Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Programando a sua primeira extensão do Firefox

Se você é programador e está ansioso por entender como se constrói uma extensão do Firefox, este artigo explica todos os passos da criação do seu 'Hello World'.


“Além de o tema ser muito interessante, acho que um artigo técnico de boa qualidade e que consegue dar um jeito de mencionar a Jessica Simpson já no segundo parágrafo não pode deixar de receber a nossa atenção! Segue um trecho da introdução:

O Firefox, o divertido navegador de código aberto que cerca de 10% dos usuários da web usam, tem um segredo.

Não, não é o about:mozilla - isso é notícia velha. O segredo do Firefox é o mesmo da Jessica Simpson: seu estilo glamuroso e tão natural é o resultado de -- shhhh! -- extensões!

Sim, quando você usa os recursos mais legais do Firefox, como o All-In-One Sidebar ou o MeasureIt, você está na verdade olhando para belas e brilhantes extensões. As extensões do Firefox acrescentam funções específicas, recursos que os autores do navegador nunca imaginaram, caprichosamente integrados ao sistema. As possibilidades são ilimitadas - criar uma extensão é mais ou menos como criar uma nova aplicação para fazer o que você tiver em mente, dentro dos limites do Firefox (ou do Mozilla. Neste artigo, sempre que eu disser 'Firefox', você pode acrescentar 'ou Mozilla' em sua cabeça se você for um fã).


O artigo prossegue explicando como fazer uma extensão realmente simples (um botão que gera uma mensagem), ideal para quem sabe programar e quer saber como aplicar seus talentos à construção de extensões para o navegador do panda vermelho.”


Enviado por Julio Pacheco - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de XX
Perigo: O pessoal so nao pode se esquecer de que extensoes de terceiros tb podem ser um risco para a segurança do sistema.

Fiquem alertas ao sair incluindo tudo quando eh extensao....
Comentário de tw0f4c3s
Próxima Página: Opa, não encontrei um lugar mais "inteligente" pra postar isso, mas os links de próximo (ver a próxima página) não estão funcionando aqui. Sempre leva para a página número 1. Fiquei 4 dias sem ler o br-linux e gostaria de ver as notícias antigas! :)
Comentário de revol
Infelizmente o BR-Linux vem: Infelizmente o BR-Linux vem sendo tomado por compulsivos sexuais.
Sabe, se vocês gostam de mulheres/homens/animais isso é problema de vocês!

A coisa mais chata do mundo é chegar aqui pensando em conferir umas noticias legais e você só vê neguinho falando de M$, Paris Hilton, Jessica Simpson, etc. Chega uma hora que irrita.

Pelo que eu saiba isso deveria ser um blog imparcial sobre software livre, certo? Não sou eu o responsável pelo blog, mas acho q o BR-Linux está se perdendo de seus objetivos.

Estou pensando em tirar a RSS do BR-Linux do meu Akgregator. Isso não é o fato mais melancolico do século, mas ando me questionando até onde o br-linux cumpre seu objetivo: Um blog que fala de software livre e não consta "GNU" em seu domínio, sendo que foi o moviemto que deu origem ao que eu mais gosto.

Tudo bem que fica difícil tentar manter um nível civilizado de conversa em um país em que a maior parte da população não é nem pobre, é miserável. Não, não estou falando da situação financeira. Quem é miserável na cabeça, é miserável no bolso ou qualquer outro quesito.

Também têm se tornado cada vez mais difícil conviver com o ótimo português. O Brain escreve bem, mas tem um pessoalzinho por aí...
Comentário de brain
Acho que corrigi: Acho que está corrigido, você pode testar e me informar?
Comentário de brain
Mande notícias do jeito que você gosta!: Uma conseqüência natural de publicar notícias selecionadas pela comunidade é essa grande variedade. Mas você pode enviar material do jeito que você gosta, e há grande chance de que ele seja publicado!

O BR-Linux não se define como um "blog imparcial sobre software livre". É um blog que trata de Linux, código aberto, software livre, inclusão digital e outros temas interessantes e relacionados, que assume ter opinião e ocasionalmente manifestá-la. O FAQ do site deixa isto bem claro. Vou citar um trecho: "O BR-Linux é um website administrado por uma única pessoa e sem dúvida é influenciado pelas opiniões do seu editor, portanto sempre leve isto em conta e leia as notícias em outras fontes também antes de formar sua opinião. Dito isto, afirmo que procuro sempre apresentar uma cobertura equilibrada a partir das informações disponíveis na imprensa em geral, na Internet e de outras fontes, incluindo contribuições enviadas pela própria comunidade."

Quanto à presença da Jessica Simpson, de fato ela foi mencionada no segundo parágrafo do artigo original, e eu achei bem divertida a introdução da chamada em português, e a oportunidade da inclusão da foto de uma garota bonita na capa do site.

Se você quiser tirar o feed do seu agregador, continuaremos aqui publicando notícias com opinião, caso algum dia você queira retornar.
Comentário de Tamoin
Duh: O ALT-F4 é a serventia da casa!
Fecha o navegador (ou a aba, já que falamos de firefox nesta noticia) e viva feliz!
Pelo que sei, ninguém te obriga a ler o BR-Linux.org! obriga?
então não volta!

PQP, povinho chato, sô


Mário Felipe
Usuário GNU/Linux N° 396531
JID: lalo_rinaldi@amessage.info
Comentário de Tamoin
Lembre-se de todos os produtos mozilla (e derivados): Alem de poder fazer extensões para o firefox (e mozillão, vulgo mozilla suite! :P), você pode fazer para thunderbird, sunbird, seamonkey(evolução do Mozillão), flock, entre outros!

Seria legal fazerem um tutorial, em português, de como criar temas! pois o que falta é algo do genero!



Mário Felipe
Usuario GNU/Linux N° 396531
JID: lalo_rinaldi@amessage.info
Comentário de Douglas Augusto
Efeitos colaterais: E muitos problemas de lentidão, instabilidade e vazamento de memória são, na verdade, causados por extensões.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de Carlos Mafort
Ranzinza: Eita povinho mal-humorado, hein?

Manda um CV para o Al Qaeda e veja se tem algo mais destrutivo para você fazer por lá!

Além disso, você comentou antes de ler o artigo, né?
Nem percebeu que esse comentário é uma tradução do que foi escrito pelo autor ...

Be Happy!

Mafort
Comentário de Damarinho
Selecionando: (*_*)

O critério para selecionar extensões está, realmente, submetido a capacidade de memória e desempenho.



\o/

(*_*) //damarinho ::
# Organização e Método executivo-operacional em Linux
omlinux: http://br.geocities.com/omlinux/index.html
Pranayama: http://br.geocities.com/omlinux/pranayama.html
Comentário de Damarinho
Extensão - Objeto: (*_*)

1 - Muitos programas deveriam ser planejados e compostos para serem um sistema e não um utilitário ou aplicação.
Num sistema, seleciona-se seu objeto e executa. É a característica de execução por "objeto", quando muitos objetos são convergentes para o núcleo do sistema.
Programadores e analistas precisam aprender a observar uma colméia, um formigueiro ou o próprio cérebro. A inteligência articial já caminha nesse itinerário. E a robótica.

2 - Firefox, Gimp, outros com diversos objetos incorporados, tornam o programa um gigante, que precisa de recursos adicionais de execução.

Assim, as extensões arquivadas não seriam carregadas com o programa.
Ou seriam configuradas para execução por "chamada/seleção".

Há extensões que são úteis, uma vez por mês. E porque residir em memória ?





(*_*) //damarinho ::
# Organização e Método executivo-operacional em Linux
Relaxar: http://br.geocities.com/omlinux/pranayama.html
http://br.geocities.com/omlinux



Comentário de ano@nimo.com
"2 - Firefox, Gimp, outros: "2 - Firefox, Gimp, outros com diversos objetos incorporados, tornam o programa um gigante, que precisa de recursos adicionais de execução.

Assim, as extensões arquivadas não seriam carregadas com o programa.
Ou seriam configuradas para execução por "chamada/seleção".

Há extensões que são úteis, uma vez por mês. E porque residir em memória ?"

Elas residem na memoria? Mesmo não estando em uso?

Bem, de qualquer maneira, é por isto que eu sempre tenho duas instalações do Firefox no PC; uma limpinha e a outra lotada de extensões que eu só chamo quando preciso.
Comentário de Damarinho
Residentes: (*_*) ano@nimo.com

Elas residem na memoria? Mesmo não estando em uso?
1 - Há 2 localidades para as extensões do firefox: uma no diretório de instalação, outra no diretório do usuário $HOME/.mozilla/firefox/???·default/extensions

2 - Ao executar o firefox, este diretório é lido e executada a carga do programa com as extensões ali residentes e pre-definidas.

3 - Alternativa
"...eu sempre tenho duas instalações do Firefox no PC"
Permita-me considerar desperdício para administrar a duplicidade.
Parece-me mais prático o seguinte:
Proceder ATIVAR/DESATIVAR a extenção selecionada, a qualquer tempo, e após essa reconfiguraçãok, sair do Firefox e reiniciá-lo.

Operando: Ferramentas :: Extensões
- Mouse-Direito sobre a extensão :: ATIVAR ou DESATIVAR
- Mensagem: a extensão reconfigurada será validada no próxima execução do firefox. Sair e reiniciar o firefox.


\o/


(*_*) //damarinho ::
# Organização e Método executivo-operacional em Linux
Relaxar: http://br.geocities.com/omlinux/pranayama.html
http://br.geocities.com/omlinux
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004