Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Projeto IEs 4 Linux vira notícia internacional

“Projeto IEs 4 Linux vira notícia internacional. 'O Microsoft Internet Explorer tem sido o navegador web dominante quase que desde o nascimento da Web. Roda sobre o Microsoft Windows e em Macs da Apple, mas nunca foi oficialmente suportado no Linux. Um nascente esforço open source chamado IEs 4 Linux está tentando mudar isto. Esta semana, o grupo lançou sua mais nova versão do IEs 4 Linux 2.01, que é mais estável do que seus predecessores e corrige alguns bugs.' O brasileiro Sérgio Lopes, criador do IEs 4 Linux explica mais à internetnews.com sobre o projeto que foi lançado inicialmente em maio de 2005, motivado por uma discussão na Comunidade Brasileira de Web Design sobre como ser um bom designer enquanto rodando Linux.”


A nota foi enviada por Carlos (carlosmarcio3Θyahoo·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de anakinpendragon
Ieca!: Tó fora! O IE é o com o activeX é responsavel pela maioria das
falhas de segurança do windows... Temos que apoiar navegadores
que não usaram monopolio para se firmar, que sigam a W3C para
que os WebDesigners se preocupem em fazer seus sites direito
para que funcionem em qualquer navegador. A adoção de IE emulado
no linux só ajuda ao comodismo dos maus profissionais que fazem
sites gambiarrados.
Comentário de guaxinim
discordo, infelizmente o IE: discordo, infelizmente o IE tem a maioria esmagadora dos usuários, temos que fazer os sites voltados ao usuário, se o usuário usa IE temos que fazer os sites para IE, senão, perdemos o emprego =D, coloca-lo no linux é bom, assim não presisamos pagar nenhuma licença para desenvolver sites =D.(ps. discarte piratão) E nem usar a porcaria do windows.
Comentário de Romulo-Vix
Discordo: Discordo. Muitas pessoas deixam de migrar para outros navegadores por que existem desenvolvedores de sites que pensam como vc. Se os sites fossem desenvolvidos de acordo com as normas que realmente devem ser seguidas, e não de acordo com o q a microsoft dita, acredito que o IE não estaria mais com essa bola toda não, pois de bom ele não tem nada. A maioria das pessoas não sai do IE justamente pq existem sites mal desenvolvidos que só funcionam nele. Eu particularmente uso só o firefox a pelo menos 3 anos e não sinto falta nenhuma de IE.
Comentário de Dm7
Discordo da discórdia! O IE: Discordo da discórdia! O IE já não tem tanto assim a "maioria esmagadora" dos usuários:

http://marketshare.hitslink.com/report.aspx?qprid=3

http://www.xitimonitor.com/etudes/equipement18.asp

E você como webdesigner deve saber que se desenvolver seus sites sob o padrão w3c (http://www.amtechs.com/w3c/), fará sites compatíveis com a maioria dos navegadores, e não apenas para o IE,
Comentário de Dm7
Com o crescimento de bons: Com o crescimento de bons navegadores como o Firefox, Opera e até mesmo o Safari, esse projeto parece atrair a atenção mais pelo seu aspecto técnico.
Comentário de Carlos Vitoriano
Eu fui obrigado a usar o: Eu fui obrigado a usar o IE4Linux.

Eu tenho que visitar diversas páginas de fabricantes que nunca funcionam no Firefox versão Linux (Por causa do flash).

Quer um exemplo? www.smar.com.br
O problema é com o Flash neste caso. Tem uma página que não roda se o Browser não é identificado como IE, mas aquele plugin do firefox quebra o maior galho! E o Bradesco empresas então?

Essa é a minha sina.
Comentário de iamah
Se o usuário usa IE, faça: Se o usuário usa IE, faça um site que rode no IE e no Firefox também. Muita gente muda para o Firefox graças às falhas do IE.

Você como profissional pode icentivar o uso de um browser seguro.

Um exemplo de porque não usar IE é o site www.crackmonkey.org .
Dá uma olhada no fonte. Mas cuidado!!! Use o firefox por precaução...
Comentário de popolony2k
Já que todo mundo rouba eu também vou roubar............: "discordo, infelizmente o IE tem a maioria esmagadora dos usuários, temos que fazer os sites voltados ao usuário, se o usuário usa IE temos que fazer os sites para IE"

uhhhhhh. Se todo mundo rouba eu vou roubar.......tsc, tsc, tsc, eita Brasil.

Não é bem assim e digo mais, se você e muitos continuarem a pensar assim, o Firefox vai demorar mais ainda a alcancar um patamar superior ao IE.

E te digo mais ainda, o FireFox tá chegando e rápido, já já vc vai ter que se adaptar a padrões de verdade...porque não comecar agora ???

Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de popolony2k
Pergunta....: Seu Linux funcionou legal depois do IE4Linux
????

Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de jose luis
IE: Acho que o IE deixou de ser um modelo de navegador faz algum tempo. Aqui em casa usa-se windows. Mas mesmo quem usa o windows prefere o firefox. Em muitos lugares por onde tenho andado não é diferente. Eu prefiro o firefox e não vejo motivos para mudar. Claro que cada um faz o que achar melhor.
Comentário de luizmineo
O IE's 4 Linux serve apenas: O IE's 4 Linux serve apenas para teste de compatibilidade mesmo. Como programador web , percebo que é simplesmente impossível utilizar o IE para desenvolver um site decente, pois vc simplesmente "programa às cegas", ao passo que o firefox, com os plugins "web developer", "fireBug" e afins dão um show de bola. Você pode debugar o javaScript passo-a-passo, analisar os dados atuais de formulários (útil para forms com muitos campos hidden, controlados por javaScript), obter informações de cada objeto do html (tabelas, linhas, colunas, campos... útil para acertar o layout), verificar css...
Seria muito útil se a Microsoft resolvesse facilitar a criação de sites no IE, porque perco boa parte do meu horário de trabalho tentando fazer com o que funciona muito bem no firefox e no opera, também funcione no IE. Ou melhor, resolvesse desistir logo de uma vez por todas desse navegador velho.
Comentário de yamane
Web Monstros!: guaxinim, você deve ser uma anta!
Se você realmente soubesse desenvolver algum site, usando as definições da W3C e afins, não haveria nenhuma incompatibilidade!
O que não pode ocorrer é você desenvolver um site IE-Only!
Seguindo os padrões W3C você conseguirá rodar os seus sites em qualquer browser!
Enquanto você continuar desenvolvendo os seus sites com o Front Page, aí realmente o site só funcionará no IE!
Comentário de Carlos Vitoriano
Normalíssimo.: Normalíssimo.
qualquer coisa é só eu apagar a pasta ~/.ies4linux/
Pronto. Tenho um user específico para aventuras.
Comentário de popolony2k
IE4Linux + pacotes Xtras: Essa é uma das principais vantagens do IE4Linux (se realmente ele for baseado no IE).

Ele não só vem com navegador mas também com vários pacotes extras, principalmente aqueles que vamos adquirindo sem saber ao longo de uma navegação na internet.

Nada que um format resolva com o tempo.

Amigo, o IE 4 Windows também fica normalissimo.........pelo menos é o que pensamos.

Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de CWagner
Se todo mundio fala erradio: [ironia]Se todo mundio fala erradio vamu falá errádio tabéim...

Num é mermo. E quem si emporta se tem um pradão?

Pradão é pra trôxa, esses bandu de besta que istudia em facurdade, que num sabe o que é vivê fora dus campius.[/ironia]

P.S.: TAGs de ironia: sabem com é. Alguém pode levar a sério ;)
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de w35l3y
issu e um absurdo: issu e um absurdo
internet explorer -.-
no meu fedora nao =P

Comentário de popolony2k
Pois é...............: O meu Linux Fedorento 4 também não, alias se colocar esse treco nele, aí ele vai feder de verdade.

Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de pod
não. o ie está longe de: não. o ie está longe de seguir os padrões da w3c e, assim sendo, não basta codificar nos padrões para fazer um site compatível com ele. *reflita*
Comentário de Dm7
Não deveria estar tão: Não deveria estar tão longe,

http://msdn2.microsoft.com/en-us/library/ms256177.aspx

De qualquer forma, existe a intenção em seguir certos padrões,
[]s,
Comentário de Hugo
Qualquer navegador: Qualquer navegador vírgula!
Você já tentou usar CSS2.1 no IE6? Quem já tentou deve estar passando na mente agora as dezenas de gambiarras que tem de ser feitas para que uma página com o mínimo de CSS2.1 renderize mais ou menos bem IE6 bugado.

JavaScript eu não falo muito por que tem muita coisa que não é padronizada... dai a Microsoft inventou uma forma de fazer, a Netscape/Mozilla outra forma, o Opera e o KHTML tentam fazer algo que funcione em ambas formas mas acabam não funcionando em nenhuma. Saber quem esta certo, se é a Netscape com suas extensões ou a Microsoft com suas extensões é impossível.

No mais o IE's 4 linux é muito bom, quem faz páginas comercialmente tem que garantir que sua página tenha a maior audiência possível, infelizmente grande parte da audiência usa IE6, resta a esperança de que o IE7 venha com um suporte decente a CSS, SVG, XHTML e outros padrões que já estão ai a um bom tempo já que acho difícil o IE sumir do mapa enquanto ele vir embutido no SO da Microsoft.

--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de Connochaetes Taurinus
Não,: não temos que fazer "sites para o IE". Temos de fazer sites adequados aos padrões da W3C. Existem padrões abertos e se estes fossem mais largamente utilizados pelos desenvolvedores de sites não veríamos esse meio absurdo de criar um clone IE para linux para que nós "pobres usuários de linux" possamos ter acesso à maravilhosos sites de acordo com os "padrões Microsoft".

Quando à dúvida do criador do projeto, de como ser um bom designer enquanto rodando Linux, a resposta é bem simples: utilizem padrões abertos que são suportados por todos os bons browsers existentes no mercado. Não é necessário criar um novo Frankenstein.
Comentário de wconserta
Pessoal o Projeto do IEs 4: Pessoal o Projeto do IEs 4 Linux , tem ótima intenção, que é ser um meio para os webmaster testar seu site no IE para deixa-lo compativel tanto para IE como Firefox , sem ter o Windows instalado para isso.

Além de também nos ajudar nos problemas que encontramos ao migrar uma empresa para linux, eu mesmo onde trabalho migrei os computadores daqui para CentOS Linux 4.4 nas maquinas antigas e Fedora 5 nas maquinas mais novas com mais recurso.

E um dos grande problemas que tive foi com os Sites de clientes nossos que usa tecnologia ASP (mercado eletronico www.me.com.br, www.e-fornecedores.com, www.wegonline.com , www.cosipa.com.br, etc que são tudo para rodar no IE infelizmente) e alguns de Bancos (www.caixa.com.br, www.bradesco.com.br empresa)
Que dão problemas ao usar o Firefox ou Opera, mais graça ao projeto do Sérgio Lopes , conseguir contorna estes problemas, e ter sucesso na migração aqui na empresa.

Fazendo como é orientado no site para ter mais segurança , se cria um usuario comum, sem poderes de root, e é criado uma pasta onde o IE é instalado sem atrapalhar em nada o sistema linux.

Pena que o IE 4 linux não dá suporte ao msjava , com isso eu resolveria problemas que ainda tenho com alguns clientes nossos.

Sucesso ao Sérgio Lopes com seu projeto que está ajudando muita gente com sua iniciativa

Washington Linux
Power Adm CentOS 4.4 e Fedora 5
CentOS Brasil
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2642228
Comentário de Hélvio Mota
Não dá.: Não me sinto mais confortável usando IE. Nem no trabalho eu uso (santo Portable Firefox), mesmo com os aplicativos MS sendo o padrão na empresa onde trabalho.
Nem a namorada usa mais IE...
Paz a todos.


Hélvio Mota
Linux User #141855
"Linux is just like an indian tent: no Gates, no Windows and an Apache inside..."
Comentário de nemesis
contradição: "Teste no IE, rode no Firefox"

Me parece contraditório. Mas se estiverem usando o IE apenas para saberem seus limites quanto aos padrões W3C, pode ser. Mas tenho a impressão é de que assim que perceberem as limitações, vão acabar é criando código específico para o browser e jogar padrões no lixo...

um esforço inútil, exatamente como wine ou o recentemente terminado FreeDOS1.0...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de José Pedro de Oliveira Junior
discussão infudada: simples, eu uso FireFox,sou consciente que em alguns sites desenvolvidos por pessoas que não estão nem aí com a minha velocidade de internet ou tão pouco com minha segurança, contanto que desde que a deles esteja "garantida" e que o site deles rode bem no IE, resumo trabalho de preguiçoso. Hoje somos quase 12% do mercado de browsers (firefox), mais o número vem aumentando, quando ele chegar a 40%, aí o pessoal do governo e de algumas entidades de serviço vão ter que se adaptar, mais equanto isso vamos ter que mexer com os dois. Atualmente uso o firefox em 85% dos sites tendo uma tendo uma boa resposta em todos principalmente os exteriores, mais no Brasil ts ts ts, a comunidade tem que almentar.

valeu galera.
Comentário de Dm7
A razão de ser desse: A razão de ser desse projeto parece ser a sua primeira frase,
Comentário de deysonthome
uso firefox no fedora 5 e: uso firefox no fedora 5 e esse site abriu normalmente....

Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info
Comentário de deysonthome
E o mais incrível é que: E o mais incrível é que CSS é um desenvolvimento da própria microsoft.....

Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info
Comentário de guaxinim
err...: Veja: http://www.guax.com.br/blog/

Depois leia:

Eu faço tableless, odeio tabelas e o ie, masss, tem que se pensar nos clientes, se eles usam ie, façamos tableless, mas que funcione no ie, por isso a importancia do ie4linux pra quem vive disso.

Sobre o outro comentário, de que "se todo mundo roba eu também roubo", nada a ver, se faz site PARA usuarios, seria bom se TODOS pudessem ver, até mesmo quem usa IE, firefox, opera, konqueror, e etc. cade a liberdade quando se discrimina um grupo? e quando esse grupo representa 89% dos usuarios, isso é um problema.
Comentário de Dm7
Nada contra ou pessoal, mas: Nada contra ou pessoal, mas são 83% :-D


Comentário de guaxinim
chutei, pelo menos cheguei: chutei, pelo menos cheguei perto =D
Comentário de popolony2k
No, no, no....: "um esforço inútil, exatamente como wine ou o recentemente terminado FreeDOS1.0..."

Bom quanto ao IE4Lin e o Wine, pra mim são 2 softwares irrelevantes, mas quanto ao FreeDOS vc está enganado ou não está vendo além dos limites de um simples DOS.

Uma das aplicacoes do FreeDOS está na primeira página do site deles...segue abaixo.

"# To support an embedded DOS system, such as a computerized cash register or till"

É muito importante para sistemas embarcados, pois nem todo hardware embarcado suporta linux devido aos requisitos de memória inclusive de processamento paralelo e um DOS, que é nada mais nada menos que um executador (arrgghh) de programas é excelente.

Existe muita coisa feita para sistemas a lá DOS, como suporte a dispositivos Flash, FAT32, rede, etc etc etc, sem comprometer a especificacao do hardware.

Ao contrário do que muitos acreditam, no mundo embarcado o Windows e Linux são muito menos utilizados e o campeão é o desconhecido MicroC (µC/OS The Real-Time Kernel), um kernel que dá poderes ao DOS de executar threads (tudo bem que é não-preemptiva tipo Win3.1), semaforos, sincronismo entre as tarefas entre outras coisas que só temos em ambientes como Unix, Linux, Win32 ou superiores (se é que é possível algo superior nesse sistema).

Bem não me estendendo muito, o FreeDOS é um ambiente perfeito para o MicroC que com certeza pode estar rodando no seu video-cassete da década de 90, seu DVD Player, Microondas, Geladeira e camera digital.

Ah....MicroC tem seu código disponível pelo autor do mesmo (Jean J. Labrosse), que ganha mais dinheiro vendendo livros sobre o MicroC que com o próprio MicroC.

Para sua diversão segue o link do wikpedia sobre MicroC.

http://en.wikipedia.org/wiki/MicroC/OS-II


Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de silvio bonilha
IE - do vício a droga: Exitem três tipos de usuários de browsers.
Os que utilizam o IE, não sabem direito o que é e nem porque usam. São os usuários que foram viciados e se sentem dependentes da droga.
No segundo grupo estão os usuários que sabem o que usam, e induzem os usuários neófitos, são os traficantes da droga, só têm interesse no lucro.
O terceiro grupo são os que procuram navegar com liberdade, segurança e alertar os demais sobre os perigos da droga, com proprósito de salvar alguns do vicio maldito
Comentário de bebeto_maya
Designers e faculdades...: __Um problema sério e pouco discutido é a má qualidade dos designers formados em faculdades, também...Frequentemente os professores são mal qualificados e "desqualificam" seus alunos. Muitos são profissionais de design que de súbito foram pegos pelo Webdesign, após 1996. O grande problema é que design é uma profissão de espectro tão amplo que acaba invadindo outras, e dispersando esforços, o que leva a uma programação suja de sites.

__Sei que vão me dizer que designer cuida do visual...Mas esta errado, o designer tem que cuidar da usabilidade também, a saber, W3C, e tem professor revoltado com W3C porque tira a liberdade de ser ruim dele...O pior é que querem regulamentar a profissão de designer gráfico, mas os designers gráficos sequer regulamentam o que fazem na sua profissão, seguindo padrões...É nessas horas que penso que alguns diplomas enfeitam paredes,( porém nem sempre, lógico), visto que conheço bons webdesigners que nunca botaram o pé numa faculdade de design.

__Façam um teste: Entrem em dez sites elaborados por "designers de faculdade", e vejam quantos seguem webstandards...1 em 10, nem isso! Infelizmente.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de Dm7
Cuidado que essa história: Cuidado que essa história de regulamentação é pirulito na boca de criança,
Comentário de bebeto_maya
Explicação!: Explique-se, por favor.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de Dm7
É que muitas vezes se fala: É que muitas vezes se fala em regulamentação de profissão como algo que está bem ao alcance do estudante ou profissional, sem a menção de que esse é um processo muito mais complexo do que parece. Frequentemente a regulamentação de uma profissão é um tema explorado por principalmente deputados, uma vez que é necessário a criação de um projeto que deve tramitar na Câmara. Posso dar como exemplo a regulamentação de turismólogo, que desde 1999 (se não me engano), tem processos tramitando na Câmara dos Deputados, e recentemente o Lula vetou finalmente a regulamentação dessa profissão. (Acho que a profissão de Geógrafo tem uma história parecida). Agora te pergunto, a que se deve uma regulamentação ser adiada ou vetada? À incompetência de quem elaborou o projeto de lei? À falta de uma mobilização da classe (profissionais e entidades representativas)? À falta de necessidade da regulamentação? Aos interesses do mercado já estabelecido, que assim evitaria ter que pagar mais direitos aos seus profissionais, além de ter que pagar um piso salarial? À falta de vontade política?
Em parte por esses fatores que citei, considero que a regulamentação de uma profissão não podia estar em piores mãos, quando vai à Câmara dos Deputados. Que formação ou informação eles de fato têm para entender algo tão complexo? Na minha opinião, escassa! Analise a história daquela "casa", e veja quanto demora para um projeto de lei de utilidade pública ser aprovado, e quanto demora a votação de aumento de salários deles próprios.
[]s,
Comentário de bebeto_maya
__Com relação a profissão: __Com relação a profissão do designer, eu, como designer gráfico autodidata, vi projetos de lei horrorosos tentando ser aprovados...Entretanto há um sério problema com relação ao campo de atuação do designer que vai do comunicador visual até o desenhista industrial com projeto de produto e até mesmo ilustração...Portanto o medo que muitos profissionai têm é de que, do jeito que está, uma regulamentação dessa acabe gerando desemprego.E sei que com relação a webdesign, a profissão é muito disseminada entre os tais micreiros, ou mesmo profissionais de outras áreas...

__A coisa é tão ampla que em inglês existe a profissão do sound designer...
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de hamacker
A regulamentação é um: A regulamentação é um processo necessário para que algumas coisas tenham equilibrio e não haja charlatanismo por exemplo. Mas concordo com voce quando diz que a regulamentação pode provocar desvios em profissões cuja habilidade passaria a requerer parametros em demasia a ponto de irritar.

Aquela regulamentação do kit salva-vidas dentro do veículo é o exemplo perfeito do que uma regulamentaçao pode fazer, uma aberração, uma afronta a inteligencia humana.

Enfim estamos num mato sem bote salva-vidas quando deputados resolvem brincar regulamentar.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004