Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Projeto Kalango retoma as atividades


“O projeto Kalango passou por uma pausa no desenvolvimento depois do lançamento da versão 3.3, mas retoma suas atividades e volta com muitas novidades. A mais significante é a mudança da base do sistema que passa a ser o (K)Ubuntu e conseqüentemente um repositório oficial para a distribuição, dando fim a uma limitação das versões anteriores do sistema que era não poder ser atualizado sem formatação da partição raiz.

Dando início a essa nova jornada inauguramos um novo site baseado no Wordpress, atualizamos, organizamos e limpamos o fórum e disponibilizamos um Wiki para a documentação oficial do projeto. Ainda está previsto um sistema de bugtrack (ou tickets) para controle de bugs e servidor SVN para controle de versão.

Outra mudança que vale ser observada é quanto ao nome, o projeto passa a se chamar somente Kalango, ao invés de Kalango Linux. Apesar de não se tratar de um projeto comercial preferímos evitar a utilização de uma marca registrada no nome.”


Enviado por Leandro S. dos Santos (kalangoΘgmail·com) - referência (kalangolinux.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Zero Grau
Dias contados: Acho que com a popularização do Ubuntu e família (kubuntu e etc)
as distros:
Kurumin,
kalango,
dizinha,
biglinux,
resulinux,
famelix,
e outras menores, *** estão com os dias contados ***.
Praticamente perderam função e se tornam cada vez mais um retrabalho quase sem porque de existir. Claro que todo mundo é livre para customizar uma distro (kalango --> kubuntu) mas, não me parece vantajoso manter isso - a não ser que o Governo contratasse o Morimoto e o Leandro para customizarem uma distro com um propósito de distribuição maciça em programas de inclusão digital, mas esse não parece ser o caso.

Comentário de Valdomiro
Sou plenamente a favor das: Sou plenamente a favor das chamadas "pequenas distros", pois se alguém teve a brilhante idéia de adaptar um "distro grande" 'internacional' à realidade dos brasileiros (parabéns ao Burno -Biglinux-, Leandro - Kalango -, Morimoto( ) - Kurumin), então eu devo considerar a resultante melhor que a original.

Mas, qualquer um é livre para pegar um Kubuntu e adaptá-lo ao seu gosto (ou seja, fazer o "retrabalho" de forma individual) ao invés de já pagar uma pronta e que necessite de menos ou quase nenhuma adaptação.

Fico feliz que o Leandro esteja de volta, embora hoje eu seja usuário BigLinux, já testei o Kalango e o achei de muito bom gosto, o problema que ele tinha era a distro base para a construção do Kalango, mas agora baseado no Kubuntu tem tudo para dar certo.

Parabéns Leandro!!!

Comentário de Valdomiro
Ops! Onde se lê: "pagar uma: Ops! Onde se lê: "pagar uma pronta", leia-se: "PEGAR uma pronta"
Comentário de popolony2k
Vida longa .....: ...ao Kalango !!!!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de pauloerweber
Inovação: Meu aprendizado no Linux começou realmente com o Kalango, apesar de inicialmente ter usado o mandriva, que naquela época era extremamente dificultoso para eu gerenciar. Mas tempos depois troquei o Kalango pelo Debian devido a um problema no script de criação do fstab e por não poder fazer atualizações sem perder algumas configurações ou provocar quebra de dependências, coisa que ocorreu também com o Debian, pois usava o unstable da época, coisa de mané mesmo :P . Larguei o Debian pelo Kubuntu pois me proporcionou o que eu queria: um sistema estável e com atualizações freqüentes. Sou muito grato aos desenvolvedores do projeto Kalango mas faço uma resalva: o projeto irá estagnar se não inovarem em relação ao Kubuntu.

Como conselho deixo o seguinte: definam o público e criem uma identidade visual. Com isso feito a fidelização do usuário vai depender apenas da estabilidade do Kubuntu.
Comentário de Leandro S. dos Santos
A idéia é essa...: pauloerweber, temos plena convicção disso, a idéia que vamos seguir é por aí mesmo...
Comentário de milton ferreira da silva
acho que tem espaço para: acho que tem espaço para uma distro como o Kalango. Já vem tudo pronto para o usuário final inclusive mp3 e outros formatos alem de drivers winmodens.
Comentário de Clésio Luiz
Pelo contrário...: ... essas distros pequenas tem sim muito espaço ainda, e sempre vão ter. O (K)Ubuntu não é perfeito, possui bugs e algumas limitações, coisa que as distros pequenas, como as brasileiras, não irão se restringir com certas coisas, como o mp3, coisa que o Ubuntu não pode colocar como default por causa da lei dos EUA. EU vejo muito espaço para inovação em qualquer distro. Ubuntu não agrada a todos, nem OpenSUse, nem Kurumin, nem Debian, etc... Sempre vai ter alguém que ache interessante uma "tunada" em uma distro popular.
Esperava que uma distro nacional tomasse essa atitude de mover para os repositórios do Ubuntu, e vou prestar atenção nessa nova versão do Kalango.
BOa sorte aos desenvolvedores.

--
"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
Comentário de cochise
Duvido: Admto antes de mais nada que participo da comunidade do Resulinux. Podem me considerar parcial.
As pequena distros também são lugares onde se desevolve tecnologia. Ainda não vi um silmilar (exceto o Yast2 que EU odeio) aos painéeis de configuração qie começãram com o Kalango e se popularizaram.
O Live update e o Texas Flood do Resulinux são coisas fantásticas.
Os scripts de instalação do kurumin são coisas muito boas.
Não acho que nós devamos "babar ovo" das grandes distros e esquecer o que temos feito por cá.

Alem do mais tenho muito medo do Windows, digo Ubuntu. (isso é trollagem)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004