio
Bem que eu queria ter um: Bem que eu queria ter um playstation 3 pra ajudar nesse processamento ;) hehehehhehehehhe
Comentário de Oceanos
Você vai poder dormir com a: Você vai poder dormir com a consciência limpa pensando no bem que fez à tantas pessoas, oras!


... Me repugna quando as pessoas esquecem o valor da vida. :(
Comentário de hamacker
valor da vida ?: valor da vida ?

Sem querer ser chato, a vida pessoal de um brasileiro vale muito pouco, tanto que se mata por ninharia. Não bastasse, nossa vida vale tão pouco que morrer numa fila para atendimento médico nem é mais noticia a ser publicada. Um assassino mata 10 pessoas e o maximo que vai ficar em jaula é 10 anos, ou seja, 10 pessoas vezes a longetividade que ainda tinham equivale a 10 anos de um bandido.

Desculpe a intromissão e a revolta, mas é que também acho o valor da vida importante a ser considerada também nos outros sentidos.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004